Por que você precisa de investimentos em IA à medida que a corrida acelera.
O investimento de US$ 4 bilhões da Amazon num rival ChatGPT reforça a razão pela qual quase todos os investidores deveriam ter alguma exposição à inteligência artificial (IA) no seu mix de investimentos, afirma o CEO de uma das maiores organizações independentes de consultoria financeira, gestão de ativos e fintech do mundo.
Os comentários de Nigel Green, do deVere Group, ocorrem no momento em que a gigante do comércio eletrônico Amazon disse na segunda-feira que investirá US$ 4 bilhões na Anthropic e assumirá uma posição de propriedade minoritária. A Anthropic foi fundada por ex-executivos da OpenAI (a empresa por trás do ChatGPT) e lançou recentemente seu novo chatbot de IA chamado Claude 2.
—Este movimento destaca como o grande titã da tecnologia está intensificando sua rivalidade com outros gigantes Microsoft, Google e Nvidia no espaço de IA —diz ela.
— A corrida pela IA começou, com as grandes empresas de tecnologia correndo para liderar o desenvolvimento, implantação e utilização de tecnologias de inteligência artificial.
— A IA irá remodelar indústrias inteiras e estimular a inovação — e isto torna crucial que os investidores prestem atenção e explicam por que quase todos os investidores precisam de exposição a investimentos em IA nas suas carteiras—.
Embora pareça que o hype da IA está em toda parte agora, ainda estamos no início da era da IA. Os investidores, diz o CEO da deVere, devem agir agora para obterem a “vantagem antecipada”.
—Chegar cedo permite que os investidores estabeleçam uma vantagem competitiva sobre os retardatários. Podem garantir pontos de entrada favoráveis e preços de compra mais baixos, maximizando os seus lucros potenciais.
— Esta tecnologia tem o potencial de perturbar indústrias existentes ou criar indústrias inteiramente novas. É provável que os primeiros investidores beneficiem do crescimento exponencial que muitas vezes acompanha a adopção de tais tecnologias. À medida que estas inovações ganham força, as suas avaliações podem disparar, resultando em retornos significativos sobre o investimento —observa.
Embora a IA seja atualmente a grande história, os investidores devem, como sempre, permanecer diversificados entre classes de ativos, setores e regiões, a fim de maximizar os retornos por unidade de risco (volatilidade) incorridos.
A diversificação continua a ser a melhor ferramenta dos investidores para o sucesso financeiro a longo prazo. Como estratégia, está comprovado que reduz o risco, suaviza a volatilidade, explora diferentes condições de mercado, maximiza os retornos a longo prazo e protege contra eventos externos imprevistos.
Sobre o mais recente investimento da Amazon, Nigel Green conclui: —A IA não é apenas mais uma tendência tecnológica; é uma virada de jogo. Os investidores precisam prestar atenção e incluí-lo em seu mix—.
26/09/2023