Barista superou 42 concorrentes na distinção de cafés por degustação às cegas, no menor tempo possível.
—Muito feliz por conquistar esse título, que é muito importante para minha carreira. Era um sonho participar e ainda mais conquistar o título entre grandes profissionais, grandes campeões”. Essa foi a sensação externada por Dionatan Antunes de Almeida, provador de café das Fazendas Caxambu e Aracaçu, de Três Pontas (MG), após a conquista do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), na sede da entidade, em Varginha (MG), entre 22 e 24 de setembro(sexta a domingo).
Na competição, 43 baristas foram avaliados quanto à habilidade de distinguir cafés por degustação às cegas, levando o menor tempo possível. Como campeão, Dionatan de Almeida será o representante brasileiro no Campeonato Mundial de Cup Tasters, que ocorrerá em abril de 2024, na Specialty Coffee Expo, em Chicago (EUA). A segunda colocação ficou com José Augusto Naves, da GN Trading Company, de Varginha, e a terceira com Edimilson Batista Generoso, da Microlotes Armazéns Gerais, também de Varginha.
—Foi uma honra ser campeão disputando com tantos campeões. O nível dos profissionais e dos cafés esteve muito alto. Quero agradecer demais a BSCA e a ApexBrasil por todo apoio, por toda estrutura que montaram aqui. Os campeonatos são muito importantes para os profissionais do barismo. A gente sabe da dificuldade de promover um campeonato como esse e, sem elas, nada disso teria acontecido. Estou muito feliz e muito grato. Agora é focar e me preparar para o mundial, pegando algumas dicas com nossos campeões para tentar trazer esse título para o Brasil— celebra Almeida.
O diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, destaca que o nível dos baristas brasileiros vem em uma crescente constante, refletindo a dedicação e os trabalhos de capacitação desses profissionais. —Os campeonatos brasileiros que realizamos é mais uma entre tantas ações de qualificação que realizamos em prol do aprimoramento desses profissionais, que nos enchem de orgulho com o amor e o afinco que entregam nesse caminho de evolução, o qual auxilia na melhoria da imagem dos cafés especiais do Brasil em todo o mundo— comenta.
O Campeonato Brasileiros de Cup Tasters é realizado pela BSCA e pela ApexBrasil como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”. A edição de 2023 teve o patrocínio do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG) e apoio da BUNN e da Associação Brasileira de Classificadores e Degustadores de Cafés (ABCD).
CAmpeonatos Brasileiros ee Barismo —Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.
Brazil. The Coffee Nation —O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é realizado pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.
Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
ApexBrasil — A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Internamente, há uma preocupação em fornecer aos colaboradores um ambiente organizacional igualitário e justo. Tal postura foi reconhecida com a certificação Great Place to Work, recebida em 2020.