Dois deles envolvem a ferrovia, única no sul do Brasil com conexão direta em área alfandegada.
Em julho e agosto de 2023, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) alcançou três marcos de produtividade. O primeiro aconteceu em 28 de julho, quando a TCP registrou 5 encostes (processo de descarga e carregamento de trens) na ferrovia em um mesmo dia. A média do terminal é de 4 encostes diários.
No mês seguinte, outros dois recordes foram alcançados, sendo um deles, novamente, no setor ferroviário: em agosto, 9.364 contêineres passaram pela ferrovia. O recorde anterior de movimentação havia acontecido em agosto de 2022 e foi de 8.902 contêineres (crescimento de 5%).
O terceiro marco registrado pelo terminal foi de gate (local de entrada e saída de caminhões). No mês passado, 44.427 contêineres passaram pelos portões da TCP, 1.075 a mais que no último recorde em maio deste ano. O gerente de planejamento de operações, Felipe de França, explica que —os aumentos sucessivos de produtividade registrados neste último ano vêm na esteira dos investimentos que o terminal realiza. Um deles foi a instalação de uma nova balança ferroviária dinâmica, que possibilita a pesagem de vagões ou composições ferroviárias em movimento—.
Outro investimento que a TCP concluiu foi a eletrificação dos RTGs (guindastes de pórtico com pneus de borracha) usados para descarregar os trens. A conversão visa reforçar a confiabilidade e a disponibilidade do equipamento, diminuindo seu a manutenção em 90%, além de promover uma redução de 95% nas emissões de CO2.
Até o fim de 2023, a TCP deve aplicar 370 milhões de reais em obras de infraestrutura, como na ampliação em 43% do pátio reefer, – usado para armazenar contêineres com controle de temperatura — passando de 3.572 tomadas para 5.126 disponíveis, sendo a maior área reefer entre terminais brasileiros. Também foi construída uma subestação de energia própria, para sustentar a expansão energética do terminal, que é considerado o maior corredor de exportação de carne de frango congelada do mundo.
Recorde de cinco encostes —No dia 28 de julho, foram movimentados 808 TEUs (20 pés de comprimento de contêiner) pela ferrovia, sendo que 49,25% do volume que chegou à TCP foi de proteína animal congelada com destino ao Marrocos, Espanha e Inglaterra. A carga também se destaca no cenário macro: entre janeiro e julho de 2023, aproximadamente 62% dos carregamentos que chegaram de trem à TCP foram de carne congelada. Neste período, foram movimentados 116.042 TEUs por meio da ferrovia, 5.180 a mais do que o registrado no ano passado.
— O Terminal de Contêineres de Paranaguá é o único do sul do Brasil a possuir conexão direta do modal ferroviário com a zona alfandegada, garantindo para seus clientes mais agilidade, segurança e uma redução de até 30% nos custos em relação ao modal rodoviário —concluiu Felipe.
Executado em parceria com a Brado Logística, os ramais ferroviários conectam o terminal até as cidades paranaenses de Cascavel e Cambé, facilitando o escoamento da produção do estado, bem como de exportadores de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai.
—Somado aos investimentos projetados, esse recorde de 5 encostes nos dá boas amostras para o plano de ampliação de produção previsto para 2024— afirma Rafael Seijas, gerente-executivo de Planejamento da Brado. —Trabalhamos continuamente para oferecer soluções multimodais que atendam nossos clientes com eficiência e qualidade—.
Outra iniciativa que representa um diferencial logístico foi a conclusão, em setembro de 2021, do projeto intermodal KBT, feito sob medida para atender exclusivamente a empresa do setor de papel e celulose Klabin. O projeto consiste em conectar o terminal de contêineres ao lado da fábrica da Klabin em Ortigueira, Paraná, até o Terminal de Contêineres de Paranaguá por meio da ferrovia operada pela Brado. A TCP é responsável por gerenciar este terminal.
TCP — A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá e a TCP Log, instituição que fornece soluções logísticas completas para importadores e exportadores. Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), considerado o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China.
Brado Logística —A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Tem estrutura própria composta por 20 locomotivas, mais de cinco mil contêineres e 2,2 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementadas por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado de importação, exportação e mercado interno, a empresa preza pela excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focado na integração multimodal.