gebruder-solar

07/10/2023

Gebrüder Weiss envia um caminhão movido a energia solar para o vulcão mais alto do mundo

A empresa de logística é parceira oficial da Peak Evolution Team. Juntos, eles querem levar um caminhão movido a energia solar a uma altitude de 6.893 metros, o que seria um recorde mundial.

Zurique/Lauterach — vulcão mais alto do mundo, uma equipe tentando chegar ao cume usando um caminhão elétrico movido a energia solar, uma tentativa de bater o recorde mundial: estes são os componentes essenciais de um projeto de alto nível que é prestes a começar nos Andes chilenos. Os três homens suíços que formam a Peak Evolution Team querem conquistar o cume de Ojos del Salado utilizando o seu caminhão movido a energia solar desenvolvido especificamente para este fim. Com 6.893 m de altura, é o vulcão ativo mais alto do planeta. Como principal patrocinador e parceiro logístico da equipe, Gebrüder Weiss dará uma contribuição considerável para o sucesso do projeto. A empresa de logística acaba de despachar o sofisticado veículo e todos os equipamentos de expedição ao Chile por frete marítimo. O próximo destino após a sua chegada será Ojos del Salado. Se a equipe chegar ao cume, este será um novo recorde mundial. Nunca antes um veículo subiu tão alto.

—Devido à sua capacidade de carga útil limitada, este veículo movido a energia solar ainda não pode substituir um caminhão convencional, mas mostra uma direção completamente nova na qual seremos capazes de avançar com acionamentos alternativos no futuro —afirma Frank Haas, diretor Corporativo Estratégia de marca e comunicações na Gebrüder Weiss. O veículo multifuncional movido a energia solar tem mais capacidade de tração do que um semi-caminhão médio de 40 toneladas e pode ser usado especialmente em terrenos acidentados. A Gebrüder Weiss já patrocinou vários projetos deste tipo. —Sendo a empresa de logística mais antiga do mundo, sentimo-nos empenhados em ajudar a moldar o futuro da mobilidade — explica Frank Haas os motivos por detrás desta cooperação.

Durante quase quatro anos, os três desenvolvedores suíços, David Pröschel, Patrik e David Koller, têm trabalhado para colocar em prática o caminhão multifuncional. Ao embarcar numa expedição a um local onde nenhum veículo alguma vez chegou, pretendem provar a eficiência de tecnologias de propulsão alternativas. —Nosso veículo permite realizar até as mais exigentes tarefas de transporte, seja na mineração ou na construção de usinas solares de grande altitude, de forma ambientalmente compatível e economicamente eficiente. Desenvolvido —diz Patrik Koller, chefe de finanças e co-desenvolvedor da equipe Peak Evolution. —Na Gebrüder Weiss, ganhámos um parceiro que partilha a nossa visão de mobilidade sustentável e, como empresa de transporte internacional, também poderá beneficiar dela em termos práticos no futuro—.

O transporte exige conhecimentos abrangentes e flexibilidade: como os veículos movidos a eletricidade são considerados mercadorias perigosas, os especialistas da empresa de transporte internacional desenvolveram um piso duplo para contentores que protege o equipamento da expedição e permite desligar a bateria. Além disso, uma extensa documentação deve atender aos rígidos requisitos de segurança e alfandegários durante a navegação e no país de destino.

A ousada missão será acompanhada por uma equipe de documentário liderada pelo premiado cineasta suíço Claudio von Planta.