O ritmo da evolução da tecnologia impele as pessoas a se adaptarem às oportunidades e até às possíveis ameaças que esse processo possa representar. Empresas em todo o mundo passam pela transformação digital para otimizar as operações de negócios e acompanhar as mudanças no cenário e nas necessidades dos consumidores. Somos confrontados com o surgimento de novas soluções todos os dias, seja para impulsionar a eficiência ou simplesmente proporcionar prazer. A Inteligência Artificial (IA) dominou as manchetes nos últimos meses, mas o que diferencia esse desenvolvimento de outros avanços tecnológicos?
A IA não só pode tornar os processos mais eficientes, mas suas capacidades avançadas têm o potencial de mudar os fundamentos de nossas vidas. Seu impacto será de longo alcance na forma como nos comunicamos e aprendemos diariamente no trabalho. Embora a IA ainda esteja em sua infância, está se desenvolvendo rapidamente e, segundo relato da IBM, das organizações em todo o mundo já fazem uso dessa tecnologia.
Até recentemente, a IA era frequentemente retratada como ficção científica, mas muitos casos de uso do mundo real surgiram agora. A velocidade com que a IA pode recuperar e analisar dados apresenta benefícios incomparáveis para o crescimento dos negócios, o que faz melhorar a eficiência e aumentar a produtividade. Mas, ao mesmo tempo, essas oportunidades nos mostram os riscos que as empresas devem enfrentar e mitigar para avançar com sucesso. Privacidade de dados, segurança cibernética e preocupações éticas são apenas alguns dos desafios que as empresas precisam enfrentar ao implementar uma estratégia de IA.
Adotar a IA —Das empresas que já utilizam IA, 44% estão usando a tecnologia para agilizar as operações. A IA pode ajudar a aumentar os níveis de produtividade e liberar o tempo dos funcionários para permitir uma carga de trabalho mais focada. Isso se confirma especialmente quando processos automatizados de IA e fluxo de trabalho cognitivo são implementados. Os grandes volumes de dados que a IA pode reunir e analisar em um breve período de tempo também são mais completos, com alcance de padrões que podem passar despercebidos ao olho humano. Esse é um recurso valioso no controle de qualidade de dados para minimizar os erros mais prováveis que ocorrem quando esses processos são executados manualmente.
Além da análise de dados, a IA pode formar previsões e recomendações com base na percepção coletada para as ações futuras que uma empresa deva assumir. Essa capacidade de análise melhora a eficiência de uma forma geral e ajuda a manter uma vantagem competitiva ou, no mínimo, impedir que as organizações fiquem atrás de seus concorrentes.
Uma das áreas em que estamos vendo o maior potencial emergente é a da saúde. Na França, por exemplo, a Alcatel-Lucent Enterprise e alguns parceiros trabalham para ajudar um grupo de trabalho do “Conseil du Numérique en Santé”, do Ministério da Saúde da França, a aproveitar o poder dos dados que eles têm em mãos para melhorar os resultados dos pacientes. O processamento de linguagem natural da IA abre possibilidades interessantes para transformar prescrições escritas à mão e registros de consultas com pacientes em dados que podem auxiliar a detecção de riscos e pautar decisões. Neste caso, os profissionais da saúde recebem os detalhes mais relevantes, em vez de uma sobrecarga de dados.
Não há como negar os benefícios que a IA oferece em todos os setores, desde o varejo até a cadeia de suprimentos, a saúde e a educação. A IA tem os recursos para agilizar o roteamento do tráfego de entrega em logística, reduzindo os tempos de entrega e aumentando a eficiência do combustível. O uso da IA gerativa na educação para criar ambientes de aprendizagem adaptáveis que podem se ajustar às necessidades e capacidades individuais dos alunos permite um suporte mais direcionado e resultados de aprendizagem mais altos. Avanços tecnológicos como esses têm o potencial de transformar setores inteiros.
Evitar as armadilhas — Com a adoção da nova tecnologia, é necessário um certo grau de cautela, especialmente considerando os vastos recursos que a IA apresenta. As empresas devem considerar os possíveis desafios associados à sua implementação, assim como as qualificações necessárias para gerenciar sistemas de IA antes de se comprometer totalmente com seu uso.
A IA depende dos dados, e quanto mais dados ela puder acessar, melhor será a execução das tarefas relacionadas. Mas, devido a essa dependência de grandes volumes de dados, os sistemas de IA são vulneráveis a ataques de criminosos virtuais. Os ataques cibernéticos estão em alta nos últimos anos, com inúmeras violações que causam preocupação com a segurança de dados pessoais e corporativos. Por isso estão aumentando os esforços na segurança de rede e na segurança cibernética, além de regulamentos atualizados para proteger determinadas informações. No entanto, as empresas também devem demonstrar transparência sobre como os dados serão utilizados e onde eles podem ser vistos além de garantir a capacidade de se auditá-los, a responsabilidade e a segurança para preservação da confiança.
A intervenção humana sobre os algoritmos de IA pode causar impacto nos dados, dar origem a suposições e reforçar o preconceito inconsciente, além de prejudicar os objetivos de inclusão e diversidade. É responsabilidade da organização garantir que as etapas proativas sejam tomadas para que os sistemas de aprendizado de máquina (ML) não reforcem o preconceito inconsciente, com a garantia de testes extensivos e a promoção da diversidade em suas equipes para algoritmos mais arredondados. Isso pode ter um impactos em muitas áreas, desde as iniciativas econômicas, sociais e de governança (ESG) de um negócio até os processos de RH, como o recrutamento, onde vieses relacionados à raça e ao gênero foram vistos para corromper as ferramentas de contratação de IA.
A complexidade dos dados não pode ser ignorada; 63% dos empregadores afirmam que não têm as habilidades necessárias em suas equipes para desenvolver e gerenciar uma IA confiável. Treinamento rigoroso sobre sistemas de IA, machine learning e uso de dados deve ser aplicado antes de se considerar a adoção, e isso pode exigir a terceirização de IA com especialistas para aprimorar o aprendizado. Qualificações específicas são necessárias ao se trabalhar com IA. É fundamental que os funcionários tenham a oportunidade de serem capacitados a trabalhar com novos softwares e ferramentas de IA para uma integração tranquila e uso confiável.
Garantir o sucesso — Para uma implementação bem sucedida, a IA deve ser totalmente integrada à rede de uma empresa em vez de ser vista como uma tecnologia independente. O uso da infraestrutura apropriada para as necessidades da organização facilitará a adoção de IA, o que permite a automação de tarefas de rotina, coleta e análise de dados e muito mais, liberando a força de trabalho para se concentrar em tarefas de nível mais alto. Também é crucial que as empresas incentivem a transparência e a colaboração, além da introdução de treinamento frequente para garantir que a tecnologia seja usada e mantida de forma otimizada.
Os benefícios da IA têm o potencial de superar de longe possíveis desvantagens quando sua integração é efetivamente planejada e gerenciada para minimizar qualquer risco. A IA oferece às empresas a oportunidade de realizar uma análise de dados abrangente e compartilhar conhecimentos que as tecnologias anteriores simplesmente não têm capacidade para alcançar. Por meio da colaboração de empresas e fornecedores de tecnologia especializados, a adoção de IA oferece custos notavelmente mais baixos, maior eficiência e melhores soluções para os usuários, que ajudarão a criar e manter uma vantagem competitiva.
. Por: Sinclair Fidelis, Country Business Leader, Alcatel-Lucent Enterprise, Brasil.