“Uma andorinha só não faz verão”. A frase popular, resume nossa visão na gestão de motéis. Quando reinventamos o conceito de motel, há quinze anos, voltados à casais com relacionamento estável e gestão profissional, não tínhamos consciência do desafio que viria pela frente.
Nosso setor, historicamente, sofreu muito preconceito de pessoas que acreditavam que os motéis eram sinônimo de traição, pecado e atividades ilícitas. Nosso contraponto, foi a missão da empresa: melhorar a qualidade de vida dos casais.
A empreitada para expandir este conceito (e quebrar o preconceito) começou com os primeiros estudos sobre o tamanho do mercado brasileiro de motéis, publicados de forma inédita pela área de consultoria, em 2012.
O negócio se expandiu e tornou-se único, chamado de Rede Drops, com unidades em sete Estados. O conhecimento é como um rio que precisar fluir e ser compartilhado, para que gere frutos. Pensando assim, tive a felicidade de publicar dois dos principais livros sobre gestão de motéis no Brasil.
Em abril de 2020, no auge da pandemia do Covid, criei o termo “Nova Motelaria”, que viria a ser adotado por todo o setor moteleiro de forma a diferenciar motéis que adotavam nosso modelo de gestão (gestão profissional com foco em casais com relacionamento estável) daqueles que haviam parado no tempo.
Esse movimento da Nova Motelaria deu origem à Escola de Motelaria, a maior plataforma de ensino de gestão de motéis do Brasil. Um ecossistema que reúne mais de 250 motéis, 4.000 moteleiros e um faturamento combinado de mais de 500 milhões de reais/ano.
Em setembro deste ano, numa iniciativa inédita, criamos um evento presencial em São Paulo, simultâneo à maior feira de hospitalidade da América Latina (Equipotel), com foco em apresentar o futuro da Nova Motelaria e as melhores práticas na gestão de motéis.
Nosso evento, Escola de Motelaria ao Vivo, reuniu 120 sócios de motéis que puderam ter acesso à visão da expansão da Nova Motelaria pelos próximos anos e, além disso, de como o futuro tende a ser promissor para os motéis que adotarem este modelo.
Na área operacional, Raquel Roveda, minha irmã, sócia e Diretora de Operações da Rede Drops, compartilhou ações práticas na área de padronização, liderança e gestão de pessoas.
Já na área de marketing, a palestra foi conduzida por Aline Pivetta, que responde há quase uma década por toda área de marketing na Rede Drops. Ela apresentou cases reais e ferramentas para auxiliar o moteleiro nas tomadas de decisões, com foco no retorno de investimentos.
O evento finalizou com uma abordagem prática, momento que = compartilhei exemplos sobre aumento de faturamento e redução de custos. Os participantes tiveram acesso, também, à um planner personalizado para traçarem as estratégias de seus motéis para 2024.
Além dos 120 moteleiros presentes, o Escola de Motelaria ao Vivo se transformou em um box de gravações, que tem alcançado mais de duas dezenas de motéis e outros milhares de colaboradores que assistirão e transformarão seus motéis para a Nova Motelaria.
. Por: Vinicius Roveda, especialista no trade de hospitalidade, criador da Escola de Motelaria e Sócio da Rede Drops.