Grupo SYN reforça aposta em marcas nativas digitais ou que estejam estreando lojas próprias, com o objetivo de atrair GenZ. Companhia planeja replicar a estratégia para todo o portfólio do grupo, que conta ainda com Grand Plaza, Tietê Plaza e Shopping D, em São Paulo, além do Metropolitano Barra, no Rio de Janeiro, e Shopping Cerrado, em Goiânia.
O Grupo SYN, que tem em seu portfólio seis shoppings em São Paulo, Goiânia e Rio de Janeiro, tem investido cada vez mais em transformar seus shoppings em espaço de experiências, com ampla oferta de gastronomia, entretenimento e serviços para cativar o público. Mas para além disso, outra grande aposta da companhia tem sido diversificar o portfólio de lojas, trazendo marcas nativas digitais queridas pelo público jovem, como é o caso da Sallve, além de outras com pouca ou nenhuma presença no varejo físico, como a Converse que, até então, comercializava seus produtos exclusivamente por meio de multimarcas e e-commerce no Brasil.
Ambas desembarcam com operações físicas no Shopping Cidade São Paulo, empreendimento do Grupo SYN, localizado na Avenida Paulista, em outubro. Com a estratégia, a SYN prevê um aumento de 15% nas vendas do Shopping Cidade São Paulo neste ano. Até 2024, a empresa projeta trazer outras cinco novas lojas com esse mesmo perfil, para os outros shoppings do grupo. Além disso, a companhia pretende investir cerca de R$ 10 milhões em infraestrutura e preparação para receber aproximadamente 20 novas lojas nos próximos dois anos.
—Queremos trazer a GenZ para a experiência de compra offline e, para isso, é preciso nos conectarmos com as marcas nascidas no ambiente digital. Queremos trazer um portfólio diferente e que atraia outros públicos, especialmente os mais jovens, que acompanham e amam as marcas nativas digitais, como é o caso da Sallve. Também vamos disponibilizar marcas icônicas e reconhecidas por todas as gerações, atraindo essas pessoas a terem uma experiência física inédita, como é o caso da Converse, que não tinha nenhuma loja física própria no Brasil —explica Thiago Muramatsu, CEO da SYN.
Nesse contexto, a Sallve, marca de beleza vegana e nativa digital, fundada por Julia Petit, tem um alto potencial para atrair consumidores GenZ para o shopping, além de atender ao público que valoriza a presença do grupo no varejo físico. A empresa, que em janeiro deste ano adquiriu e relançou a Contém 1g, terá um espaço no shopping Cidade São Paulo, com oferta de mais de 150 SKUs. O novo espaço disponibilizará produtos das duas bandeiras, e marca a estreia da empresa no varejo tradicional —a Sallve tinha, até então, uma única loja física no mesmo prédio onde fica seu escritório. Até o final de 2023, a companhia prevê a abertura de outros dois espaços físicos.
— A nossa primeira loja em um shopping certamente será uma ferramenta de conexão ainda mais profunda com o nosso consumidor e de entendimento de outros públicos que até então não tinham acesso à nossa marca. Queremos ampliar a experiência da marca no offline, principalmente no que diz respeito à c1g, porque entendemos que a falta dessa frente dentro do varejo físico é percebida pelo público. O shopping Cidade São Paulo fica no coração da capital paulista, por onde passam pessoas de todas as culturas e universos, e estaremos expostos a todo esse caldeirão de olhares. Isso será fundamental para desenharmos nossos próximos passos —explica Daniel Wjuniski, CEO da Sallve.
No caso da Converse, que ao longo de mais de 115 anos de operação se tornou uma global loved brand, a ideia é atrair todas as gerações de brasileiros que são apaixonadas pela marca icônica e que nunca tiveram a chance de ter a experiência completa em um espaço dedicado a ela.
Para essa estreia, a marca norte-americana, reconhecida em todo o mundo pelo tênis “Chuck Taylor All Star”, planeja continuar investindo no Brasil através do distribuidor Coopershoes, considerando o espaço físico, estoque e ações de marketing. A loja contará com um portfólio composto pelos últimos modelos Converse, incluindo o mais recente Chuck Taylor All Star Cruise, assim como outros sneakers de plataforma, como o Run Star Legacy e o Run Star Motion CX. Além disso, a loja contará com uma estação chamada “Converse By You”, na qual os clientes terão a oportunidade de expressar o seu estilo com customizações premium para criar designs únicos através de uma variedade de acessórios e aparatos para roupas e calçados.
—Ter a nossa primeira loja física da Converse em um shopping na Avenida Paulista, no coração de uma das maiores capitais do mundo, é estratégico para estabelecermos uma conexão ainda mais forte com o público local, que é jovem e criativo. Estamos muito felizes em poder colocar à disposição dos brasileiros um espaço totalmente dedicado à Converse, para aprofundar a nossa conexão com os consumidores, incluindo a nossa comunidade de All Stars, criativos, colaboradores e fãs da marca —explica Dan Brausch, vice-president/general manager da divisão de Global Partner Markets da Converse global.
Além da Sallve e da Converse, a SYN já abriu as portas de outros shoppings do grupo para marcas que detém as mesmas características, como o Decolar, que deverá inaugurar a sua primeira loja, além do Eat Ásia, como primeira unidade do restaurante asiático fora da Liberdade, e a FanLab, como primeira unidade da loja para nerds e geeks no ABC paulista, todas no Grand Plaza. Além disso, o Metropolitano Barra, no Rio de Janeiro, receberá a Base Tattoo, que será a única unidade do estúdio de tatuagem na Barra.
SYN — A SYN é uma das líderes no segmento de imóveis comerciais no país. No mercado desde 2007 a companhia tornou-se reconhecida por sua experiência no segmento de shoppings centers, galpões logísticos e edifícios corporativos. Atualmente, a SYN é proprietária e administra seis shoppings centers – Cidade São Paulo, Tietê e Shopping D (capital paulista), Grand Plaza (Santo André, região metropolitana de São Paulo), Cerrado (Goiânia) e Metropolitano (Rio de Janeiro), além de 11 edifícios corporativos.