A Rolls-Royce (LSE: RR,. ADR: Rycey) firmou um acordo histórico com a inovadora empresa de energia Zero Petroleum para promover o desenvolvimento das soluções de energia e propulsão da empresa com combustíveis sintéticos livres de fósseis.
O novo acordo fará com que as duas partes colaborem para demonstrar motores Rolls-Royce para aviação, marinha e defesa com combustíveis sintéticos Zero ®.
Isto tem o potencial de incluir toda a gama de combustíveis sintéticos da Zero — gasolina, diesel e combustível de aviação — com dados recolhidos a partir de testes de motores utilizados para comprovar as credenciais necessárias para alcançar padrões internacionais de certificação de combustíveis. Os combustíveis sintéticos utilizados pela Rolls-Royce em testes de motores reduzirão diretamente as emissões de carbono associadas.
— A tecnologia de turbina a gás da Rolls-Royce é uma capacidade estratégica nacional crítica e o combustível sintético está no centro de como podemos continuar a apoiar o combatente na obtenção de vantagem militar. Zero está na vanguarda da indústria de combustíveis sintéticos e ficamos extremamente impressionados com seu rápido progresso no curto período de existência; estamos confiantes de que sua equipe pode continuar essa trajetória impressionante. Esperamos uma longa parceria entre a Rolls-Royce e a Zero para desenvolver e demonstrar o futuro da energia sustentável em nossa ampla gama de soluções complexas de energia e propulsão, à medida que deixamos a era dos combustíveis fósseis para trás— disse o vice-presidente sênior da Rolls-Royce para Defesa do Reino Unido, Dave Gordon.
— Estamos entusiasmados por trabalhar com uma das empresas de engenharia mais inovadoras e com visão de futuro do mundo, numa busca conjunta para acelerar a Transição Energética. O mundo enfrenta uma procura cada vez mais urgente por alternativas aos combustíveis fósseis e é vital que todas as empresas desenvolvam soluções para o conseguir. Não poderíamos considerar um parceiro de motores melhor do que a Rolls-Royce, com quem enfrentaríamos esse desafio de frente— afirmou o CEO da Zero, Paddy Lowe.
—Provamos as capacidades genuínas dos nossos combustíveis numa ampla variedade de veículos — incluindo uma aeronave ligeira, um supercarro e uma motosserra. À medida que avançamos para a certificação completa dos nossos combustíveis, estamos a começar a implementar a realização comercial destas demonstrações e pretendemos operar a nossa primeira unidade de produção em grande escala dentro de dois anos— concluiu Paddy Lowe.
Como líder global em soluções de sistemas de energia, a Rolls-Royce assume um papel fundamental para atender às oportunidades e desafios ambientais e sociais que o mundo enfrenta. Estamos determinados a utilizar a nossa posição, capacidades e conhecimentos para ajudar a criar um futuro resiliente, inclusivo e com emissões líquidas zero de carbono e acelerar a descarbonização dos setores que servimos.
Nosso acordo histórico com a Zero apoia a Rolls-Royce na construção de colaborações impactantes em todo o ecossistema, impulsiona a inovação de nossas tecnologias existentes e futuras e acelera a transição para o zero líquido na Defesa e além.