A Inteligência Artificial (IA) representa uma revolução conceitual que está redefinindo a forma como as empresas operam e geram receita a partir da possibilidade de interação com clientes de diferentes portes. Esse avanço se deve à capacidade da IA de processar vastas quantidades de dados, revelando insights valiosos, identificando padrões, tendências e relacionamentos ocultos.
Nesse contexto, a primeira e mais evidente transformação causada pela IA é a melhoria significativa da experiência do cliente. Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, as empresas podem analisar o comportamento, as preferências e as necessidades individuais dos clientes.
Essa atividade possibilita que as organizações ofereçam recomendações altamente personalizadas, incentivando compras mais assertivas e, consequentemente, aumentando a fidelidade do cliente. Além disso, a IA também pode automatizar consistentemente o atendimento, fornecendo respostas rápidas e precisas, melhorando a satisfação de quem procura os serviços da empresa.
Outro ponto crucial no processamento de dados inteligentes é o impulsionamento da eficiência operacional promovido pela IA. Esse recurso automatiza tarefas repetitivas e rotineiras, liberando recursos humanos para que as equipes possam se concentrar em atividades de mais valor. Como resultado, temos a melhoria da produtividade dos colaboradores, assim como a redução da quantidade de erros, o que se traduz em mais precisão aos processos de negócios.
Entre os exemplos mais significativos estão a automação de campanhas de marketing hiperpersonalizadas, a aceleração de tarefas contábeis e a geração automática de código. Além disso, a IA pode otimizar processos-chave, como a cadeia de suprimentos, reduzindo custos associados ao estoque – minimizando o risco de falta ou excesso de produtos, assim como agiliza as rotinas de transporte e de logística.
A reinvenção baseada na IA passa, fundamentalmente por dois fatores: a experiência aumentada com o uso dessa inteligência, se passando por um assistente, ou seja, um copiloto na viagem de consumo de um cliente ou usuário, e o seu uso para promover o valor real das empresas, isto é, a IA será uma alavanca para o aumento de receita e da base de clientes.
Estamos diante de uma mudança de era para empresas e indivíduos. Maximizar e reinventar com base na IA é essencial para qualquer empresa no mundo. A humanidade reconheceu a importância desta tecnologia e a adoção está crescendo exponencialmente. Essa transformação que estamos vivendo nos coloca num papel de protagonistas.
Abraçar essa evolução, escolher bons parceiros e desfrutar da jornada é fundamental para obter vantagem competitiva e alcançar crescimento sustentável no mercado digitalizado de hoje.
. Por: Diego Martins, vice-presidente de Inteligência Artificial Latam da Globant, empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras. | Globant —Somos uma empresa nativa digital, parceira de organizações que buscam a reinvenção e o alcance máximo de seu potencial. Somos o lugar onde a inovação, o design e a engenharia se encontram em escala. Passamos de 27.000 funcionários e estamos presentes em 25 países em 5 continentes, trabalhando para empresas como Google, Electronic Arts e Santander, entre outras. No Brasil, somos 1.200 colaboradores.
Fomos nomeados Líderes no IDC MarketScape: Worldwide AI Services 2023 Vendor Assessment doc #US49647023, May 2023) e Líder Mundial em Customer Experience Improvement Services 2020 Vendor Assessment (doc # US45658220 , September 2020). Também fomos apresentados como um estudo de caso de negócios em Harvard, MIT e Stanford. Somos membros ativos da Green Software Foundation (GSF) e do Cybersecurity Tech Accord.