A Coty entrou com um pedido de dupla cotação das suas ações na Bolsa de Valores de Paris, informou no dia 25 de setembro (segunda-feira) a empresa matriz dos cosméticos CoverGirl, que procura captar o interesse de investidores europeus.
—Os investidores europeus têm uma compreensão muito boa do luxo e há muito tempo que têm um forte interesse no investimento da Coty —explicou na terça-feira de manhã durante uma teleconferência Laurent Mercier, diretor financeiro da Coty, lembrando que o grupo americano realiza um terço das suas vendas na Europa e que 20 das suas marcas são de origem europeia.
A empresa declarou ter lançado uma oferta global de 33 milhões de ações e que planeja usar os recursos da oferta para reduzir a sua dívida. BNP Paribas, Crédit Agricole, Citigroup e Santander atuaram como gestores conjuntos da cotação. A operação deve situar-se entre 300 e 350 milhões de euros.
Em maio, a fabricante de cosméticos e perfumes, fundada em Paris em 1904, disse que iria explorar a possibilidade de uma dupla cotação na capital francesa, à medida que procura expandir-se na região europeia, que é casa de muitas empresas de luxo, incluindo a LVMH e a L’Oréal.
Na semana passada, a Coty elevou a sua previsão de receitas anuais graças aos preços mais altos e a uma forte demanda, especialmente por produtos do segmento premium, que inclui maquiagem e fragrâncias de marcas como Hugo Boss, Gucci e Burberry.
A empresa se beneficiou do boom pós-pandemia dos produtos de beleza, com os clientes se apresentando com pequenos artigos de luxos, como perfumes e cosméticos, apesar da inflação galopante ter reduzido os gastos com bens de consumo básicos em todo o mundo.
Em julho, Sue Nabi, CEO da Coty, disse que a empresa estava explorando a possibilidade de uma cotação em Paris por acreditar que havia muitos investidores na Europa interessados em investir na empresa. A Coty gera aproximadamente 45% das suas vendas líquidas anuais na Europa, Oriente Médio e África.
Perfil — Coty, fundada em Paris em 1904 é uma das maiores empresas de beleza do mundo. Com portfólio de marcas consagradas em fragrâncias, maquiagens e esmaltes, cuidados com pele e corpo, a empresa atende clientes em todo o mundo e está presente em cerca de 125 países. A Coty e as suas marcas estimulam o empoderamento das pessoas para que se expressem livremente, criando suas próprias visões de beleza; além de serem comprometidas em fomentar positivo impacto no planeta.
No Brasil, o Grupo Coty atua com marcas globais do portfólio da companhia, como no segmento de fragrâncias, maquiagem e facecare. E possui como diferencial várias marcas locais, entre as quais Monange, Risqué, Bozzano, Paixão e Cenoura & Bronze. No País, a operação conta com aproximadamente 2,3 mil funcionários alocados em suas empresas, localizadas no Estado de São Paulo (área de Pesquisa e Desenvolvimento e sede administrativa); e no Estado de Goiás (fábrica Savoy e o principal centro de distribuição). | F&A.