Para fornecer nova sinalização às Linhas 1 e 2 de Belo Horizonte (MG). Alstom implementará sistema com operação automática (ATO). Acordo prevê instalação de 48 novos equipamentos de bordo (ATC) para 24 novos trens e adequação dos atuais que operam na Linha 1.
A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, assinou contrato com o Metrô BH, empresa do Grupo Comporte, para fornecer novo sistema de sinalização e Centro de Controle Operacional (CCO) para a Linha 1 e sua extensão e para a nova Linha 2 do metrô de Belo Horizonte (MG).
Como parte do acordo, a Alstom implementará um sistema ATO (Operação Automática de Trem) com uma nova sinalização e equipamentos de bordo de última geração. Os novos sistemas permitirão ao Metrô BH oferecer um serviço mais eficiente desde o início da operação da futura Linha 2.
O ATO fornece um sistema mais seguro, eficiente e confiável para os operadores. Esta tecnologia garante que os trens parem nos pontos certos e que as portas abram e fechem em intervalos definidos. Além disso, serão instalados 48 sistemas de Controle Automático de Trens (ATC) para equipar 24 novos trens que serão adquiridos futuramente, além da modernização dos trens existentes que operam na Linha 1.
—Esse contrato celebra uma transformação significativa na mobilidade urbana da cidade. Por meio da implementação de tecnologia de sinalização de ponta e do aprimoramento do Centro de Controle Operacional, estamos redefinindo os padrões de excelência no setor em Belo Horizonte. A introdução pioneira do sistema ATO sublinha nosso compromisso em trazer inovação e aprimoramento tangível para a experiência do transporte na capital mineira— diz Michel Boccaccio, presidente da Alstom no Brasil e diretor-geral para América Latina.
Como parte da preparação para implantação do sistema ATO, a Alstom instalará sinalização em 28,1 km da Linha 1 no trecho Eldorado-Vilarinho, já existente, além de uma futura extensão que incluirá a estação Novo Eldorado, com mais 1,6km de extensão de linha permanente. Adicionalmente, o pátio São Gabriel será modernizado, proporcionando maior eficiência às operações e manutenção. A conclusão do projeto de sinalização da Linha 1, incluindo a extensão até a estação Novo Eldorado, está prevista para 2026.
A Linha 2 terá uma extensão total de 10,5 quilômetros de sinalização com sete estações que se estenderão de Nova Suíça ao Barreiro. Até 2027, as obras da linha 2, incluindo a estação Barreiro, estarão concluídas. O contrato de concessão prevê que até 2028 este trecho estará em operação. Quando as duas linhas estiverem concluídas, serão aproximadamente 40 quilômetros de sinalização da Alstom no metrô de Belo Horizonte e estima-se que mais de 260 mil passageiros serão beneficiados.
Metrô BH – Grupo Comporte: o Grupo Comporte foi fundando em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, e atua no mercado de transportes há mais de 70 anos, sendo hoje um dos maiores operadores de mobilidade do Brasil. No setor ferroviário, o Grupo tem expertise no VLT que liga Santos a São Vicente (SP) que é comandado pela BR Mobilidade.
O metrô de Belo Horizonte foi leiloado à iniciativa privada na Bolsa de Valores de São Paulo em dezembro de 2022. O Grupo Comporte arrematou o serviço com um lance de R$ 25,75 milhões. Em março de 2023 o contrato de concessão foi assinado e a empresa Metrô BH, pertencente ao grupo Comporte, é responsável por administrar o sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte, modernizar e ampliar a Linha 1, implantar a Linha 2 e operar todo o sistema nos próximos 30 anos.
Com a assinatura do contrato de sinalização, o Grupo Comporte passa a ser um novo cliente de mobilidade da Alstom no Brasil.
Alstom Brasil — Presente no Brasil desde 1955, a Alstom tem participado ativamente no desenvolvimento da infraestrutura e da mobilidade no país, promovendo progresso social e respeitando o meio ambiente. Líder em mobilidade ferroviária no mercado brasileiro, a empresa também é a maior em base instalada de sinalização na América Latina, com mais de 6000 km de linhas sinalizadas e mais de dois mil equipamentos de bordo em operação.
A Alstom promove a mobilidade por meio de todas as linhas de produto do transporte ferroviário, entregues às principais operadoras de passageiros no Brasil, como em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Brasília (DF). A produção de material rodante e os sistemas de controle e sinalização, responsáveis pela movimentação segura dos trens, também estão presentes no desenvolvimento de projetos de mobilidade para outros países na América Latina e ao redor do mundo, como Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Romênia e Taiwan.
Alstom — A Alstom se compromete em contribuir para um futuro de baixo carbono, desenvolvendo e promovendo soluções de transporte inovadoras e sustentáveis nas quais as pessoas disfrutem viajando. De trens de alta velocidade, metrôs, monotrilhos, VLTs a sistemas turnkey, serviços, infraestrutura, sinalização e mobilidade digital, a Alstom oferece a seus diversos clientes o mais amplo portfólio do setor. Com presença em 63 países e uma base de talentos de mais de 80.000 pessoas de 175 nacionalidades, a empresa concentra suas capacidades de design, inovação e gerenciamento de projetos onde as soluções de mobilidade são mais necessárias. A Alstom, listada publicamente na França, gerou receitas de € 16,5 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2023.