Em um estande conjunto, as empresas vão apresentar soluções de descarbonização e energia solar limpa para veículos elétricos entre outras novidades.
A Brasol, empresa com capital Siemens, participará do Veículo Elétrico Latino-Americano, evento de eletromobilidade que ocorre no Expo Center Norte entre 05 e 07 de outubro(quinta a sábado), como expositora e patrocinadora. Durante o evento a Brasol fará demonstração do serviço customizado de carregamento para veículos elétricos e geração de energia solar limpa na modalidade “Charging as a Service” (CaaS). E junto com a Siemens, líder em tecnologia com propósito, vão apresentar três modelos de carregadores para carros elétricos – Sicharge UC, Sicharge D e VersiCharge.
No mesmo estande, estará a Siemens, líder em tecnologia com propósito.
Juntas, as companhias buscam oportunidades para construir infraestruturas inteligentes em um futuro no qual o percentual de carros elétricos cresça cada dia mais, contribuindo para os esforços globais pela descarbonização do planeta. —Vamos aproveitar nossa participação no evento para apresentar as soluções inovadoras de ‘Charging as a Service‘ (CaaS) voltadas ao mercado de veículos elétricos. Nesta modalidade, oferecemos um serviço para atender clientes comerciais e industriais. No CaaS, a Brasol é responsável por 100% do investimento, que contempla toda infraestrutura de carregamento. Assim, viabilizamos projetos de mobilidade elétrica favorecendo a transição energética com sustentabilidade— afirma Ty Eldridge, CEO da Brasol.
— Entregamos a solução completa, que engloba conceito inicial, projeto, implementação no cliente dos painéis de média e baixa tensão e instalação dos carregadores — diz William Pereira, VP da Siemens Smart Infrastructure Brasil.
A linha de carregadores para veículos elétricos da Siemens tem facilidade de manuseio, eficiência e custo-benefício a longo prazo, pois é mais barato do que o uso do combustível fóssil. Hoje, estão sendo comercializados três modelos no país. O primeiro carregador é o Sicharge UC, solução de carregamento flexível e robusta para garagens eletrificadas de veículos pesados, como caminhões e ônibus. A solução tem faixa de potência de 100 a 800kW e várias opções de conectividade, além de ser compacto e fácil de instalar.
O segundo é o carregador ultrarrápido para espaços públicos (como rodovias), o Sicharge D, com potências entre 160kW e 300kW. O diferencial é o cabo, que suporta 400 amperes de pico. Isso significa um carregamento real em 150kW para diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no Brasil. O principal benefício é a possibilidade de realizar a recarga de 20% a 80% da bateria em cerca de 20 minutos, tornando a conveniência de uso muito próxima a de um veículo a combustão, que faz o abastecimento em poucos minutos. Seu design levou um dos prêmios mais importantes do mundo: o iF Design Awards 2023.
Os carregadores Sicharge D têm uma alocação dinâmica de potência que considera a capacidade dos veículos elétricos e assegura um tempo de carga otimizado, atendendo à demanda das pessoas por agilidade. A solução também pode ser expandida com mais dois pontos de carregamento rápidos (DC) para carregar até cinco carros simultaneamente. Por fim, a tela sensível ao toque de 24” permite uma fácil integração de conteúdos de marketing personalizados.
O terceiro carregador é o VersiCharge de 7kW e 22kW. Esse modelo já está em operação desde 2022 nas localidades da companhia em São Paulo e Jundiaí para carregamento de veículos elétricos da frota da companhia e agora chega ao mercado de residências, empresas e estacionamentos.
A instalação do VersiCharge, com design elegante, é simples. O usuário também irá dispor de controle para monitoramento e relatórios, gestão integrada de cabos e indicadores LED fáceis de entender. Além disso, a solução pode ser instalada em colunas ou na parede e a potência pode ser ajustada de acordo com necessidades regionais. Os usuários do produto poderão realizar o download do aplicativo móvel Sifinity Go, disponível para plataformas Android e iOS. Com esse software, é possível monitorar completamente até dez carregadores.
Atualmente, a Siemens tem trabalhado em projetos para desenvolvimento do conceito de Megacharge, carregamento em até 3.2MW de potência para veículos pesados. Uma tecnologia inovadora que irá habilitar o uso em aplicações de longa distância. A companhia também está desenvolvendo, em conjunto com a Witricity, soluções sem fio, de maneira a aumentar consideravelmente a conveniência do processo para o usuário final.
Modelo de negócio conjunto — Ainda sobre possibilidades de carregamento, um modelo de negócio inovador une a Siemens e a Brasol: um serviço para veículos elétricos e geração de energia solar limpa na modalidade “Charging as a Service” (CaaS). Com ele, o cliente do setor industrial ou comercial é isento da compra e do gerenciamento dos equipamentos, que ficam sob a responsabilidade da Brasol durante o período de contratação.
Para 2030, pesquisas indicam que a frota de veículos PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle, veículo elétrico plugável) e BEV (Battery Electric Vehicle, veículo elétrico a bateria) vai aumentar 160 vezes. Segundo estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG), empresa de consultoria global, saltaremos de atuais 31.064 unidades para 507.000. Além disso, a pesquisa prevê a necessidade de investimentos de R$14 bilhões no mercado de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos até 2035.
. Veículo Elétrico Latino-Americano, de 05 a 07 de outubr, na Expo Center Norte, Avenida Otto Baumgart, 1000, Vila Guilherme, São Paulo (SP). | https://shre.ink/nxmm