Norma influencia fornecedores a adotarem práticas mais robustas para mitigar ou eliminar impactos ambientais na cadeia de suprimentos e valor.
A Helm do Brasil conquistou a certificação ISO 14001:2015 em Sistemas de Gestão Ambiental, que reconhece movimentos profundos de mitigação ou eliminação de impactos ambientais nas suas atividades e em toda a cadeia de suprimentos e de valor. A certificação confirma que a companhia é capaz de gerenciar os impactos ambientais imediatos e de longo prazo de seus produtos, serviços e processos. Para receber a ISO 14001:2015, a empresa elaborou um plano de autoavaliação de suas práticas de sustentabilidade, entre elas o descarte de insumos e a gestão de consumo de água e energia elétrica. Entre as subsidiárias nas Américas, Helm do Brasil foi a primeira a possuir este reconhecimento.
Agora, a subsidiária brasileira — que desde 2019 é certificada na ISO 9001:2015 – tem uma sistemática mais sólida para avaliar e monitorar o desempenho ambiental dos fornecedores inseridos na cadeia de suprimentos. Como, por exemplo, através dos controles e programas para emissão de CO², tratamentos dos resíduos sólidos e dos efluentes provenientes das atividades dos parceiros.
A certificação confirma o trabalho de dois elementos fundamentais, um que parte de uma preocupação ambiental e social da empresa global e outro do engajamento dos próprios colaboradores da Helm do Brasil em desenvolver projetos ligados à sustentabilidade. —Como companhia, temos a ambição de inspirar nossa atuação em impactos positivos no planeta. Nós temos desafios que envolvem biodiversidade, mudança climática, alimentação da população mundial -—que é crescente — e questões sociais para criar igualdade. A companhia tem um compromisso forte em trabalhar nestes assuntos para que sejamos agentes transformadores. E a segunda dimensão é a confirmação do que temos visto há dois anos na Helm do Brasil: os projetos de melhoria contínua voltados para o meio ambiente têm crescido fortemente. Independente da ambição como empresa, os funcionários têm uma auto motivação de usar a força interna para implementar ideias de sistema de gestão ambiental. É nítido ver o engajamento das pessoas em todas as esferas de abraçar os projetos e aplicá-los no dia a dia. Para nós, é um momento de muito orgulho— detalha Sebastian Lueth, presidente da Helm do Brasil.
As métricas de avaliação e definição de planos de ação são estruturadas pela equipe da Helm do Brasil, envolvendo, principalmente, quatro grandes departamentos, que vão à campo para fazer as verificações com novos fornecedores ou com aqueles que já possuem contrato ativo. —Acreditamos que esse investimento é importante para influenciar toda a nossa cadeia de fornecedores e suprimentos a estar em cumprimento com a legislação ambiental e buscando a redução dos seus impactos. Um dos propósitos deste projeto é conscientizar o maior número de pessoas sobre as ações que podem ser tomadas para reduzir as alterações ambientais que afetam a todos nós —explica Joyce Kooro, HSEQ Manager Crop Protecion Americas.
A certificação ISO 14001 tem validade de três anos e anualmente uma equipe de auditoria da empresa certificadora verifica se a Helm do Brasil continua seguindo todas as diretrizes para a manutenção deste reconhecimento.
Helm do Brasil —A Helm é uma empresa familiar com atuação global com mais de 120 anos de existência no mercado especializado em produtos químicos, produtos para indústria farmacêutica, fertilizantes e defensivos agrícolas e materiais de energia. Presente em 30 países e conta com mais de 100 subsidiárias, escritórios de vendas e 1.500 funcionários.
No Brasil, a Helm atua com importação e exportação há mais de 45 anos, comercializando soluções em proteção de cultivos para o produtor rural, além do segmento químico, desempenhando um papel relevante no mercado brasileiro. Sempre contando com fornecedores certificados e com processos produtivos com qualidade atestada.