Jochen Goller é nomeado para o Board. Reithofer: “O BMW Group fortaleceu sua posição de liderança competitiva sob Oliver Zipse”. Jochen Goller sucede Pieter Nota como membro do Conselho para Clientes, Marcas e Vendas.Conselho de Administração agradece a Nota pelo grande comprometimento e impulsos importantes.
O Conselho de Administração da BMW AG estendeu hoje o contrato de Oliver Zipse como Presidente do Conselho de Administração até 2026. Zipse é membro do Conselho de Administração desde 2015 e presidente do Conselho desde agosto de 2019. Durante seu mandato, o BMW Group expandiu significativamente sua gama de veículos elétricos e hoje oferece modelos totalmente elétricos em quase todos os seus principais segmentos. Além disso, foi iniciado o desenvolvimento do Neue Klasse como a próxima geração de modelos, com produção a partir de 2025.
— Oliver Zipse conduziu a empresa com muito sucesso nos últimos anos em um ambiente extremamente volátil. Em uma fase de crises globais e profunda transformação, o BMW Group não apenas alcançou resultados robustos e confiáveis sob sua liderança, mas também fortaleceu de forma sustentável sua posição de liderança na competição global. Com o Neue Klasse, o BMW Group está no caminho certo para expandir ainda mais essa posição— disse Norbert Reithofer, chairman do Conselho da BMW AG.
— A boa cooperação entre o Conselho de Administração e a Comissão de Fábrica continuará com a renomeação de Oliver Zipse. Estou convencido de que continuaremos a tomar decisões construtivas em conjunto e, portanto, estou olhando positivamente para o futuro— disse Martin Kimmich, chairman do Conselho Geral de Trabalhadores da BMW AG.
Em sua reunião de hoje, o Conselho Fiscal também nomeou Jochen Goller para o Conselho de Administração da BMW AG. Ele sucederá Pieter Nota e assumirá a responsabilidade pela divisão de Clientes, Marcas e Vendas em 1º de novembro de 2023. Nota assumiu a divisão em 2018 e desempenhou um papel fundamental na aceleração significativa das vendas de modelos totalmente elétricos nos últimos anos e na digitalização sistemática da interface com o cliente. Além disso, ele aprimorou o portfólio de marcas do BMW Group com as marcas BMW, MINI e Rolls-Royce e desenvolveu ainda mais a organização internacional de vendas em direção a um modelo de vendas sustentável e centrado no cliente. Desde que assumiu o cargo, o BMW Group aumentou significativamente sua participação no mercado global e alcançou um recorde de vendas em 2019, com mais de 2,5 milhões de veículos. Em 2023, sob sua liderança, as vendas do BMW Group estão a caminho de mais uma vez atingir ou até mesmo exceder esse nível pré-corona.
—O Conselho de Administração gostaria de agradecer a Pieter Nota por seu grande comprometimento e, em particular, pelos importantes impulsos que ele trouxe para a organização de vendas com sua ampla experiência fora da indústria automotiva —disse Reithofer. —Com Jochen Goller, estamos nomeando um gerente de vendas com experiência internacional para o Conselho de Administração e um especialista comprovado na China, que conhece o maior mercado do BMW Group como ninguém—.
Jochen Goller está no BMW Group desde 1999 e passou mais de dez anos na empresa no Reino Unido e na China em várias funções, também entre marcas. Desde 2018, ele vem gerenciando com muito sucesso as atividades na região da China. Durante esse tempo, o BMW Group conseguiu assumir uma participação majoritária em sua joint venture local BMW Brilliance Automotive. Anteriormente, Goller também foi responsável pela marca MINI.