Corpus Christi, TX, EUA — O Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA (USACE) concedeu o quarto e último contrato do Projeto de Melhoria do Canal de Navios do Porto de Corpus Christi (CIP) à Callan Marine, Ltd., sinalizando a conclusão de uma infraestrutura nacional iniciativa que tornará o canal de navios a via navegável mais melhorada ao longo da Costa do Golfo dos EUA, do Texas à Flórida.
—A conclusão deste projeto histórico deve-se em grande parte à confluência de vários fatores-chave, incluindo: a diligência dos nossos amigos do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA; o compromisso de priorizar esta infraestrutura crítica por parte de nossa delegação federal e da Administração; e a crescente demanda por infraestrutura gerada por nossos clientes do Porto de Corpus Christi— disse Kent Britton, CEO do Porto de Corpus Christi .
O projeto de quase US$ 681,6 milhões é financiado conjuntamente pelo governo federal e pelo Porto de Corpus Christi, com a parcela final do financiamento do projeto alocada pelo Congresso na Lei de Dotações Consolidadas de 2023. Essa alocação de US$ 157,3 milhões será usada para o encerramento final do projeto de o CIP. Um grande empreendimento entre a USACE, o Porto de Corpus Christi e empresas marítimas privadas, o CIP rendeu mais de 40 milhões de metros cúbicos de material dragado que será utilizado na construção de locais de uso benéfico para a vida selvagem e controlo da erosão.
—Nosso trabalho e parceria com o Porto de Corpus Christi — um dos maiores portos dos EUA — é vital para manter o motor econômico do Texas e da nação — disse o coronel Rhett Blackmon, Comandante Distrital do USACE Galveston . —Estou especialmente orgulhoso de que mais de 90% do novo material dragado de trabalho neste contrato permaneça dentro do sistema, através do nosso programa de uso benéfico—.
Quando o Porto de Corpus Christi foi inaugurado em 1926, quatro anos depois de ter sido criado pelos eleitores como Distrito de Navegação nº 1 do Condado de Nueces, o Canal de Navios de Corpus Christi foi dragado a uma profundidade de 25 pés e uma largura de 200 pés. Desde então, o canal foi ampliado várias vezes, com o CIP aumentando essa profundidade para 54 pés de maré baixa média (MLLW) e uma nova largura de 530 pés, com plataformas de barcaças adicionais também sendo construídas.
Em 1990, o Congresso autorizou um estudo para determinar a viabilidade de expansão do Canal de Navios Corpus Christi por meio do alargamento e aprofundamento da hidrovia. Em 2017, o projeto avançou para construção. A primeira fase foi concluída em fevereiro de 2020, enquanto a Fase 2 foi concluída em julho deste ano. A terceira fase deverá ser concluída em 2023, com conclusão da fase final estimada para o início de 2025.
—Meus colegas comissários do Porto de Corpus Christi e eu somos gratos a todos que defenderam este projeto crítico nos últimos 30 anos —disse Charles W. Zahn, Jr., presidente da Comissão do Porto de Corpus Christi . —Este é realmente um grande progresso, não apenas para o Porto de Corpus Christi, mas para toda a região da Curva Costeira, devido às oportunidades que trará para a prosperidade e o crescimento econômico futuros—.