Contagiado pelas “surpresas” de cada Santos — Rio, KIko Pelicano confirma inscrição na 73ª edição da regata mais tradicional do Atlântico Sul.
O velejador carioca Henrique Pelicano, o Kiko, 49 anos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, ao lado de Lars Grael na Classe Tornado, é assíduo participante da Santos —Rio. Compete desde 1988, quando correu no lendário Saga, com os irmãos Grael, Torben e Lars. Em 2023, estará a bordo do Duma, pelo terceiro ano consecutivo, na largada de 27 de outubro (sexta-feira). Kiko contabiliza seis vitórias na Santos—Rio com os barcos Saga, H3+, Sorsa, Magia e Camiranga.
—Eu gosto de regatas longas, cada vez mais escassas. As tripulações de barcos de oceano, como o Duma, sentem falta de regatas como a Santos Rio. É um percurso muito complicado, que a cada ano apresenta uma surpresa diferente devido às variações climáticas— avalia Pelicano, exímio conhecedor dos atalhos que levam as embarcações ao ICRJ, sede do Farr 36, Duma, inscrito nas classes ORC e VPRS.
—O Duma é um barco que necessita de vento a favor, popa ou través, para andar rápido. Vamos aguardar a previsão e esperar que nos traga boas informações. O ideal para o Duma seria também, um vento com intensidade mais forte— deseja Pelicano, que integrou a equipe do Brasil 1, terceiro colocado na Regata Volta ao Mundo Volvo Ocean Race em 2005 e 2006. O percurso até a Baía de Guanabara é de 200 milhas (cerca de 360 km). O recorde pertence ao Camiranga, com 18h09 na 65ª edição.
Atrações no mar e no ar: A Regata Santos—Rio conta com os apoios das prefeituras municipais de Guarujá e de Santos, que viabilizou a utilização do Deck do Pescador para o desfile de barcos a partir das 10 horas, e da Autoridade Portuária, que interditará o estuário para navios mercantes entre 9h30 e 12horas de sexta-feira.
A Marinha do Brasil, responsável pela escolta das tripulações até o Rio de Janeiro, neste ano brindará o público na orla da Ponta da Praia com o Navio Veleiro Cisne Branco durante o desfile, que será narrado de forma didática aos fãs da vela. A Força Aérea Brasileira (FAB), proporcionará um espetáculo à parte com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça sobrevoando as embarcações antes da largada.
Inscrições: A Santos-Rio é aberta aos barcos da Classe Oceano nas regras VPRS, ORC Standard (International ou Club), BRA-RGS e RGS-Clássicos com certificados de medição 2023, publicados até o dia 20 de outubro de 2023, além da classe Mini 6.5 e da categoria Bico de Proa.
As inscrições podem ser feitas no Iate Clube de Santos , telefone (13) 3348-4112, e-mail: [email protected] , Web Site: http://icsantos.com.br e no Iate Clube do Rio de Janeiro, telefone (21) 3223-7214, e-mail: [email protected] , Web Site: https://www.icrj.com.br . | Ary/APJ