Unidade de Estância Velha/RS foi certificada no nível Ouro.
Tradicional indústria de calçados de segurança, a Conforto teve sua unidade de Estância Velha/RS certificada pelo Origem Sustentável na manhã de hoje (29). A cerimônia, que contou com a presença da diretoria da empresa e colaboradores, além do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) Haroldo Ferreira, aconteceu na sede da empresa.
Certificada no nível Ouro, o que significa mais de 60% dos 104 indicadores do programa Origem Sustentável atingidos, a indústria gaúcha traz a sustentabilidade no seu DNA. Desde sua fundação, em 1985, as práticas ESG são uma realidade na indústria. O presidente da Conforto, João Altair dos Santos, destaca o orgulho da empresa com o reconhecimento do único programa de certificação ESG para a cadeia produtiva do calçado no mundo. —O Origem Sustentável é um reconhecimento do esforço de toda uma equipe envolvida no processo para organização e registro do que já fazíamos aqui na empresa há muito tempo. Esperamos conseguir transmitir a importância da certificação para todo o mercado, criando valor significativo para a nossa cadeia coureiro-calçadista —avalia o empresário.
Referência internacional —Ferreira destaca que o Origem Sustentável é um programa único no planeta e já é referência internacional. —Recentemente estivemos na Micam Milano, na Itália, e conversando com entidades representativas internacionais de players reconhecidos mundialmente, percebemos o quanto estamos adiantados na questão de ESG. É um orgulho e uma responsabilidade no sentido de que precisamos sempre ampliar o escopo do programa e trazer cada vez mais competitividade para a indústria nacional por meio do diferencial de sustentabilidade —comenta o dirigente.
Ambiental —São muitas as ações da Conforto que chamaram a atenção dos auditores do Origem Sustentável. Entre os destaques, está um processo para logística reversa realizado junto com fornecedores, pelo qual envia novamente para a origem latas, embalagens, baldes, bombonas, entre outros produtos; a gestão de resíduos industriais; a geração de energia limpa; as ações sociais; os benefícios aos colaboradores; entre outros.
Em 2022, conforme Relatório de Sustentabilidade da empresa, foram geradas mais de 277 toneladas de resíduos industriais (aparas de couros, tambores de metal, resíduos de poliuretano, resíduos têxteis, papelão etc). Sem enviar nada para aterros sanitários, a empresa reportou que 44,7% dos resíduos foram reciclados e 53% enviados para coprocessamento. O restante dos materiais foram reutilizados.
No ano passado, a Conforto também deu um passo importante ao elaborar o seu primeiro inventário de gases de efeito estufa com escopos definidos pelo GHC Protocol – conjunto de padrões internacionais para mensurar, gerenciar e relatar as emissões de gases de efeito estufa associadas às atividades humanas. Em 2022, conforme relatório, as atividades da empresa geraram a emissão de 173,5 toneladas. A partir do resultado, a empresa traçou a meta de reduzir em 50% as emissões totais até 2030.
Outra preocupação da Conforto é com a energia elétrica. Contando com painéis solares instalados na unidade matriz de Estância Velha, a empresa reporta que 64% do total da energia utilizada no ano passado foi proveniente da fonte renovável.
Social — Na dimensão social, a Conforto se destaca pela forte atuação comunitária e junto aos seus colaboradores, que têm plano de saúde, atendimentos médicos na empresa, vale transporte, auxílio creche e refeições em refeitórios próprios.
Exemplo da atuação da empresa foi dado durante as enchentes provocadas pelos ciclones que atingiram o Rio Grande do Sul, principalmente na região do Vale do Taquari. Na oportunidade, a Conforto emprestou caminhão para distribuir doações às comunidades atingidas. Regularmente, a empresa também apoia causas sociais, patrocina confraternizações locais, realiza doações para o Hospital de Estância Velha, de cestas básicas para a população carente, entre outras.
Fornecedores — Consciente de que não é o suficiente ter uma produção sustentável e socialmente justa se os seus fornecedores não seguirem o exemplo, a Conforto estabeleceu uma meta arrojada para garantir a continuidade da sua jornada sustentável. Até 2025, 50% dos fornecedores regulares e terceirizados deverão ser certificados pelo Origem Sustentável. Já até 2030, a meta é que 100% deles estejam adequados ao programa.
A empresa — Com uma produção de cinco mil pares de calçados de segurança e 800 pares de luvas diariamente, a Conforto é uma das mais tradicionais indústrias do segmento. No total, a empresa emprega cerca de 400 colaboradores.
Origem Sustentável —Criado pela Abicalçados em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias são Diamante (+80% dos indicadores alcançados), Ouro (+60%), Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV.