Em nove meses. De janeiro a setembro, volume exportado é 23% superior ao mesmo período de 2022. Atlantic Nickel destina 83 mil toneladas de níquel para América do Norte, Europa e Ásia. Já a Mineração Vale Verde, embarca 84 mil toneladas de concentrado de cobre para a Ásia e Europa. Os minérios, foco de atuação do grupo, são commodities essenciais para dar suporte a transição energética em curso, uma grande preocupação mundial.
A Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração, avança em sólido crescimento e segue 2023 com as exportações a pleno vapor. De janeiro a setembro, são mais de 167 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado enviados para América do Norte, Europa e Ásia. O volume é 23% superior ao mesmo período de 2022, quando as exportações totalizaram cerca de 136 mil toneladas. O fundo de origem britânica, com cinco anos de atuação no mercado brasileiro, é responsável pela gestão de dois ativos no Brasil: Atlantic Nickel — produtora de concentrado de níquel sulfetado —e Mineração Vale Verde — produtora de concentrado de cobre.
—Nossa produção tem superado as expectativas e estamos operando com nossa capacidade máxima, sempre de forma segura e integrada ao meio ambiente e às comunidades do entorno. Nossas commodities tem contribuído para o ascendente movimento da transição energética mundial. O cobre e o níquel são metais críticos, que estão presentes nas baterias elétricas, nos painéis solares e cada vez mais farão parte do nosso dia a dia, por um mundo mais sustentável —explica Milson Mundim, CFO da Appian Capital Brazil.
Durante o período, destaca-se que foram utilizados navios otimizados para exportação de minerais à China e Finlândia, reduzindo o custo de frete, o que reflete em eficiência na operação logística do fundo. O transporte destas commodities representa a movimentação de minérios base para o investimento em energia limpa, tornando a Appian protagonista de grande relevância para a transição energética.
Atlantic Nickel (ATN): Performance de exportação — Com carga de 82.994 toneladas de concentrado de níquel sulfetado, sendo aproximadamente 11.259 toneladas de níquel contido, a Atlantic Nickel (ATN), única produtora de níquel sulfetado do Brasil, realizou nove embarques no desde janeiro de 2023. Os navios seguiram do Porto de Ilhéus (BA) para o Canadá, para a China e para Finlândia. Em 2022, o ativo exportou mais de 116 mil toneladas de concentrado de níquel, sendo aproximadamente 15.670 toneladas de níquel contido. No último ano, os embarques tiveram como destino Canadá, na América do Norte, Finlândia, na Europa, e China, na Ásia.
Desde que iniciou as operações na Mina Santa Rita, em outubro de 2019, a Atlantic Nickel mantém o compromisso com desenvolvimento sustentável, sem perder de vista o propósito de atingir seu potencial máximo de produção. O níquel sulfetado é um dos metais mais resistentes e versáteis da natureza, além de ser matéria-prima fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos.
Mineração Vale Verde (MVV): Performance de exportação — Os embarques com o concentrado de cobre produzido na mina Serrote em 2023 totalizaram 84.398 toneladas, sendo 20.991 toneladas de cobre contido. Os navios partiram do porto de Maceió com destino à Finlândia, Taiwan e China. No último ano, a empresa encaminhou mais de 82 mil toneladas de concentrado de cobre, sendo 18.973 de cobre contido, para China e Finlândia.
A Mineração Vale Verde é o único empreendimento do estado de Alagoas que lida com metais básicos. Em 2022, a mineradora concluiu seu ramp-up e a mina Serrote alcançou sua capacidade máxima de produção. O cobre é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, estando presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros.
Histórico de exportações do ano anterior — Em 2022, a Appian Capital Brazil exportou mais de 198.290 toneladas de cobre e níquel sulfetado enviados para Canadá, China e Finlândia. Até o final ano, a expectativa do grupo é aumentar as exportações em 10%, com a produção dos ativos em sua capacidade máxima. O fundo de investimento e seus ativos seguem com compromisso de uma gestão inteligente, voltada ao desenvolvimento sustentável aliando ao compromisso com as comunidades, sem perder de vista o propósito de atingir o seu máximo potencial de produção de forma segura.
Appian Capital Brazil — A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory. Fundada em 2011 em Londres com investimentos em 8 países, a empresa é referência no setor, com seu modelo diferenciado de mineração inteligente, respeitando o meio ambiente, trabalhando de forma integrada com as comunidades onde atua e apoiando o desenvolvimento destas regiões. Com cinco anos de atuação no mercado brasileiro e presente em três estados: Minas Gerais, Bahia e Alagoas, o fundo se estabeleceu no país em 2018. Atualmente, o grupo possui dois negócios em produção no país: Atlantic Nickel (ATN), produtora de níquel sulfetado no Sul da Bahia, e Mineração Vale Verde (MVV), com operação de cobre no Agreste Alagoano. A Appian Capital Brazil também firmou parceria com a Detronic Energia para a construção de painéis solares.
Com sólido compromisso e missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, o grupo trabalha alinhada às melhores práticas ESG. Transformando regiões onde atua, aliado à Integração Social, o grupo Appian tem como prioridade o profundo respeito com as pessoas e com a segurança nas operações. Para isso, investe em ações voltadas para gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes. Como resultado, a Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (Lost Time Injury Frequency Rate – LTIFR) registrada pela empresa se mantém bem inferior à média do mercado e em linha com as referências mundiais de organizações mais seguras para se trabalhar. Com poucos anos de atuação no Brasil, aliado à sua forma gestão inteligente, a empresa já conquistou por duas vezes, em 2021 e 2022, a certificação Great Place to Work (GPTW), pelo compromisso com seus colaboradores.