VIA: Programa de Educação e Conscientização sobre Segurança no Trânsito nas escolas acontece pelo segundo ano no Brasil. Programa está sendo implementado no país pela TotalEnergies com apoio da ONG Junior Achievement.
A TotalEnergies realiza, pelo segundo ano consecutivo no Brasil, o Programa Global de Educação em Segurança Viária para uma Nova Geração, conhecido como VIA. Entre agosto e outubro, alunos da rede pública de sete cidades brasileiras, em três estados, participarão de ações educativas através de uma metodologia inovadora de aprendizagem implantada, desde 2019, em mais de 25 países e que visa conscientizar os jovens sobre comportamentos relacionados a riscos de acidentes em vias e estradas. A previsão é alcançar cerca de quatro mil alunos brasileiros, do oitavo e novo anos do Ensino Fundamental até o primeiro ano do Ensino Médio.
Mundialmente, mais de 100 mil alunos já participaram da iniciativa, recebendo uma média de oito horas de treinamento estruturado em educação para o trânsito. No Brasil, o programa está sendo implementado com apoio da organização não governamental Junior Achievement.
Para Charles Fernandes, Country Chair da TotalEnergies no Brasil, o projeto está alinhado com a pauta ESG da companhia e o seu compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. —A TotalEnergies está comprometida com a mobilidade segura e esta é uma das nossas áreas prioritárias nas iniciativas de responsabilidade social que realizamos em todo o mundo. Com o VIA, estamos trilhando um caminho de educação e conscientização para os condutores do amanhã— destaca.
Brenda Santos, diretora de Operações da Junior Achievement Brasil, segue a mesma linha. —Nós sempre apoiaremos iniciativas que construam uma sociedade mais igualitária e segura. O Programa VIA caminha nesse sentido, com toda a solidez e credibilidade que a TotalEnergies leva nas iniciativas que participa. Somente chamando a atenção para mais educação no trânsito conseguiremos reduzir números que são trágicos sobre as estradas brasileiras— completa Brenda.
A importância de iniciativas que incentivem a segurança no trânsito —Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que o Brasil é, atualmente, o terceiro país com mais mortes causadas por acidentes de trânsito no mundo. E os números da faixa etária de zero a 19 anos sobressaltam nesta estatística. Entre 2011 a 2020, foram contabilizadas 38.656 mortes de crianças e adolescentes por acidentes de trânsito, de acordo com o Ministério da Saúde.
O programa: o VIA — Programa Global de Educação em Segurança Viária para uma Nova Geração — foi criado pelas Fundações Corporativas da TotalEnergies e Michelin com o apoio da Parceria Global para Segurança no Trânsito (GRSP — Global Road Safety Partnership), a organização de segurança viária sediada na Federação Internacional da Cruz Vermelha (IFRC).
A metodologia do programa inclui vídeos, jogos e outros materiais pedagógicos, que trabalham quatro competências-chave juntos aos estudantes: Competência de risco, cujo intuito é alertar sobre riscos potenciais no trânsito, orientando como agir e reagir de forma segura para minimizar os riscos em estradas e vias; Competência de Mobilidade Segura, que destaca regras de trânsito e noções práticas de segurança viária; Habilidades de transporte, com objetivo de conscientizar os alunos sobre comportamentos de risco no trânsito, tanto para pedestres, quanto para condutores de diferentes meios de transporte (bicicleta, transporte público etc.); e Competência social para estimular a atenção com o outro durante a viagem; ensinando como estabelecer comunicação com outras pessoas no trânsito. Em 2023, o objetivo principal do programa é preparar os jovens a se tornarem embaixadores da mobilidade segura em suas escolas e disseminarem o que aprenderam com famílias e amigos.
Ao final do programa, os alunos participarão de uma competição nacional que envolve criar, de forma lúdica, pôsteres em grupos com soluções para a pergunta: “como o caminho para a escola pode ser mais seguro?”.
. Programa: VIA, Programa Global de Educação em Segurança Viária para uma Nova Geração, de setembro a novembro de 2023, para escolas da rede pública (oitavo e novo anos do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio) em 7sete cidades brasileiras, de três estados: Vitória (ES), Guarulhos (SP), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ) e Duque de Caxias (RJ).