caixa-seguridade

25/10/2023

Caixa e Caixa Seguridade recebem Selo Ouro

Em protocolo sobre gases de efeito estufa. Certificação máxima do Programa Brasileiro GHG Protocol é concedida pela qualidade em inventário de emissões de CO2.

A Caixa e a Caixa Seguridade receberam, no dia 14 de outubro (terça-feira), o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG). A certificação é concedida a empresas que demonstram comprometimento com a mensuração e divulgação de suas emissões de gases de efeito estufa, o GEE. O evento ocorreu no auditório da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

O Selo Ouro é o mais alto nível de qualificação e reconhecimento oferecido pelo PBGHG. Pelo 10º ano consecutivo, a Caixa é reconhecida. —É motivo de orgulho estarmos com o nível ouro há 10 anos, indicando nosso compromisso com a transparência e fidedignidade dos dados. Temos nos empenhado em aprimorar nosso reporte para termos uma visão ainda mais detalhada do tamanho da nossa jornada para a neutralidade de emissões, que é fundamental para a transição justa para uma economia de baixo carbono— explica Felipe Bismarchi, superintendente nacional de Iniciativas de Sustentabilidade e Inovação.

Já a Caixa Seguridade publicou pela primeira o inventário no PBGHG e já obteve posição de destaque no quesito de sustentabilidade. —Esse reconhecimento é um marco importante em nosso compromisso com a transparência e a qualidade em nossas ações de sustentabilidade. Estamos comprometidos em continuar nossos esforços para reduzir nossas emissões de GEE, contribuindo para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas —disse o diretor-presidente da Caixa Seguridade, Felipe Montenegro Mattos.

Certificação máxima: entenda os escopos —Para obter a certificação máxima, é necessário publicar inventário completo de emissões de GEE, abrangendo os escopos 1, 2 e 3, e a submetê-lo à verificação por uma parte independente, acreditada pelo Inmetro. O Inventário da Caixa e da Caixa Seguridade contemplam as emissões de acordo com os seguintes escopos:

Escopo 1 (emissões diretas) — provenientes de fontes que pertencem ou são controladas pela empresa.

Escopo 2 (emissões indiretas) — contabiliza as emissões da geração de eletricidade adquirida.

Escopo 3 — Outras emissões indiretas de GEE, contemplando aquelas decorrentes das atividades da empresa que são produzidas em fontes que não pertencem ou não são controladas por ela.

O Selo Ouro do PBGHG é oferecido a empresas públicas e privadas que cumprem os requisitos do programa, com certificado de parte independente. O Prata é voltado para as publicam o inventário completo (escopos 1 e 2), mas não são certificados. Já o Bronze é atribuído a organizações que publicam o inventário de forma parcial. Em 2021, das 305 empresas participantes, 182 alcançaram o Selo Ouro.