azimut-ia

12/10/2023

Azimut faz parceria com o Google para trazer IA a bordo

A Azimut iniciou sua temporada náutica 2023-2024 revelando detalhes de uma nova colaboração com o Google Cloud e a empresa de mídia digital Reply, que traz recursos de IA a bordo de seus iates.

A Azimut afirma ter criado um aplicativo proprietário que aproveita o gerenciamento e análise de dados do Google Cloud e os recursos de fala para texto incluídos em sua solução Vertex AI, para combinar o gerenciamento de barcos e a funcionalidade de casa inteligente pela primeira vez. Esses recursos permitem que capitães e proprietários interajam com o iate por meio de comandos de voz ou acessem o sistema remotamente.

A versão beta, instalada a bordo do Magellano 60 para testes, controla os sistemas de entretenimento, iluminação e climatização, além dos eletrodomésticos. Também exibe informações atualizadas do computador principal, permitindo o monitoramento de água e combustível em tempo real e apoiando a otimização da gestão de recursos. Além disso, câmeras de segurança podem ser instaladas e integradas para monitorar remotamente o iate.

—Estamos entusiasmados em apoiar Azimut em seu caminho de transformação digital, aproveitando as soluções de inteligência artificial do Google Cloud para ajudá-los a fornecer aos seus clientes uma melhor experiência a bordo e desenvolver novos padrões de inovação em seu setor—afirma Fabio Fregi, gerente nacional do Google Cloud na Itália.

—O principal desafio foi integrar o mundo digital com a engenharia física, que é o nosso forte. A partir desta união, com o apoio da tecnologia Google Cloud, foi criado o app com todas as funcionalidades que podem ser posteriormente implementadas— acrescenta Tatiana Rizzante, CEO da Reply.

—Atualmente, estamos combinando o componente IoT (Internet das Coisas) com IA para construir uma inteligência conversacional avançada que pode ser consultada para obter informações sobre um domínio de conhecimento específico, como manuais técnicos a bordo—conclui. | MIN