Operadora foi destaque na premiação e garantiu um ouro, três pratas e um bronze.
A TIM foi destaque no Prêmio ABT 2023 garantindo cinco troféus em diferentes categorias da premiação, que reconhece as melhores práticas apresentadas pelas companhias para o desenvolvimento do serviço ao consumidor. O principal ficou por conta do case “TIM: Soluções que transformam a experiência do cliente”, que levou o troféu de ouro na categoria Case do Ano. A história de sucesso mostra a transformação do processo do backoffice da companhia, que vem proporcionando ao cliente uma jornada mais tranquila e evita que reclamações transbordem para os canais recursais.
Realizado anualmente, o Prêmio ABT chegou à sua 23ª edição reconhecendo as melhores práticas de atendimento ao cliente. Além do prêmio principal, a TIM levou ainda mais quatro troféus, sendo três de prata e um de bronze. A operadora garantiu a prata em “Inovação Tecnológica”, com o case “Jornada de pagamento PIX”; em “Responsabilidade Social”, com o caso “Forecast Digital”; e em “Operações de Cobrança”, com o TIM Negocia.
—Estamos muito felizes com esses reconhecimentos! Para nós, a experiência e a satisfação do cliente estão no centro da estratégia de negócio e queremos zerar todas as barreiras. Seguimos focados em implementar soluções que transformem a jornada de atendimento. Esses prêmios mostram que a companhia está na direção certa para surpreender positivamente o consumidor— comemora o diretor de Customer Services and Process TIM Brasil, Paulo Henrique Campos.
Entre os cases reconhecidos, está o “TIM Negocia” que mostrou como o cliente TIM tem acesso ao seu valor em aberto 24 horas por dia, permitindo quitar suas faturas por meio de diversas modalidades de pagamentos. A plataforma também oferece condições atrativas de descontos. Outro troféu de prata veio com o case “Forecast Digital: Modelo de previsão que gera qualidade”, que destacou a adoção de uma ferramenta automatizada focada na previsão da demanda dos consumidores nos canais de atendimento.
A novidade ficou por conta da “Jornada de Pagamento PIX”, que demonstrou como a jornada de pagamento se tornou fluída e simples para cliente, garantindo sua satisfação no quesito segurança e velocidade de processamento. Além disso, especificamente para clientes bloqueados por inadimplência, o desbloqueio é providenciado em até cinco minutos contados da realização do pagamento.
O uso da tecnologia Turbina, que possibilita a gestão do passo a passo e a total visibilidade do processo de tratamento de reclamações, garantiu o troféu de bronze à TIM na categoria “Atendimento por Redes Sociais”. Como mostra o case “TIM: Confiança Nota 1000”, a companhia conseguiu modular a operação para assegurar produtividade e taxa de resolutividade no tratamento dado as reclamações do Reclame AQUI, demonstrando evolução significativa comparada ao início do piloto que aconteceu em fevereiro de 2022.
Foco no cliente —Essas novas conquistas do Prêmio ABT se juntam a outros importantes reconhecimentos que a TIM já recebeu em 2023. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa conquistou o primeiro lugar na categoria “Telecomunicações” do prêmio Conarec, considerado o maior reconhecimento de inteligência relacional e engajamento entre os players do mercado de relacionamento com cliente. Já a qualidade do atendimento ao cliente foi destaque no Prêmio Smart Customer 2023, um dos mais relevantes do mercado corporativo no segmento de consumidores, garantindo o ouro em dois cases.
Com um alto índice de resolutividade no Procon São Paulo, com 85% das reclamações recebidas pelo órgão solucionadas, a companhia conquistou o Selo Eficiência pela primeira vez. Além disso, ficou em primeiro lugar entre as 20 empresas classificadas no prêmio A Era do Diálogo 2023, que destaca as companhias com os melhores índices de satisfação e resolutividade de reclamações a partir de dados das Procuradorias de Defesa do Consumidor (Procons) e do portal consumidor.gov.br.