Para o mercado de navegação costeira no Brasil. A nova joint venture será liderada por Gustavo Paschoa, CEO da Norcoast, que traz consigo ampla experiência no setor de transporte e logística brasileiro — incluindo cargos anteriores de gestão sênior na Norsul, Damco, DSV e Penske Logistics. Serão oferecidos aos clientes serviços integrados de transporte de contêineres de forma independente. Operação prevista para iniciar no primeiro trimestre de 2024.
A alemã Hapag-Lloyd e a empresa brasileira de navegação e logística Norsul criaram uma nova joint venture chamada “Norcoast”. Com base em uma parceria 50-50, a Norcoast pretende começar a oferecer serviços de cabotagem e feeder de contêineres nos portos brasileiros no primeiro trimestre de 2024. A Norcoast será uma empresa independente no setor, aproveitando a força de ambas as empresas controladoras.
—O setor de transporte costeiro no Brasil está em constante crescimento e movimentou mais de 1,2 milhão de TEUs em 2022. A Norcoast oferecerá logística integrada, bem como soluções rápidas e eficientes para seus clientes — aproveitando assim a crescente demanda no mercado de cabotagem brasileira —disse Andrés Kulka, diretor-geral Sênior para a Região América Latina da Hapag-Lloyd.
— A criação da Norcoast é um marco importante ao combinar a experiência da Hapag-Lloyd e da Norsul. A Norcoast promoverá acesso, capacidade adicional e inclusão de empresas no uso da navegação de cabotagem como meio de transporte, ao mesmo tempo em que estará presente nos maiores portos do Brasil— explica Angelo Baroncini, CEO da Norsul.
A nova joint venture será liderada por Gustavo Paschoa, CEO da Norcoast, que traz consigo ampla experiência no setor de transporte e logística brasileiro — incluindo cargos anteriores de gestão sênior na Norsul, Damco, DSV e Penske Logistics.
A Norcoast já foi constituída e a parceria entre Hapag-Lloyd e Norsul também foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão regulador nacional de concorrência do Brasil. O pedido para operar como empresa brasileira de navegação (EBN) também foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) — abrindo caminho para a entrada no mercado e aumentando as opções de transporte para os clientes brasileiros.
Hapag-Lloyd — Com uma frota de 258 navios porta-contêineres modernos e uma capacidade total de transporte de 1,9 milhão de TEU, a Hapag-Lloyd é uma das principais empresas de transporte marítimo regular do mundo. A Empresa possui cerca de 14 mil funcionários e 400 escritórios em 135 países. A Hapag-Lloyd tem capacidade de contêineres de 2,9 milhões de TEU — incluindo uma das maiores e mais modernas frotas de contêineres refrigerados. Um total de 115 serviços regulares em todo o mundo garantem conexões rápidas e confiáveis entre mais de 600 portos em todos os continentes. A Hapag-Lloyd é uma das operadoras líderes nos negócios transatlânticos, Oriente Médio, América Latina e Intra-América.
Norsul — Com 60 anos de experiência em cabotagem, a Norsul tem sido protagonista no crescimento da navegação brasileira e na integração logística. Em 2022 transportou 28 milhões de toneladas de granéis sólidos (como cimento, minerais, produtos siderúrgicos e commodities) e granéis líquidos (hidrocarbonetos, derivados e biocombustíveis), com receita de R$ 2,2 bilhões no período. A empresa sediada no Rio de Janeiro possui 21 embarcações próprias para navegação de cabotagem e longo curso e opera com bases de apoio nos estados do Espírito Santo e Santa Catarina.