Para a gestão mais segura e prática do dinheiro em espécie. Dados apontam que pagamento com papel-moeda segue em crescimento no Brasil. Empresas do varejo buscam por soluções que agregam valor ao negócio de forma sustentável.
A utilização do dinheiro físico como meio de pagamento segue em expansão no Brasil, de acordo com informações recentes do Banco Central (BC). Em apenas dois anos, a circulação de cédulas aumentou em 21%, alcançando R$ 340 bilhões em 2021, ante R$ 280 bilhões em 2019. Ainda de acordo com avaliações da autarquia, o dinheiro segue sendo a base da economia e não deve haver erradicação completa do formato físico. Além disso, no segundo trimestre, o dinheiro físico ocupou o terceiro lugar entre os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores, atrás do cartão de crédito e do Pix, conforme dados da Opinion Box, empresa de pesquisa de opinião.
—Gestão de dinheiro envolve confiança em primeiro lugar, uma questão enfrentada por qualquer comércio. Precisamos decidir cuidadosamente o funcionário responsável pelo manuseio e fechamento de caixa, por exemplo. Para lidar com a situação de uma maneira mais segura, optamos em adotar a utilização de um cofre inteligente— afirma Leonardo, proprietário da drogaria Vera Cruz, rede que atua há mais de 35 anos no varejo farmacêutico e conta com mais de dez unidades na capital paulista. —Com o cofre inteligente, conseguimos reduzir o risco de fraude, já que a solução faz a contagem e verificação automática de notas. Além disso, o depósito do valor na conta bancária é realizado no dia seguinte, o que traz mais agilidade no fluxo —completa.
Com a alta circulação de dinheiro, demais segmentos do comércio como supermercados e postos de gasolina precisam lidar de forma eficaz com o armazenamento das cédulas recebidas, além de evitar possíveis fraudes e insegurança. —Quando adotamos o Cash Today, identificamos mais, praticidade e segurança para a gestão financeira do estabelecimento, já que tudo é feito de maneira online e o dinheiro fica automaticamente disponível na conta no mesmo dia —diz Daniela, supervisora de frente de caixa da rede de supermercados Nagumo, rede inaugurada na década 1970 e que possui de mais de 50 lojas localizadas em 15 cidades brasileiras.
Já a Rede de Postos de Combustível Triunfo, destaca como diferencial a eficiência do serviço e a rápida resolução de problemas —Já recebi suporte em menos de quinze minutos e por meio do cofre inteligente é possível agilizar o pagamento de contas do dia a dia, já que nem sempre temos o montante necessário de maneira física”, comenta Islayne, representante da rede.
Outro exemplo de comércio onde a gestão de numerários por meio de um cofre inteligente é extremamente útil são as lotéricas, onde há grande circulação de dinheiro físico para realização do pagamento de apostas de jogos e de boletos. Apenas no Brasil, são cerca de 13 mil pontos de lotéricas, —O cofre inteligente traz diversas facilidades, como versatilidade na coleta do dinheiro e geração de relatórios automáticos que auxiliam o planejamento administrativo, tudo isso trouxe agilidade para nossa operação do dia a dia —informa o Sr. Luiz, proprietário da Casa Lotérica Gasparzinho, localizada na cidade de Santos, litoral paulista.
Os modelos de cofre inteligente da Prosegur Cash —O Cash Today é um cofre inteligente customizado com a mais alta tecnologia que permite guardar e aferir o dinheiro com segurança para todo tamanho e tipo de negócio. A solução é instalada no estabelecimento do cliente e possibilita o depósito do numerário recebido durante todo o expediente comercial, validando as cédulas inseridas e fazendo a contabilidade de todo o movimento. Uma vez depositada a nota, o risco sobre estes valores passa a ser integralmente da Prosegur. A coleta do numerário depositado é feita pela própria Prosegur, em datas e horários pré-estabelecidos, de acordo com a necessidade do cliente ou quando o cofre estiver próximo de ficar cheio. São seis opções disponíveis atualmente no mercado: . Plus — Ideal para estabelecimentos com fluxo de numerário intenso. O modelo possibilita a leitura de até 350 cédulas por minuto e o armazenamento de 7.500 cédulas, reduzindo o tempo com fechamentos e conferências de caixa;
. Smart — Desenvolvido com uma leitora automática um pouco mais lenta – 90 cédulas por minutos, mas com alta capacidade de armazenagem, aceitando até 6.000 cédulas, este modelo também atende varejistas com alto fluxo de numerário;
. Reciclador— Combina as funcionalidades de cash-in e cash-out, permitindo ao comerciante utilizar o numerário depositado, proporcionando mais flexibilidade no controle do fluxo de caixa, no início e ao final do expediente. Tem leitura de até 350 cédulas por minuto e capacidade de armazenamento de até três mil cédulas;
. Mini — Modelo compacto, ideal para pequenos espaços com leitor de até 90 cédulas por minuto e armazenamento de até três mil cédulas. Conta com sistema de gestão integrado e monitoramento remoto, agilizando os movimentos contábeis do negócio;
. Fit —Lançado este ano com integração completa via APP Prosegur, além da capacidade de armazenamento para 3.000 cédulas, validadora de cédulas suspeitas e possibilidade de cadastro de múltiplos usuários em dois níveis diferentes para maior controle das informações.
. Micro— Modelo Slim, com capacidade de armazenamento para 1.200 cédulas. Possui tela touchscreen, impressora e validadora de cédulas automática. Ideal para estabelecimentos com fluxo menos intenso de dinheiro.
Outra novidade lançada em 2023 é o cofre multicliente, desenvolvido especialmente para os bancos, que agora passam a disponibilizar a seus clientes varejistas mais um serviço para auxiliar a gestão financeira do dinheiro em espécie que circula no comércio.
Prosegur Cash — A Prosegur Cash é uma empresa referência no segmento de logística de valores e gestão de numerário e pertence ao Grupo Prosegur. A companhia tem presença em mais de 20 países e cerca de 45 mil funcionários. Em 2022, a Prosegur Cash obteve uma receita de 1.872 milhões de euros. Além disso, articula seu compromisso social trabalhando em 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nas quais considera que pode gerar um impacto positivo.
A Prosegur Cash faz parte do The Climate Pledge, uma aliança internacional cujos membros se comprometeram a gerar zero emissões líquidas de carbono até 2040. A companhia está listada nas bolsas de valores espanholas sob o indicador Cash.