Com 300 toneladas e capacidade de lavagem de polpa marrom de celulose de 6.200 adt/dia, as prensas TwinRoll Press Forward 2288 foram transportadas por via marítima da Suécia ao Rio Grande do Sul, e, em terra, até o Projeto BioCMPC, em Guaíba.
A multinacional finlandesa, desenvolvedora e fornecedora de tecnologias, sistemas de automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, alcançou um marco importante na engenharia global ao planejar, coordenar e executar a fabricação, transporte e montagem das duas maiores prensas de lavagem de polpa marrom do mundo para produção de celulose.
As 600 toneladas foram divididas em 55 partes que percorreram um trajeto de 330 km até a unidade da CMPC na cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul, para compor o maior projeto de modernização e sustentabilidade da história do Estado, o BioCMPC.
Os rolos das máquinas, que possuem largura e altura maiores e cargas não convencionais de 85 toneladas cada, seguiram um trajeto ainda mais extenso, totalizando aproximadamente 650 km, com transporte feito por uma carreta especial conhecida como linha de eixo. Esse percurso foi feito em tempo recorde de 48 horas para cada rolo. Prévia à logística terrestre, as prensas tiveram que ser preparadas para o transporte marítimo, sendo desmontadas em seções gerenciáveis, carregadas em um navio e devidamente protegidas para a viagem pelo Oceano Atlântico, a qual teve a duração de 28 e 48 dias, respectivamente, partindo do Porto de Sundsvall, na Suécia, até o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
As prensas TwinRoll Press Forward 2288 foram projetadas e criadas ao longo de quatro anos e representam a maior entrega já realizada pela multinacional finlandesa ao Projeto BioCMPC. Essas novas prensas farão parte do projeto de modernização da CMPC, elevando a produção de celulose de eucalipto de 4.750 adt para 6.200 adt, na unidade de Guaíba, no Brasil.
O transporte da maior prensa de lavagem do mundo é um processo complexo e desafiador, que requer planejamento, coordenação e experiência. “A TRPF 2288 é tão grande e pesada que tivemos que encontrar uma solução alternativa de transporte. Decidimos transportá-la diretamente de Sundsvall para o cliente em um navio fretado. Nunca fizemos isso para um equipamento antes, o que torna esse tipo de desafio logístico realmente interessante de se trabalhar”, complementa o responsável pela logística de projetos e da linha de negócios de Celulose e Energia da Valmet, Jenny Sjöberg.
—O BioCMPC é um projeto naturalmente desafiador. Ele foi desenvolvido com o objetivo de modernizar e tornar a unidade ainda mais sustentável, além de reduzir drasticamente os níveis de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Foram contempladas 31 iniciativas de melhorias relacionadas à implantação de novos equipamentos de controles ambientais e o repotenciamento de sistemas já existentes. Por isso tudo, procuramos parceiros que entendessem a dimensão do BioCMPC, tivessem a competência técnica necessária para executar as obras e ainda estivessem dispostos a se reinventar para atender as nossas especificações. Encontramos tudo isso na Valmet e estamos muito felizes com todas as entregas realizadas por eles— ressalta o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.
—O transporte terrestre foi outro enorme desafio que exigiu programação, planejamento e licenças específicas. Ainda nos deparamos com alguns contratempos logísticos e temporais, como a chegada de um ciclone extratropical na região Sul do país que atrasou nosso carregamento. De qualquer forma, a entrega e montagem foram um sucesso, contamos com parceiros logísticos incríveis e conseguimos entregar todas as peças e rolos dentro do prazo acordado —complementa o supervisor de Planejamento, Logística e Entrega da Valmet, Cesar Augusto Hein.
O equipamento desembarcou na unidade de Guaíba, para o Projeto BioCMPC, e a Valmet está responsável pela remontagem do equipamento, bem como comissionamento e testes para assegurar o funcionamento da prensa junto com a partida do projeto.