logo-john-deere

24/10/2023

John Deere evidencia a sustentabilidade dentro e fora da empresa

Durante a 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, executivas da companhia palestram sobre como o uso da tecnologia no campo pode gerar operações mais sustentáveis.

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, participa do 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA). A empresa apresenta como tem trabalhado em prol do desenvolvimento sustentável do agronegócio e se comprometido com temas relacionados ao papel da mulher como protagonista nesse setor. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

A John Deere possui três pilares para o desenvolvimento de um negócio sustentável: ESG, Inovação e Pessoas. Somados, esses aspectos fazem parte da agenda de investimentos contínuos e do desenvolvimento da companhia globalmente, contribuindo com profissionais mais qualificados e buscando uma sociedade mais justa e responsável com o meio ambiente. Para falar sobre as metas de sustentabilidade e o empenho da empresa na temática, Mônica Pedó, líder de Sustentabilidade da John Deere para América Latina, está confirmada na mesa-redonda que tem como tema “Grandes Corporações e Sustentabilidade”. A conversa será realizada no primeiro dia de evento, às 10h10, na Arena Master. —A John Deere tem o compromisso de reduzir a emissão de poluentes no mundo e contribuir com o desenvolvimento de operações mais sustentáveis nas áreas nas quais atua: agricultura, construção e florestal. Para isso, a empresa conta com metas globais e públicas que abrangem não apenas as próprias emissões da empresa, mas também se concentram em ajudar a reduzir os insumos e emissões de clientes e fornecedores —afirma Mônica.

Até 2030, a empresa está comprometida mundialmente em reduzir suas emissões de GEE de Escopo 1 e 2, em mais 50% em relação aos níveis de 2021. Atualmente, a meta estabelecida globalmente para 2022 foi ultrapassada em 15% e foi possível alcançar uma redução de 29%. Outro objetivo é a diminuição de 30% nas emissões de GEE do Escopo 3 até 2030. —Para conseguir isso, colaboramos com nossos parceiros da cadeia de suprimentos a fim de encontrar oportunidades para que eles reduzam suas emissões de GEE. Além disso, estamos comprometidos com o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, soluções e inovações que ajudem a evitar mudanças climáticas. Isso inclui eletrificação, combustíveis renováveis e biocombustíveis —relata a executiva.

Como a tecnologia e a sustentabilidade caminham lado a lado, a John Deere investiu US$ 1,9 bilhão em Pesquisa & Desenvolvimento em 2022. Ao promover a conectividade e permitir que as máquinas interajam gerando relatórios em tempo real, a operação se torna ainda mais sustentável. Dados preliminares comprovam que uma operação conectada pode economizar até R$ 100 por hectare conectado durante o ano, com a otimização do plantio, economia sementes, uso direcionado de defensivos e redução de combustível.

Ao olhar para todos os ângulos que envolvem a sustentabilidade dentro do campo, Lucy Pereira, coordenadora de Suporte Conectado da John Deere e produtora de óleos essenciais, traz sua visão como produtora rural. —Um evento como o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio é importante para que possamos trocar experiências e buscar soluções para as dificuldades enfrentadas no dia a dia, ao mesmo tempo em que se oferece ao público um ambiente democrático, seguro e aberto para potencializar a força feminina e valorizar sua participação em posições de liderança —explica Lucy. A palestra acontece no dia 25 de outubro(quarta-feira), às 14h10, na Arena #Oagroédelas.

O estande da John Deere no CNMA conta com um espaço de 100m² que busca ressaltar como a tecnologia é uma aliada da sustentabilidade e o protagonismo da mulher no agronegócio. No local, é oferecida uma análise de coloração pessoal, com o objetivo de incentivar a autoestima das mulheres, além de uma experiência de realidade virtual que mostra o ecossistema da empresa, um espaço com cafés especiais e a John Deere Store, no qual podem ser adquiridos produtos da marca.

Mulheres no agro, em tecnologia e na liderança — Além de falar sobre sustentabilidade no agronegócio, o intuito da John Deere é fortalecer seu propósito e comprometimento com temas relacionados ao papel da mulher como líder no setor. A empresa conta com iniciativas inseridas em todas as suas unidades, promovendo diversidade, equidade e inclusão:

WomenReach —Programa formado e gerenciado por funcionárias para incentivar o desenvolvimento das mulheres, trocar experiências e reforçar pontos como inclusão e diversidade na companhia. Os funcionários também podem participar do Programa + Mulher 360 (MM360), que tem a missão de contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360º. Outra ação de destaque é o Women in Operations (WIO), dedicado a mulheres atuantes em operações, área que normalmente conta com menor presença feminina. Além disso, várias funcionárias da John Deere fazem parte da Sociedade das Mulheres Engenheiras (SWE, na sigla em inglês), dedicada a aumentar a presença feminina nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês).

Programa Masculinidades Responsáveis —Tem como objetivo ampliar a conscientização masculina sobre gênero e suas interseccionalidades, de modo a modificar o mindset das diferenças como obstáculos ou limitações, para um olhar mais atento a elas como riqueza para a inovação e sustentabilidade.

Mulheres de Impacto — No que diz respeito aos concessionários, um importante pontapé inicial já foi dado. Em uma parceria entre a Associação Brasileira dos Distribuidores John Deere (Assodeere) e a WomenReach foi criada a iniciativa “Mulheres de Impacto”, com o objetivo de auxiliar a rede de concessionários a desenvolver uma cultura organizacional que proporcione mais espaço e apoio às mulheres no seu desenvolvimento.

8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), dias 25 e 26 de outubro de 2023 (quara e quinta-feira), no Transamérica Expo Centro, AvenidaDr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo (SP).Programação: 25 de outubro(quarta-feira), às 10h10 – Tema: Grandes Corporações e Sustentabilidade.

Participação de Mônica Pedó, às 14h10 – Tema: Papo de produtoras: a tecnologia como pilar da sustentabilidade. Participação de Lucy Pereira.