Com boa utilização de analíticos de vídeo. Soluções unificadas e abertas oferecem muito mais do que proteção ao patrimônio de cibersegurança, ajudam na gestão de pessoas, logística de produtos e tomada de decisões em situações críticas.
O varejo está passando por uma grande transformação e tem investido intensamente para garantir uma jornada de consumo mais interessante e segura aos consumidores. Embora a redução de estoques e a prevenção de perdas sempre tenham estado em foco, um recente Estudo de Varejo nos EUA em 2022 constatou que os incidentes gerados pelo crime organizado naquele país aumentaram 26,5% e agora é considerado um problema de 100 bilhões de dólares.
No Brasil, o retorno dos clientes às lojas varejistas resultou em um aumento nas perdas. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, houve um aumento de 6,5% nos roubos a estabelecimentos comerciais e um crescimento de 11% nos assaltos a instituições financeiras. Diante dessa realidade, torna-se crucial que as empresas invistam de forma assertiva em sistemas de segurança eletrônica. Além disso, a crescente preferência dos consumidores por compras on-line está desafiando os varejistas físicos a buscar novas estratégias para competir.
Diante deste contexto, os varejistas podem ter na combinação de analíticos de vídeo com um sistema de gestão de decisão colaborativo um grande aliado para maximizar a eficiência das equipes e criar lojas mais seguras, oferecendo experiências de compra mais satisfatórias e obtendo resultados melhores em termos de vendas e rentabilidade”, diz José Rodrigues da Silva Neto, gerente de Vendas para verticais de Varejo e Finanças.
Desafios operacionais e de prevenção de perdas — As equipes de prevenção de perdas estão enfrentando desafios significativos. No cotidiano, elas fazem uso de tecnologias avançadas para identificar furtos e roubos, permitindo uma resposta ágil a essas ocorrências. Essa detecção precoce não só reduz as perdas, mas, o que é ainda mais crucial, garante a segurança de colaboradores e consumidores
Eles também monitoram edifícios, áreas de armazenamento seguras e perímetros de centros de distribuição para evitar intrusões. Isso abrange desde lojas de varejo e áreas de estoque internas até grandes centros de distribuição, onde produtos entram e saem frequentemente. Ao mesmo tempo, alguns profissionais supervisionam a sede corporativa, os escritórios regionais e outros edifícios administrativos, lidando com necessidades e desafios distintos. Embora a segurança e a prevenção de perdas sejam cruciais para os negócios, garantir uma experiência de compra tranquila e agradável para os clientes é igualmente importante.
Durante os horários de pico nas lojas, a ocupação pode rapidamente atingir níveis máximos, levando a tempos de espera mais longos nas filas dos caixas. Identificar quando os níveis de ocupação estão aumentando permite que os gerentes tomem medidas proativas, como a abertura de mais caixas registradoras, para evitar furtos e melhor atender aos clientes. Segundo o executivo da Genetec, as diversas soluções com analíticos de vídeo permite aos varejistas a melhor detectar comportamentos suspeitos, rastrear veículos relacionados a grupos de crime organizado e até mesmo entender as preferências dos compradores.
— Estas ferramentas podem também ajudar as equipes de prevenção de perdas, operações e gerenciamento a coletar informações valiosas que podem ser usadas para aumentar a segurança, melhorar os layouts das lojas, os tempos de espera e incentivar os clientes a comprarem mais— afirma Rodrigues Neto. Os principais benefícios dos analíticos de vídeo, que estão incluídos, por exemplo, no Genetec Security Center 5.11, uma plataforma unificada e aberta:
Melhor experiência de compra —ao usar analíticos de vídeo, como estimativa de público ou contagem de pessoas é possível otimizar as operações e a experiência do cliente. Isso porque ao monitorar o número de pessoas que entram e saem de uma loja percebe-se os horários e dias mais movimentados, viabilizando o remanejamento para que horários de pico tenham mais colaboradores com o intuito de ajudar as pessoas a entrarem e saírem da loja com mais facilidade, tornando a experiência de compra mais agradável e eficiente.
Proteção de perímetro e áreas restritas – é possível detectar quando um indivíduo ou objeto entra em uma área restrita ou tenta violar um determinado perímetro, programando o envio de alertas em tempo real para a equipe de segurança, para que possam agir.
Tecnologia de reconhecimento automático de placas de veículos (ALPR) — pode ser usada em armazéns de distribuição para garantir que só veículos com entrega ou horários de retirada programados possam entrar na propriedade. Isso funciona como outra camada de segurança do perímetro, além de incluir vantagens operacionais, com o fato das equipes de logística poderem usar esses dados para otimizar os cronogramas para minimizar atrasos nas docas do armazém e acompanhar os fornecedores que podem não ser sempre pontuais.
Controle direcional em armazéns — os analíticos de fluxo direcional podem rastrear e monitorar o movimento de empilhadeiras e garantir que estejam indo para as áreas ou direções corretas. Isso pode ajudar a melhorar a eficiência do depósito, reduzindo o tempo gasto. Ajudam também a detectar possíveis riscos de segurança, como colisões ou obstáculos capazes de impedir o movimento de empilhadeiras nos armazéns.
Detecção de veículos em estacionamentos de varejo – podem otimizar o uso dos estacionamentos e garantir que as pessoas continuem entrando e saindo rapidamente, além de emitir notificações aos gestores, quando veículos param em áreas inconvenientes e congestionam o tráfego, bem como sobre a presença de veículos procurados ou suspeitos. Isto porque, ao acionar alertas para os gestores das lojas ou da segurança, eles podem investigar, verificando com o cliente se ele precisa de assistência.
—Outra vantagem é investir em um sistema de gerenciamento de decisões associado às soluções analíticas de vídeo, o que possibilitará que a equipe de segurança filtre as interferências e se concentre em incidentes que precisam de ação imediata. O Genetec Mission Control™, por exemplo, é um sistema colaborativo de gerenciamento de decisões, que oferece aos operadores novos níveis de inteligência situacional, visualização e recursos completos de gestão de incidentes. Esta solução analisa automaticamente todos os dados e alarmes nos sistemas operacionais e de segurança da empresa e, em seguida, aponta para seus operadores as situações mais urgentes —explica Neto.
De acordo com o executivo da Genetec, o Mission Control reduz o estresse do operador e o capacita a lidar com qualquer incidente com facilidade e confiança, por melhorar a consciência geral da situação, com a emissão de um alarme com todas as informações associadas a analíticos de vídeo, câmeras próximas, pontos de intrusão e portas, para que possam ver rapidamente o que está acontecendo. —Dessa forma, caso identifiquem uma ameaça real em andamento, serão guiados por procedimentos de resposta dinâmicos, agindo rapidamente e em conformidade com as políticas da empresa. Uma resposta rápida às ameaças de segurança é essencial para mitigar riscos tanto para clientes quanto para colaboradores —destaca o gerente.
O Genetec Mission Control pode ser configurado para gerar alertas quando determinados níveis de ocupação ou congestionamento são alcançados, permitindo também a comunicação com os clientes sobre eventos futuros, tempos de espera ou ofertas especiais com um simples clique. Outra consideração crucial para os varejistas é a escolha de fornecedores de soluções que valorizem a privacidade e a implementem de maneira rigorosa. Privacidade por Design no desenvolvimento de suas soluções é essencial para assegurar que os dados pessoais estejam sempre seguros e protegidos. Isso ajuda a manter a confiança do cliente e o compliance com as leis de privacidade.