Explica especialista da Champion.
A pecuária evolui em direção ao contínuo aumento da oferta de carne de qualidade para atender à crescente demanda da população mundial. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que, em 2050, seremos mais de nove bilhões de pessoas. —Para proporcionar segurança alimentar, a pecuária brasileira precisa evoluir e adotar o que há de moderno em todas as áreas relativas à produção, seja sanidade, nutrição, bem-estar e reprodução animal —explica o médico-veterinário Claudio Rodrigues, diretor Técnico e Comercial da Champion.
A parte reprodutiva da propriedade pecuária tem papel relevante nesse processo. Os touros, tanto nas centrais de sêmen, e nas propriedades, também possuem papel importante na base da cadeia produtiva. Isso pensando em mais bezerros/vaca/ano e no melhoramento genético do rebanho. —Por isso, a saúde reprodutiva dos touros e sua qualidade espermática é crucial para o desenvolvimento da atividade— diz o especialista.
Entre os principais fatores relativos à qualidade do sêmen estão a integridade da membrana e a quantidade de defeitos totais dos espermatozoides, além de sua motilidade progressiva. —É muito importante garantir que esses índices estejam em bom nível. Caso contrário, o touro até pode ter qualidade genética para passar ao plantel, mas isso não ocorre efetivamente devido à dificuldade na multiplicação dessa genética pois a reprodução tende a falhar —completa Rodrigues.
Pesquisas apontam que a principal vilã da qualidade espermática é a peroxidação lipídica, que contribui para a perda de motilidade e viabilidade espermática do material genético dos touros. Essa oxidação pode ser combatida por meio de uma inovadora dieta aditivada por suplementos que contribuem para garantir a atividade antioxidante, com melhoria do padrão da qualidade espermática.
Ciente destes desafios, a Champion desenvolveu em parceria com a Bio Reprodução Animal, através do Dr Mauricio Peixer, e com o Qualitas Melhoramento Genético, em nome do Dr Leonardo Nishimoto, o Andro Boost. —Por meio de pesquisas in vitro e a campo, apresentamos ao mercado uma solução nutricional para evoluir a saúde reprodutiva dos touros. Bovinos suplementados com Andro Boost apresentaram melhoria significativa na integridade da membrana dos espermatozoides, além de redução nos defeitos — informa o médico-veterinário.
Os testes a campo reduziram em 50% o total de defeitos espermáticos dos bovinos após 60 dias de ingestão de Andro Boost. O suplemento nutricional é composto por vitaminas, minerais e um blend especial de óleos essenciais.
—Com o desafio imposto para aumento de produtividade, o pecuarista que não aderir à tecnologia e acompanhar a evolução da pecuária não resistirá aos desafios do mercado. Para colaborar com o sucesso da atividade, desenvolvemos soluções que promovem Sinergia Produtiva entre nutrição, sanidade e bem-estar, pontos que contribuem para o aumento de produtividade e, consequentemente, lucratividade— finaliza Claudio Rodrigues. | www.champion.ind.br