A perspectiva para o ano de 2023 está confirmada: esperamos crescimento orgânico das vendas entre 7% e 8% e margem de lucro operacional subjacente entre 17,0% e 17,5%. Espera-se que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%. O crescimento orgânico no período atingiu 7,8%, com precificação de 8,4% e crescimento real (RIG) de -0,6%. O crescimento foi amplo em todas as regiões e categorias. As vendas totais reportadas diminuíram 0,4% para 68,8 bilhões de francos suíços (9M-2022: 69,1 bilhões de francos suíços). O câmbio reduziu as vendas em 7,4%. As aquisições líquidas tiveram impacto negativo de 0,8%. Gestão de portfólio progredindo: no terceiro trimestre, a Nestlé anunciou um acordo para adquirir participação majoritária no Grupo CRM, empresa de chocolates premium no Brasil. A Nestlé também alienou o Palforzia, seu negócio de tratamento de alergias ao amendoim, para a Stallergenes Greer. Perspectiva para o ano de 2023 confirmada: esperamos crescimento orgânico das vendas entre 7% e 8% e margem de lucro operacional subjacente entre 17,0% e 17,5%. Espera-se que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%.
Ao mesmo tempo, a Nestlé reforçou ainda mais sua estratégia nutricional e intensificou seus esforços para orientar as pessoas para uma dieta equilibrada. As ações incluem a apresentação de orientações claras sobre as porções na frente da embalagem, a transparência sobre o valor nutricional dos nossos produtos e políticas de liderança de marketing para crianças. Também estabelecemos a meta ambiciosa de aumentar as vendas de nossos produtos mais nutritivos em 20-25 mil milhões de francos suíços até 2030, segundo dados do relatório divulgado no dia 19 de outubro(quinta-feira).
As vendas do Grupo — O crescimento orgânico foi de 7,8%. A precificação foi de 8,4%, refletindo o impacto da inflação de custos nos últimos dois anos. O crescimento real (RIG) foi de -0,6%, impactado pela otimização do portfólio e restrições remanescentes de capacidade. No terceiro trimestre, o crescimento real melhorou -0,3%, apesar das restrições temporárias de capacidade da Perrier e de uma restrição de oferta de curto prazo de vitaminas, minerais e suplementos, que surgiu em agosto.
O crescimento foi generalizado na maioria das regiões e categorias. Nos mercados desenvolvidos, o crescimento orgânico foi de 6,9%, liderado pela precificação com crescimento real negativo. Nos mercados emergentes, o crescimento orgânico foi de 9,0%, impulsionado pela precificação e pelo crescimento real ligeiramente positivo.
Por categoria de produto, Purina PetCare foi a que mais contribuiu para o crescimento orgânico, com forte impulso em todos os canais. Purina ONE, Purina Pro Plan e Felix registraram crescimento de dois dígitos. Café registrou crescimento elevado de um dígito, com desenvolvimento positivo nas vendas em todas as marcas e canais. Os produtos Starbucks reportaram forte crescimento, apoiados pela inovação e pelo lançamento de ofertas prontas para beber no Sudeste Asiático e na Oceania. Nutrição Infantil apresentou elevado crescimento de um dígito, com contribuições amplas entre marcas e geografias. A área de Chocolates e Biscoitos registrou crescimento de dois dígitos, impulsionada pelo forte desenvolvimento de vendas de KitKat. Produtos lácteos reportaram alto crescimento de um dígito, liderados por coffee creamers e leites fortificados a preços acessíveis. Pratos prontos e produtos culinários tiveram crescimento de um dígito, com forte demanda por Maggi. Nestlé Health Science registrou crescimento de um dígito, uma vez que o impulso contínuo da Nutrição Médica foi parcialmente contrabalançado por uma queda nas vendas de vitaminas, minerais e suplementos. Águas apresentou crescimento de um dígito, impactado por restrições temporárias de capacidade da Perrier.
Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo permaneceu robusto em 7,1%. As vendas no e-commerce cresceram 12,7%, atingindo 16,6% das vendas totais do Grupo. O crescimento orgânico dos canais fora de casa foi de 15,7%.
Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 0,8%, relacionados, em grande parte, ao desinvestimento da participação majoritária na Freshly, bem como à alienação da marca de fórmulas infantis Gerber Good Start. O impacto nas vendas proveniente de divisas foi negativo em 7,4%, após a valorização do franco suíço. As vendas totais reportadas diminuíram 0,4%, para 68,8 bilhões de francos suíços.
Gestão de portfólio — A Nestlé e a empresa de private equity PAI Partners concluíram a transação para criar uma joint venture para o negócio de pizzas congeladas da Nestlé na Europa. A data efetiva é 1º de setembro de 2023. A Nestlé mantém uma participação minoritária com direitos iguais de voto ao lado da PAI Partners, permanecendo investida neste negócio e participando do crescimento futuro e da criação de valor na categoria.
Em 04 de setembro de 2023, a Nestlé alienou o Palforzia, seu negócio de tratamento de alergias ao amendoim, para a Stallergenes Greer, uma empresa biofarmacêutica especializada no diagnóstico e tratamento de alergias. A transação foi fechada com a assinatura do contrato. A Nestlé receberá pagamentos por marcos e royalties contínuos da Stallergenes Greer.
A Nestlé anunciou um acordo com a Advent International em0 7 de setembro de 2023 para adquirir a participação majoritária do Grupo CRM, player de chocolate premium no Brasil. Espera-se que a transação seja concluída em 2024, sujeita às aprovações regulatórias habituais.
— Nosso portfólio diversificado e nossas ofertas diferenciadas ajudaram-nos a apresentar forte crescimento orgânico nos primeiros nove meses do ano. O crescimento foi impulsionado pela precificação, à medida que continuamos a navegar por níveis históricos de inflação. A recuperação do nosso volume e do mix continuam em andamento. Estamos vendo os benefícios de nossas iniciativas de otimização de portfólio e aumentando os investimentos em marketing por trás de nossas marcas bilionárias. Estas medidas sustentam a nossa confiança de que o crescimento real, a soma do volume e do mix, se tornarão positivos no segundo semestre do ano e voltarão a ser o principal motor do crescimento no futuro.
Ao mesmo tempo, a Nestlé reforçou ainda mais sua estratégia nutricional e intensificou seus esforços para orientar as pessoas para uma dieta equilibrada. As ações incluem a apresentação de orientações claras sobre as porções na frente da embalagem, a transparência sobre o valor nutricional dos nossos produtos e políticas de liderança de marketing para crianças. Também estabelecemos a meta ambiciosa de aumentar as vendas de nossos produtos mais nutritivos em 20-25 mil milhões de francos suíços até 2030— comentou Mark Schneider, CEO da Nestlé.
Zona América do Norte: crescimento orgânico de 8,0%: -0,9% de RIG; 8,9% de precificação —O crescimento orgânico foi de 8,0%, com precificação de 8,9%. O crescimento real (RIG) foi de -0,9%, refletindo ações de otimização de portfólio e restrições de capacidade. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 2,2%, como resultado da alienação de uma participação majoritária na Freshly, bem como da alienação da marca de fórmulas infantis Gerber Good Start. O câmbio teve impacto negativo de 6,1%. As vendas reportadas na Zona América do Norte diminuíram 0,3%, para 19,0 bilhões de francos suíços.
A Zona América do Norte manteve crescimento amplo na maioria das marcas e categorias, apesar de um ambiente de consumo desafiador. O crescimento foi impulsionado pela precificação, pelo mix favorável, bem como pelo forte impulso no e-commerce em todas as categorias e canais fora de casa. A Zona registrou ganhos de participação de mercado em alimentos para pets, café solúvel e porcionado, bem como em refeições congeladas.
Por categoria de produto, Purina PetCare foi a que mais contribuiu para o crescimento, com procura generalizada por todas as marcas, segmentos e canais, especialmente no e-commerce. Em julho, a Zona lançou Tidy Care, uma nova linha de areias higiênicas para aumentar o conforto e monitorar a saúde dos gatos, com forte demanda inicial. As vendas fora de casa da Nestlé Professional e da Starbucks continuaram a crescer a uma forte taxa de dois dígitos, lideradas pela aquisição de novos clientes e pelo impulso do e-commerce. A categoria de bebidas, incluindo produtos Starbucks, Coffee mate e Nescafé, registrou crescimento de um dígito. Gerber alimentos para bebês reportou crescimento de um dígito, liderado por lanches saudáveis e cereais infantis. Os leites fortificados Nido apresentaram forte crescimento de dois dígitos, impulsionado pela expansão da distribuição. Chocolates e biscoitos no Canadá teve crescimento de dois dígitos, impulsionado por KitKat. O crescimento dos alimentos congelados foi negativo, impactado pelo fim do negócio de refeições congeladas e pizzas no Canadá. Nos EUA, o crescimento dos alimentos congelados foi positivo, com crescimento robusto e ganhos de participação de mercado das principais marcas de pizza Jack’s e Tombstone. Águas registrou diminuição nas vendas, uma vez que as restrições temporárias de capacidade da Perrier continuaram a superar o forte crescimento da S.Pellegrino e da Acqua Panna.
Zona Europa: crescimento orgânico de 8,8%: -2,3% de RIG; 11,1% de precificação— O crescimento orgânico foi de 8,8%, com precificação de 11,1%. O crescimento real (RIG) foi de -2,3%, na sequência das restrições de capacidade e ações de otimização de portfólio. O câmbio impactou negativamente as vendas em 5,2%. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 2,4%. As vendas reportadas na Zona Europa aumentaram 1,3%, para 14,1 bilhões de francos suíços.
O crescimento na Zona Europa foi apoiado pela precificação, pelo forte desenvolvimento das vendas no e-commerce e pelo impulso contínuo dos canais fora de casa. A Zona registrou ganhos de participação de mercado em alimentos para pets e nutrição infantil
Por categoria de produto, o principal contribuidor para o crescimento foi Purina PetCare, impulsionada por ofertas diferenciadas nas marcas premium Felix, Gourmet e Purina ONE. Café registrou crescimento de um dígito, com Nescafé particularmente forte. Em setembro, a Zona lançou cápsulas de papel Nescafé Dolce Gusto Neo na França e na Suíça. A área de Chocolates e Biscoitos reportou alto crescimento de um dígito, com ganhos contínuos de participação de mercado para KitKat. Nestlé Professional apresentou crescimento de dois dígitos, liderado por bebidas. Nutrição Infantil teve crescimento elevado de um dígito, com base no impulso contínuo das fórmulas infantis premium, especialmente NAN e BEBA. Produtos Culinários apresentou crescimento de um dígito, com desenvolvimento robusto de vendas para Maggi e Thomy. No terceiro trimestre, foi concluída a transação para criação de uma joint venture de pizzas congeladas na Europa. O crescimento das vendas de água permaneceu estável, uma vez que o forte crescimento da S.Pellegrino e da Acqua Panna foi contrabalançado pelo impacto das restrições temporárias de capacidade da Perrier.
Zona Ásia, Oceania e África (AOA): crescimento orgânico de 8,6%: 0,0% de RIG; 8,6% de precificação — O crescimento orgânico foi de 8,6%, com crescimento real (RIG) estável. A precificação aumentou para 8,6%, com contribuições amplas de todas as geografias e categorias. O câmbio reduziu as vendas em 13,3%. As vendas reportadas na Zona AOA diminuíram 4,8%, para 13,2 bilhões de francos suíços.
O crescimento na Zona AOA foi apoiado pela precificação, bem como pela dinâmica contínua do e-commerce e dos canais fora de casa. A Zona registrou ganhos de participação de mercado em bebidas com café, achocolatadas e maltadas, bem como em chocolates.
O Sudeste Asiático registrou crescimento de um dígito, com forte desenvolvimento de vendas nas Filipinas, Malásia e Tailândia. O Sul da Ásia apresentou forte crescimento de dois dígitos na maioria das categorias. O crescimento na Índia baseou-se na expansão contínua da distribuição e no lançamento de novos produtos, com desempenhos particularmente fortes de KitKat e Nescafé. O Oriente Médio e a África tiveram crescimento de dois dígitos, com força especial para ofertas acessíveis em produtos culinários, nutrição infantil e café. O Japão reportou crescimento de um dígito, com força especial para KitKat, baseado em inovação e produtos para presentear. A Coreia do Sul registrou elevado crescimento de um dígito, impulsionado pelos produtos Starbucks. A Oceania apresentou crescimento de um dígito, apoiado por Purina PetCare, KitKat e Nescafé.
Por categoria de produto, Nutrição Infantil foi a que mais contribuiu para o crescimento, liderada por Lactogen, NAN e Cerelac. Produtos Culinários registrou crescimento de dois dígitos, com força contínua para Maggi baseada no aumento da distribuição e no lançamento de novos produtos. Café apresentou elevado crescimento de um dígito, com uma procura robusta pelos produtos Nescafé e Starbucks e forte desempenho comercial. Produtos lácteos de prateleira tiveram crescimento de um dígito, impulsionados pelo maior foco em segmentos de valor agregado após ações de otimização de portfólio. As vendas da Nestlé Professional cresceram à forte taxa de dois dígitos na maioria das regiões e categorias, apoiadas pela penetração do canal e pela aquisição de clientes. A área de Chocolates e Biscoitos reportou alto crescimento de um dígito, com base no forte impulso de KitKat. Purina PetCare teve crescimento de um dígito, liderado por Purina ONE, Supercoat e Felix.
Zona América Latina: crescimento orgânico de 10,0%: -0,6% de RIG; 10,5% de precificação — O crescimento orgânico foi de 10,0%, com precificação de 10,5%. O crescimento real (RIG) foi de -0,6%, tornando-se ligeiramente positivo no terceiro trimestre. O câmbio teve impacto negativo de 4,3%. As vendas reportadas na Zona América Latina aumentaram 5,7%, para 9,1 bilhões de francos suíços.
A Zona América Latina registrou forte crescimento em todas as geografias e categorias de produtos. O crescimento foi sustentado pela precificação, pelo forte desempenho operacional e pela dinâmica contínua dos canais fora de casa. A Zona registrou ganhos de participação de mercado em alimentos para pets, nutrição infantil e produtos culinários.
Brasil apresentou forte crescimento de dois dígitos, com impulso contínuo para Chocolates e Biscoitos, nutrição infantil e bebidas, incluindo Nescafé e Nescau. México registrou elevado crescimento de um dígito, com forte desenvolvimento nas vendas de produtos lácteos, café e Nestlé Professional.
Por categoria de produto, Chocolates e Biscoitos foram os que mais contribuíram para o crescimento, refletindo a forte procura por KitKat e as principais marcas locais, bem como o lançamento de novos produtos. Nutrição Infantil registrou crescimento de dois dígitos, com base no impulso sólido da fórmula infantil NAN e do cereal infantil Mucilon. Café reportou crescimento amplo de dois dígitos, apoiado pelo café solúvel Nescafé. Lançamentos recentes, como Nescafé Dolce Gusto Neo e Nescafé Farmers Origins, tiveram forte repercussão entre os consumidores no Brasil. Produtos lácteos registraram crescimento elevado de um dígito, apoiado por soluções culinárias lácteas e leites fortificados. As vendas da Nestlé Professional cresceram à forte taxa de dois dígitos, com força contínua nas soluções de café de marca. Produtos Culinários registrou crescimento próximo de dois dígitos, com base no lançamento de novos produtos e na tração contínua de Receitas Nestlé, a plataforma de receitas online. Purina PetCare teve crescimento de um dígito, seguindo uma alta base de comparação em 2022.
Zona Grande China: crescimento orgânico de 4,9%: 2,3 % de RIG; 2,6% de precificação —O crescimento orgânico foi de 4,9%, com precificação de 2,6%. O crescimento real (RIG) foi de 2,3%. O câmbio teve impacto negativo de 10,6%. As vendas reportadas na Zona Grande China diminuíram 5,7%, para 3,6 bilhões de francos suíços.
O crescimento na Zona Grande China foi sustentado pelo forte desenvolvimento de vendas dos negócios fora de casa, dinâmica do e-commerce e precificação. A Zona registrou ganhos de participação de mercado em alimentos para pets e Chocolates e Biscoitos.
Por categoria de produto, Nestlé Professional foi a que mais contribuiu para o crescimento, sustentada pela inovação e pela expansão da distribuição. Chocolates e Biscoitos registrou alto crescimento de um dígito, liderado por Hsu Fu Chi e Shark Wafer. Produtos Culinários teve alto crescimento de um dígito, com aumento da demanda por Totole nos canais fora de casa e inovação. Nutrição Infantil apresentou crescimento de um dígito, liderado pelas ofertas especializadas da NAN. Café reportou crescimento de um dígito, sustentado por ofertas prontas para beber. As vendas da Purina PetCare cresceram à taxa de dois dígitos, com base no lançamento de novos produtos e na recente expansão da produção local.
Nestlé Health Science: cescimento orgânico de 2,5%: -1,9% de RIG; 4,4% de precificação— O crescimento orgânico foi de 2,5%, com precificação de 4,4%. O crescimento real (RIG) foi de -1,9%, impactado pela restrição de oferta de curto prazo no terceiro trimestre do negócio de vitaminas, minerais e suplementos. As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 3,8%, em grande parte relacionadas à consolidação da Orgain. O câmbio impactou negativamente as vendas em 5,9%. As vendas reportadas na Nestlé Health Science aumentaram 0,5%, para 4,9 bilhões de francos suíços.
Vitaminas, minerais e suplementos tiveram crescimento negativo. As vendas no terceiro trimestre diminuíram devido a um problema de integração de TI durante a implementação de sistemas altamente automatizados durante a consolidação de unidades de embalagem nos EUA. Espera-se que as restrições de oferta de curto prazo resultantes tenham sido solucionadas no início de 2024. O crescimento do mercado na categoria de vitaminas, minerais e suplementos regressou a território positivo.
A nutrição ativa reportou crescimento de um dígito, com ganhos de participação de mercado e desenvolvimento robusto de vendas para Orgain e Vital Proteins.
Nutrição Médica registrou forte crescimento de dois dígitos, com ganhos de participação de mercado em todos os segmentos. O crescimento foi liderado por produtos de cuidados médicos para adultos, bem como por produtos pediátricos e antialérgicos. O portfólio gastrointestinal, incluindo Vowst e Zenpep, teve forte crescimento de dois dígitos.
Por geografia, a América do Norte teve crescimento de um dígito. A Europa reportou elevado crescimento de um dígito. Outras regiões combinadas apresentaram crescimento de um dígito.
Nespresso: crescimento orgânico de 5,2%: 1,6% de RIG; 3,5% de precificação 0151 O crescimento orgânico foi de 5,2%, com precificação de 3,5%. O crescimento real (RIG) foi de 1,6%, atingindo 3,5% no terceiro trimestre. O câmbio impactou negativamente as vendas em 5,7%. As vendas reportadas da Nespresso diminuíram 1,2%, para 4,6 bilhões de francos suíços.
O principal contribuidor para o crescimento foi o sistema Vertuo, que vem registrando impulso generalizado. O crescimento dos canais fora de casa também foi forte, com maior adoção do sistema Momento, particularmente no segmento de escritórios. A inovação continuou a ressoar entre os consumidores, após o lançamento de cápsulas de café compostáveis em casa na França e na Suíça.
Por geografia, a América do Norte apresentou crescimento de dois dígitos, com ganhos contínuos de participação de mercado. A Europa reportou crescimento positivo. Outras regiões combinadas registraram crescimento de um dígito.
Os negócios como uma força para o bem: criando oportunidades econômicas para a juventude de todo o mundo
A Nestlé celebra este ano o décimo aniversário do Nestlé Needs YOUth. A empresa lançou esta iniciativa em uma época em que o desemprego juvenil na Europa tinha atingido um nível recorde. O objetivo era ajudar os jovens de todo o continente a melhorar sua empregabilidade e obter emprego. Desde então, o programa expandiu para um escopo global.
A Nestlé ajuda os jovens oferecendo estágios e aprendizados. Só no ano passado, a empresa proporcionou quase 11.500 oportunidades desse tipo. A Nestlé também oferece treinamento online, orientação profissional, mentoria e oportunidades de networking. Mais de um milhão de pessoas participaram de eventos digitais em 2022. Embora inúmeros estagiários e aprendizes assumam uma posição permanente na Nestlé, o objetivo do programa é dotá-los de competências que os ajudem a garantir um emprego em qualquer lugar.
A empregabilidade continua a ser um pilar fundamental do programa atualmente, mas a Nestlé também o expandiu para incluir duas dimensões adicionais: o agroempreendedorismo e o empreendedorismo. Apoiar jovens agricultores e empreendedores em todo o mundo está em linha com os objetivos da empresa de promover a agricultura regenerativa e desenvolver produtos e serviços inovadores.
Com a idade média dos agricultores já na casa dos 50 anos em muitas partes do mundo, a Nestlé também está se esforçando para tornar a agricultura mais atrativa para os jovens. Incentivá-los a procurar meios de subsistência na agricultura é uma oportunidade para incorporar métodos de agricultura regenerativa, que são fundamentais para ajudar a enfrentar as mudanças climáticas. Por meio do Programa de Agroempreendedorismo da Nestlé, os jovens agricultores aprendem a gerir suas fazendas como empresas com as quais podem ganhar a vida decentemente. A Nestlé proporciona-lhes acesso a cursos de formação que incluem temas de agricultura regenerativa, como agrossilvicultura, saúde do solo e bem-estar animal. Em 2022, mais de cinco mil jovens agricultores participaram do programa.
A capacidade de alimentar de forma sustentável a crescente população mundial será determinada não só pelos jovens agricultores de hoje, mas também pelos jovens inovadores de hoje. Muitos deles têm ideias alinhadas com as prioridades da Nestlé — sejam elas relacionadas à agricultura regenerativa, produtos à base de vegetais, soluções de embalagens sustentáveis ou nutrição. Por meio da Plataforma de Empreendedorismo Juvenil da Nestlé, a empresa capacita os jovens a aprender, desenvolver novas competências, testar ideias e transformar conceitos em projetos empresariais viáveis, conectando-os a indivíduos com ideias similares e proporcionando-lhes acesso a especialistas, equipamentos e laboratórios de P&D.
A Nestlé esforça-se para dimensionar este importante trabalho para ter um impacto ainda maior. É por isso que fundou a Aliança Global para a Juventude e reuniu outras 24 empresas com ideias semelhantes que também oferecem formação e oportunidades de primeiro emprego a jovens. Além disso, estabeleceu uma parceria com a UNESCO para ajudar os jovens da América Latina a ter um impacto social positivo em suas comunidades e procura continuamente novas oportunidades para apoiar mais jovens em todo o mundo.
Perspectiva — A perspectiva para o ano de 2023 está confirmada: esperamos crescimento orgânico das vendas entre 7% e 8% e margem de lucro operacional subjacente entre 17,0% e 17,5%. Espera-se que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%.