A Cooperativa recebeu 214 amostras de café para o concurso, um recorde em comparação às edições anteriores.
Depois de uma competição acirrada, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) selecionou os vencedores da etapa “Campeões”, primeira do 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro. As três categorias foram: Cereja Descascado, Natural e Fermentação Induzida. Os grandes vencedores, que conquistaram o primeiro lugar nas respectivas categorias, foram os produtores Luciano Rodrigues Carneiro, José Augusto Guimarães e Deyvid Oliveira Leandro.
—Os produtores trouxeram cafés especiais com notas delicadas, exóticas e acidez brilhantes com finalizações diferentes. É uma diversidade de sabores que só o Brasil e a nossa região conseguem oferecer —afirma Sandra Moraes, gerente de Cafés Especiais da Expocacer.
Este ano, a cooperativa atingiu a marca de 214 amostras de café recebidas para o concurso, um recorde em comparação às edições anteriores. A etapa “Campeões by Expocacer” faz parte de uma das fases da competição, da qual também participam outras cinco cooperativas do Sistema RCM. Esta fase teve início na primeira semana de outubro e se estende até 14 de novembro. Nessa etapa, serão revelados os vencedores de cada cooperativa, que avançarão para a etapa Regional. Serão premiados produtores do primeiro ao terceiro lugar para cada uma das categorias, tendo como competidores os melhores cafés finalistas de cada cooperativa.
Para Simão Pedro de Lima, diretor -superintendente da Expocacer, a qualidade dos cafés brasileiros e da região está mais evidente a cada ano. —Nesta safra, mapeamos mais de 1.200 sacas de café dos nossos produtores com notas acima de 90 pontos na tabela SCAA. A premiação vem para reconhecer o trabalho de excelência dos produtores, e o concurso representa o coroamento da safra. Todos os cafés foram muito bem avaliados e por isso ficamos gratificados em participar com o cooperado desse momento tão importante— afirma o diretor -superintendente.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer e premiar os melhores cafés dos 55 municípios que compõem a Região do Cerrado Mineiro, valorizando o trabalho dos cafeicultores na produção de cafés de alta qualidade. A final do concurso está agendada para 30 de novembro, em Uberlândia (MG).
Vencedores.: Categoria Cereja Descascado: 1° lugar – Luciano Rodrigues Carneiro | 2° lugar – Elesandra Beloni | 3° lugar – Cláudio Nasser.
Categoria Natural: 1° lugar – José Augusto Guimarães | 2° lugar – Amanda Elizandre Galheri Bontempo | 3° lugar – Maria Soraia Guimarães.
Fermentação Induzida: 1º Lugar: Deyvid Oliveira Leandro | 2º Lugar: Virgínia Helena Crivelenti Ferrero dos Santos e Outros | 3º Lugar: Joelma Cristina Oliveira Ferreira.
Expocacer —Criada em 1993 e situada em Patrocínio/MG, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região. A infraestrutura da cooperativa contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos 680 produtores, com exportação para mais de 30 países, nos 5 continentes.