A entidade venceu o Prêmio 100 Open Startups 2023, liderando o ecossistema de inovação pelo terceiro ano consecutivo.
A Amcham Brasil conquistou, pela terceira vez consecutiva, o primeiro lugar na categoria Ecossistema de Inovação do Prêmio 100 Open Startups 2023. O Prêmio é uma competição que reconhece organizações que mais se destacam no apoio ao ecossistema de startups no Brasil, abrangendo várias categorias relacionadas à inovação.
—Estamos orgulhosos de receber o prêmio de Melhor Ecossistema de Inovação do Brasil pelo terceiro ano consecutivo no Ranking 100 Open startups. Este reconhecimento mostra que o nosso compromisso com a inovação tem gerado impacto e valor para empresas, startups e sociedade. É uma conquista que nos motiva a seguir nosso propósito de conectar pessoas e empresas de forma transformadora— comenta Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil, que recebeu a premiação em cerimônia no Copacabana Palace.
100 Open Startups — O Ranking 100 Open Startups é uma vitrine para as startups mais atraentes ao mercado corporativo e para as corporações líderes em open innovation com startups. Além de reconhecer e premiar os principais players de inovação, o ranking tem o objetivo de estimular e avaliar o progresso dessa prática no Brasil e na América Latina.
Com critérios objetivos baseados nos relacionamentos entre corporações e startups, o ranking 100 Open Startups se estabeleceu como a maior e mais confiável fonte de dados sobre open innovation na América Latina, servindo como referência para empresas e investidores em busca de parcerias com startups.
Metodologia da pontuação.: Para compor a pontuação, são consideradas a quantidade e a intensidade dos relacionamentos de open innovation. São eles: Grupo A — Posicionamento; Grupo B — Plataforma e Parcerias; Grupo C — Desenvolvimento de fornecedores; Grupo D — Investimento.
A Amcham alcançou 153 pontos, 66 pontos a mais que o segundo colocado. O top 10 do ranking do 100 Open startups contou com outros grandes hubs de conexão de inovação, como Cubo, do Itaú, InovaBRA, do Bradesco, e Câmara Brasil-Alemanha.
O ranking: 1 – Amcham – 153 pontos | 2 – Cubo – 87 pontos | 3 – AgTech Garage – 65 pontos | 4 – InovaBRA – 58 pontos | 5 – AHK Brasil (Câmara Brasil-Alemanha) – 57 pontos | 6 – Beta-i – 41 pontos | 7 – Endeavor – 41 pontos | 8 – Instituto Caldeira – 34 pontos | 9 – Liga Ventures – 34 pontos | 10 – Distrito – 29 pontos.
—O prêmio traduz a capacidade da Amcham ser relevante na inovação aberta para as médias e grandes empresas do Brasil em suas jornadas de transformação, ao mesmo tempo que é a plataforma que faz milhares de startups terem oportunidades no mundo dos negócios — acrescenta Marcelo Rodrigues, diretor executivo de Inovação e Novos Negócios da Amcham.