Trazendo fotos P & B de mulheres africanas na B.afka Galleria, Fábrica Bhering, até o dia 11 de novembro de 2023. O objetivo é empoderar, através das lentes e dos olhares por ela captados na Namíbia, e dar voz às mulheres e sua diversidade.
A fotógrafa e artista plástica Andréa Brêtas apresenta a exposição “África no Feminino”, onde expõe 12 fotos de mulheres africanas, da Namíbia, em preto e branco, com o objetivo de chamar a atenção do observador para os olhares captados pelas suas lentes, traduzindo uma diversidade de vida e valores, bem como as cores da vida que saem do esconderijo da alma e se atiram aos cliques, com curadoria de Georgia Nolasco.
A mostra acontece na B.afka Galleria, segundo andar da Fábrica Bhering, até o dia 11 de novembro de 2023(sábado), com o objetivo de conscientizar sobre a importância da mulher e, em especial da mulher africana, imprimindo em suas fotos toda essa cultura ancestral, o brilho das contas e dos olhares, seus ensinamentos silenciosos através de brincadeiras e sorrisos, crianças, cores em preto e branco. Uma África feminina, no feminino, que confirma o que diz a artista Andréa Brêtas, (…) “E nós? A nós, cabe provar que nascer mulher vale a pena.”
A mostra não traz cores porque tem o objetivo de provocar reações e conexões com o observador, mas traz visivelmente o respeito do olhar de Andréa Brêtas na escolha de temas de impacto e importância sócio-cultural. Então, através das fotos, da diferença de olhares, as pessoas vão notar as expressões das mulheres e, certamente, vão se deixar tomar por emoções diversas. O enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres é fundamental para que haja condições mais dignas e justas, lutando pela erradicação, respeito e igualdade. E esse é o objetivo de Andréa Brêtas – imprimir em suas fotos toda essa cultura ancestral, o brilho das contas e dos olhares, seus ensinamentos silenciosos através de brincadeiras e sorrisos, crianças, cores em preto e branco.
As fotos da exposição podem ser adquiridas e doadas, caso de interesse da pessoa, para espaços como o Muhcab, Instituto Pretos Novos e outros que tenham interesse em conservar a tradição afro e ancestral em seu acervo.
Exposição: ‘África no Feminino’, até 11 de novembro de 2023 (sábado), sendo de quinta a sábado, das 12 às 18 horas, na B.afka Galleria, na Fábrica Bhering – 2º andar – Rua Orestes, 28 – Santo Cristo, Rio de Janeiro (RJ).Curadoria: Georgia Nolasco. |Assessoria de imprensa e produção: Paula Ramagem. O local possui elevador, e acesso via táxi, Uber.