park-jacarepagua

27/10/2023

Multiplan registra vendas que somam R$ 5,2 bilhões e lucro de R$ 263,4 milhões no 3T23

A companhia mantém ritmo de crescimento acelerado.

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários (MULT3) divulgou, no dia 26 de outubro (quinta-feira ), os resultados operacionais e financeiros do terceiro trimestre de 2023.

As vendas dos lojistas totalizaram R$ 5,2 bilhões, representando um crescimento de 8,1% em relação ao terceiro trimestre de 2022. Nos primeiros 25 dias de outubro de 2023, a companhia manteve seu ritmo de crescimento, com aumento de 5,7% nas vendas em relação a outubro de 2022.

A taxa de ocupação chegou a 96,1%, atingindo o maior crescimento trimestral em 15 anos. Em 90 dias, a Multiplan adicionou 192 novas lojas satélites ao seu portfólio, gerando um turnover de 1,9% no trimestre (17.049 m²). Nos últimos 12 meses, foram 586 novas lojas e 78 mil m2 de ABL locados, área superior à de um BarraShopping.

Pela primeira vez na história, a Companhia apresentou uma taxa de inadimplência líquida negativa, (-0,2%), uma vez que a inadimplência recuperada de períodos anteriores superou os atrasos de aluguel do trimestre, uma recuperação inédita.

Outro ponto de destaque foi o desempenho do segmento Alimentação & Áreas Gourmet, que reportou aumento de 12,1% nas vendas de lojistas, comparado ao mesmo período de 2022.

A atratividade dos empreendimentos Multiplan se reflete também na demanda latente por experiência, entretenimento e lazer. Somente este ano, foram mais de 800 eventos realizados nos shoppings do grupo, impactando positivamente o fluxo de visitas.

Este cenário operacional positivo influenciou diretamente os resultados financeiros da empresa, alavancando receitas, reduzindo despesas e gerando maiores margens e novos recordes:

A receita bruta foi de R$ 553,2 milhões, 13,3% acima do mesmo período de 2022, impulsionada pelos segmentos imobiliário (+69,1%), serviços (+62,4%) e estacionamento (+14,9%).

A Receita Líquida registrou R$ 511,7 milhões, crescendo 12,3% quando comparada ao terceiro trimestre de 2022.

FFO, Ebitda e NOI também atingiram os valores mais elevados para um terceiro trimestre em 15 anos.

O NOI cresceu 13,4%, totalizando R$ 437,9 milhões. Já o Ebitda, somou R$390,8 milhões, um salto de 21,1% em relação ao terceiro trimestre de 2022. O FFO foi de R$ 312,2 milhões, aumentando 26,5%.

O lucro líquido, por sua vez, avançou 41,5% e alcançou a marca de R$ 263,4 milhões, um recorde para um terceiro trimestre desde 2008. De janeiro a setembro de 2023, o Lucro Líquido chegou a R$ 718 milhões, e nos últimos 12 meses, ao patamar de R$ 957 milhões.

O crescimento constante e responsável está no DNA da Multiplan e uma alocação estratégica de capital faz parte desse planejamento. Nos últimos 12 meses, a Companhia investiu R$ 413,9 milhões em Capex, enquanto outros R$ 635,0 milhões foram devolvidos aos acionistas, sendo R$ 515,0 milhões através de Juros sobre Capital Próprio e R$ 120,0 milhões por meio do Programa de Recompra de Ações.

Expansões e revitalizações —Sempre buscando oferecer a melhor experiência aos consumidores, a Multiplan segue investindo em expansões de seus shoppings. A Companhia, atualmente, possui diversas expansões mapeadas, sendo duas em execução: ParkShoppingBarigüi e DiamondMall.

Além das expansões, a empresa tem investido em revitalizações, com o objetivo de renovar o layout e aprimorar o mix de lojas. As revitalizações em andamento contemplam o DiamondMall, ParkShopping, PátioSavassi e NewYorkCityCenter.

Imobiliário — O Golden Lake, grande novidade da Multiplan no mercado imobiliário residencial, é o primeiro bairro privativo de Porto Alegre(RS) e ícone do segmento de alto padrão no país. O projeto ocupa uma área de 163 mil m² e possui sete condomínios interligados a uma inédita área de esportes, lazer e entretenimento.

A construção do Lake Victoria – o primeiro condomínio do Golden Lake – continua no ritmo planejado. Das 94 unidades disponíveis, 54,3% foram vendidas. A receita da venda de imóveis foi de R$ 28,6 milhões no terceiro trimestre de 2023, 69,1% acima do terceiro trimestre de 2022. A construção está prevista para ser concluída em dezembro de 2024.

Inovação —A principal plataforma digital da Multiplan, o superapp Multi, segue evoluindo e agregando novas funcionalidades, sendo um ponto de contato com os clientes antes, durante e após a visita ao shopping. O número de acessos ao aplicativo teve um crescimento de 42% nos últimos 12 meses, enquanto a base de clientes ativos aumentou 28%.

Outra novidade do trimestre, foi a unificação dos cadastros do Programa de Relacionamento MultiVocê e do aplicativo Multi. Desse modo, os milhões de usuários do Multi passaram a ter acesso automático ao programa de benefícios e suas diversas vantagens.

Mais uma iniciativa inovadora, que vem ganhando relevância e robustez, é a entrada expressa aos estacionamentos da Multiplan, o chamado “Acesso Multi”. Até o momento, cinco shoppings da rede adotaram o modelo 100% free flow, não possuindo mais cancelas de entrada. O serviço é realizado através de câmeras, que possibilitam a leitura automática das placas dos veículos, sem que o cliente precise retirar tickets ou ter uma tag contratada. O “Acesso Multi” já conta com mais de 120 mil pessoas cadastradas.

ESG – Ambiental: ParkJacarepaguá recebe certificação LEE — O ParkJacarepaguá, localizado no Rio de Janeiro, conquistou o certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), na categoria Building Design and Construction. O selo tem como objetivo avaliar o desempenho ambiental de um edifício durante o ciclo de vida, e é reconhecido em 135 países, sendo o mais utilizado em todo o mundo. A mesma certificação já havia sido concedida anteriormente à Multiplan através das torres comerciais ParkShopping Corporate e Morumbi Corporate.

Social: SOS Rio Grande do Sul —Cientes de que a Companhia pode impactar positivamente a sociedade muito além do espaço físico de seus empreendimentos, uma série de iniciativas sociais foram realizadas ao longo do trimestre. Um dos destaques, foi a campanha “SOS Rio Grande do Sul” para arrecadação de donativos destinados às pessoas atingidas pelo ciclone que devastou diversas cidades da região. No total, foram arrecadadas 35 toneladas de alimentos e cerca de 20 mil itens de higiene e limpeza.

Governança: Novo Canal de Ética — Com o objetivo de reafirmar seu compromisso com a ética, integridade e transparência, a Multiplan lançou, neste trimestre, seu novo Canal de Ética, meio pelo qual colaboradores, fornecedores e clientes podem denunciar situações que não estejam condizentes com a lei ou com o Código de Conduta da empresa.

Perfil Multiplan — Fundada em 1974 como empresa full service, a Multiplan é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, propriedade e administração de um dos melhores portfólios de empreendimentos do país. Atua estrategicamente no desenvolvimento de shopping centers e imóveis comerciais e residenciais, por meio de projetos multiuso que oferecem conveniência e comodidade aos usuários e geram valor a seus ativos. Desde 2007 na Bolsa de Valores Brasileira, é a maior empresa imobiliária da B3, em valor de mercado.

A Companhia também representa uma das maiores empresas do setor de shopping centers do Brasil. Possui atualmente 20 shoppings centers em operação, em 7 estados brasileiros, e gera cerca de 70 mil empregos no país. Hoje, os empreendimentos da Companhia já somam mais de 6.000 lojas, com um variado mix, e recebem aproximadamente 190 milhões de visitas por ano. A Multiplan prioriza em suas propostas o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua e mantém diversos projetos com foco nas comunidades vizinhas às suas construções.