Um retorno à cidade após 11 anos é marcada pela comemoração do ‘Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo’, e a importância do segmento para geração de renda e empregos, portanto, grande motor da economia dos estados e do Brasil. Ocasião, em que também conclamaram a urgência de revitalizar o Projeto da Lei do Turismo (PL 1829/2019).
O ‘Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo’, comemorado no dia 27 de setembro (quarta-feira), ganhou uma comemoração à altura. Na manhã reuniu cerca de quatro mil pessoas, entre elas, políticos, autoridades, entidades de turismo, personalidades e convidados, se reuniram para a cerimônia de abertura da 50ª edição da ABAV Expo. Após 11 anos, a maior feira do setor de turismo da América Latina retorna ao Rio de Janeiro com uma solenidade cheia de momentos marcantes.
Compuseram o palco Celso Sabino, ministro do Turismo, Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, deputado federal Romero Rodrigues, presidente da Comissão de turismo da Câmara dos deputados, Gustavo Tutuca, secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, prefeito da Cidade do Rio de Janeiro e Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional, Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomercio RJ.
Também estiveram no local Alexandre Sampaio, diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC_, representando o presidente José Roberto Tadros, Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Fabricio Amaral, presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabiano Camargo, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), Luiz Strauss, Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro(ABAV/RJ), Ana Carolina Medeiros, vice-presidente Administrativo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Nacional e Patrícia Viana, representando o presidente do Sebrae, Décio Lima, o senador Carlos Portinho (PL/RJ), senador Flávio Bolsonaro(PL/RJ), também relator do Projeto da Lei do Turismo (PL 1829/2019), no Senado Federal.
Magda Nassar, primeira presidente mulher da ABAV Nacional, organizadora da 50a ABAV Expo, abriu a cerimônia dando boas-vindas aos presentes, salientou a importância do empoderamento feminino no setor do turismo. Na ocasião, ela também anunciou uma grande novidade.
—Sou a primeira mulher presidente dessa entidade. Nós somos o grande contingente de trabalho dessa indústria, mas não parece. Vamos mudar isso, afirmando a cada momento. Donas de si, aquelas que educam, aquelas que trabalham, as que são mães e as que não querem ser. As que são trans, as que são cis. Aquelas que sabem quem são, aquelas que não se calam, são mulheres diversas, unidas em movimento, mulheres que não tem medo de errar, que se perdem pelo caminho, mas não param, nós somos diferentes, mas estamos juntas. Parabéns a cada um de vocês Abavianos que nunca deixaram a coletividade à deriva. Parabéns pra todos nós. Os presentes e os não presentes. Parabéns pelo nosso dia. Dia Mundial do Turismo. Esse ano a gente tem mais uma grande novidade que me orgulho muito. No dia 28 (quinta-feira) às 18 horas no Pavilhão 3 eu vou estar anunciando os nossos próximos dois destinos—.
Antônio Florencio Queiroz, presidente da Fecomércio RJ, agradeceu o empenho e o trabalho realizado por Magda Nassar, e também de todos os empresários de Turismo do Rio de Janeiro. —Vocês merecem os nossos elogios. Registro que, assim como a ABAV Expo, o quadro de colaboradores da Fecomércio também é composto por mulheres, em sua maioria. Saúdo a presença de todos os políticos, empresários e os agentes de viagem. Temos que honrar a importância da sociedade civil organizada e representá-la, cuidando de seus anseios. O Rio de Janeiro é a maior mola propulsora de turismo do País. A Fecomércio também aposta na educação e na cultura para tornar nossa sociedade mais justa—.
Assim como o presidente da Fecomércio, Alexandre Sampaio, presidente da CNC, também cumprimentou Magda Nassar e todos os convidados do evento, como políticos, autoridades e entidades de turismo. Em seguida ele deu uma declaração rápida sobre a importância do alinhamento entre turismo e comércio. —Temos que pensar, sempre, que turismo e comércio andam juntos e, por isso, a edição deste ano da ABAV Expo precisa debater temas ligados aos dois setores—.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, é fundamental restaurar a imagem e o turismo da cidade do Rio de Janeiro. —Hoje, dia 27 de setembro, é dia de todos os profissionais de turismo. Parabéns a todos que fazem parte desta categoria, afinal de contas quem faz os turistas chegarem aos parques e aos pontos turísticos são vocês. Queremos que o mundo conheça o Rio de Janeiro, essa indústria é tão importante que representa 8% do PIB brasileiro—. Freixo ainda pontuou ao ministro de portos e aeroportos, Sílvio Costa Filho, que — revitalizar o Projeto da Lei do Turismo (PL 1829/2019) , é uma ação urgente.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, falou da importância de todos os agentes de viagem do país. Ele ainda fez coro com Freixo sobre valorizar o quanto antes o Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão). —Estou profundamente feliz pela volta da ABAV Expo, o evento retorna depois de 11 anos e isso é muito gratificante. O Rio de Janeiro fica honrado em sediar a ABAV. Temos identidade própria, mas queremos responder aos anseios de todos os brasileiros no que diz respeito ao turismo”. Paes também informou a Magda Nassar que poderá patrocinar a próxima edição da ABAV Expo 2024, investindo 30 milhões de reais. A presidente da ABAV anunciará amanhã quais serão os dois estados brasileiros que vão sediar a ABAV Expo, edições 2024 e 2025. Eduardo Paes disse que está na torcida pela Cidade Maravilhosa.
Quem também está torcendo para o Rio de Janeiro sediar a próxima edição da ABAV Expo é a secretária de Turismo do Rio – Setur, Daniela Maia. —A cidade do Rio de Janeiro quer sediar a feira da ABAV de 2024 e o prefeito Eduardo Paes, durante a abertura, já garantiu a verba de 30 milhões de reais para conquistar essa escolha da cidade-sede, que se dará amanhã. Estamos na torcida—.
Marcelo Castro Gustavo Tutuca, secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro comemorou o retorno da ABAV Expo ao Rio de Janeiro, trazendo mais empregabilidade e debates importantes para a sociedade. —Vivemos um momento importante neste setor, que emprega muitas pessoas e durante esses três dias vamos debater várias questões, como Tax free e reforma fiscal. Temos que oferecer bons produtos para os turistas de nosso país—. O secretário terminou sua fala dizendo que as autoridades políticas e os empresários precisam rever a política de preços das passagens aéreas. Segundo ele, as tarifas devem ser mais acessíveis a todos os brasileiros.
Muito citado durante a cerimônia de abertura, Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos falou da importância do turismo para a economia do Brasil e os desafios que precisam ser superados. —O turismo representa mais de oito por cento do PIB. Nós temos um grande potencial a ser perseguido, que por exemplo, Portugal representa dezoito por cento do PIB. A Espanha representa quatorze por cento do PIB e se tem uma indústria limpa, é a indústria do turismo. A cada quatro turistas que chegam no estado nós estamos falando em um emprego que é gerado—.
Lançamento do “Programa Conheça o Brasil Realiza” —Um dos momentos mais aguardados foi o lançamento do “Programa Conheça o Brasil Realiza”, uma parceria do Ministério do Turismo com o Banco do Brasil, que trará crédito facilitado em condições especiais na compra de pacotes e outros serviços turísticos.
Após assinar o acordo, Tarciana Paula Gomes Medeiros, presidenta do Banco do Brasil falou sobre a importância da iniciativa. —A gente vai fomentar os potenciais de cada localidade do turismo nacional. Temos a satisfação de celebrar o lançamento da linha ‘BB Crédito Realiza’, em parceria com o governo federal, com o intuito de potencializar toda a cadeia de valor, apoiando o ecossistema do turismo brasileiro—.
Celso Sabino, ministro do turismo, foi além e citou a geração de renda para o brasileiro. —Quero falar aqui sobre a geração de renda democrática para a população. Emprego de qualidade, porque é fato que a construção civil é quem mais emprega no Brasil. Mas depois da construção civil vem o turismo. Será através do turismo que esse país vai descobrir um novo pré-sal para gerar emprego na veia e democratizado para todo o país e pra todas as camadas da sociedade—.
Palestra com o cofundador da Apple, Steve Wozniak — O Sesc RJ e Senac RJ ofereceram aos associados da ABAV Nacional, convidados, imprensa, entre outros uma palestra com o cofundador da Apple, Steve Wozniak. A atração internacional veio ao Brasil trazida pelo Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ). Em um bate-papo com o apresentador Pedro Andrade, do programa Pedro pelo Mundo, Steve, que nunca tinha vindo ao Rio de Janeiro, brincou sobre o calor da Cidade Maravilhosa e falou sobre o futuro da computação.
—Até hoje, nunca construímos um computador que tenha tanto quanto um cérebro antigo, em minha opinião. O cérebro humano é muito diferente. Por um tempo, eu estava falando sobre computadores que vão ficar inteligentes como os humanos, eles vão ter sensações e emoções. Vão olhar o seu rosto e entender o que você está pensando. Nos nossos treinamentos, 80% a 90% deles são feitos de computador em computador, porque quando você coloca um humano lento no loop, você perde dinheiro. A economia precisa ganhar—disse. A palestra contou com tradução simultânea através de um aplicativo exclusivo.
ABAV Nacional —A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, possui crescente força política e sua base é composta por mais de DUAS mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.
A entidade tem entre seus objetivos difundir a educação através do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), com promoção de cursos, palestras, estudos e na gestão e curadoria da área educacional da ABAV Expo, a ABAV Talks. Globalmente, a ABAV Nacional integra a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é co-fundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).
ABAV Expo — A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino-americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 50ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o Sebrae, realizada em junho de 2021.
Em 2021, retornou à sua característica itinerante, foi o primeiro grande evento teste seguindo os protocolos sanitários pós vacinação da covid-19 e aconteceu em Fortaleza. Arrecadou R$ 5,24 milhões de receita para a capital cearense. Com uma permanência média de 3,6 dias, cada visitante deixou na cidade R$ 693,26/dia em gastos com hospedagem (34,1%), compras (27,5%), alimentação (16,9%), entretenimento (11,7%) e transporte (9,8%). De acordo com o relatório produzido pelo Observatório de Turismo, os gastos com o fluxo turístico apresentaram impacto estimado em R$ 7,1 milhões na produção da economia de Fortaleza.
Em 2022, o evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os indicadores econômicos, segundo a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, por meio da Empetur e com o apoio do Observatório do Turismo, demonstram que a rede hoteleira no Grande Recife (Recife/Olinda e Jaboatão dos Guararapes) teve uma ocupação média de 88,52%. O fluxo de hóspedes nos hotéis foi de 26.017 turistas, com uma estadia média de 4,5 dias e valor médio de R$2.199,36. A receita turística bruta no período foi de R$84,5 milhões. | www.abavexpo.com.br, redes sociais e YouTube.
. Para acompanhar o evento, cliquem no banner da ABAV Expo ao lado deste Canal Turismo de Negócios.