Militares que participaram da Operação Escudo também foram homenageados pelo governador.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) a medalha do Rota durante solenidade que aconteceu no 1º Batalhão de Policiamento de Choque Tobias de Aguiar, no Centro da capital paulista, que aconteceu no dia 16 de outubro (segunda-feira).
Bolsonaro não discursou, mas pôde desfilar ao lado dos veteranos do batalhão. Tarcísio o chamou de “eterno presidente” e os participantes do evento gritaram “mito”.
Além do ex-presidente, Tarcísio também entregou medalhas para os policiais que participaram da Operação Escudo, ação que foi iniciada contra o crime organizado na Baixada Santista que resultou na morte de 28 pessoas.
O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, fez questão de elogiar o trabalho dos militares que agiram na região e reiterou que toda a operação aconteceu “dentro dos limites da lei”.
—Esses policiais aqui, muitos deles voluntários, desceram para o litoral para combater o crime organizado. Infelizmente, 28 criminosos resistiram à prisão e foram neutralizados em operações legítimas — disse.
A viúva do soldado Patrick Rei, morto por traficantes em 27 de julho no Guarujá, esteve presente e ouviu discursos que lembravam de seu esposo, tanto da parte do governador, quanto do comandante da Polícia Militar, Cássio Araújo de Freitas. | PN.