O Porto do Itaqui (MA) registrou, no dia 22 de outubro (domingo), mais um importante marco de movimentação de cargas neste ano, alcançando 30 milhões de toneladas movimentadas, 22 dias antes do que em 2022.
A meta inicial do Porto previa um crescimento anual de 1,5%. Porém, a diretoria de operações trabalha com a nova meta de 7%, o que pode fazer com que o Porto do Itaqui supere os 35 milhões de toneladas de cargas movimentadas.
Os produtos predominantes no Porto do Itaqui são os granéis sólidos, como soja e farelo de soja, que respondem por aproximadamente 72% do total de movimentação. Além disso, graneis líquidos, como gasolina, diesel e GLP, representam cerca de 23% do volume de cargas em trânsito. A carga geral, composta por itens como celulose, trilho e cargas de projeto, compreende cerca de 5% da movimentação.
A soja é a principal commodity movimentada, com um volume de 12 milhões de toneladas transportadas até o momento.
O crescimento da movimentação de cargas no Porto do Itaqui é um reflexo do aumento da produção agrícola e industrial no Brasil. O porto é um importante hub logístico para o escoamento da produção da região Centro-Oeste do país, que é uma das principais produtoras de grãos e commodities do mundo.
Administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), o Porto do Itaqui, a cada dia, supera as expectativas, evidenciando um crescimento significativo no cenário portuário nacional.
—O crescimento do Porto do Itaqui se dá pela excelência de seu corpo funcional e por sua estratégia e atendimento ao mercado. O seu papel essencial como hub logístico, para a produção agrícola e industrial do Brasil, torna-o uma peça-chave na infraestrutura do país. O Porto do Itaqui é um grande vetor de desenvolvimento do Maranhão— destacou Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui.