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23/09/2023

MEI e Simples são conquistas, reforça campanha do Sebrae

Campanha, criada pela Nova, vai combater a desinformação e tirar dúvidas de microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas sobre Reforma Tributária.

Mudanças em tributos são sempre sensíveis e complexas. A discussão da Reforma Tributária no país contempla todos os elementos desse debate. De aspectos extremamente técnicos à desinformação nas redes sociais geraram projeções econômicas simulando os mais variados cenários de como impactará a vida das pessoas. O texto-base foi aprovado Câmara dos Deputados e, agora, será analisado pelo Senado Federal.

Visando levar informações objetivas e contextualizada para os microempreendedores individuais (MEI) e as micro e pequenas empresas, o Sebrae lança uma campanha nacional para explicar a importância de um sistema tributário mais justo. Criado pela agência Nova, utiliza personagens em salões de beleza, petshops, pastelaria e vendedores ambulantes para eliminar o “economês”.

“É natural que em um debate tão relevante para o país envolva os mais variados grupos produtivos e econômicos e todos manifestem suas ideias. O Sebrae quer dialogar com os microempreendedores e as micro e pequenas empresas de forma direta, de que o MEI e o Simples seguem firmes, e a reforma tributária vai trazer um sistema fiscal mais simples e mais justo”, diz Gleber Naime, Gerente de Comunicação do Sebrae.

O enxoval de comunicação conta com filmes para TV, anúncios em veículos impressos, spots para rádios e estratégia digital para redes sociais. Uma landing page especial (sebrae.com.br/reformatributaria) foi estruturada para tirar dúvidas dos pequenos empresários e esclarecer sobre fakenews relacionadas ao tema. Uma delas é que a reforma vai descaracterizar o MEI e o Simples Nacional e elevar a carga tributária dos microempreendedores.

O Sebrae defende que a simplificação de regras tributárias e a manutenção do Simples Nacional são relevantes para combater a desigualdade regional, promover o crescimento da renda familiar e ativar o consumo. As peças trazem a mensagem: “Se é bom para o pequeno negócio, o Sebrae tá junto”.

O modelo atual tributário brasileiro está estruturado em um sistema de imposto sobre imposto, com a incidência de, no mínimo, cinco tributos: PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. O projeto em discussão sugere a simplificação, mantendo o modelo do Simples e o MEI – usuais para comerciantes que se enquadram como microempreendedores individuais ou micro e pequenas empresas.

“A proposta da reforma ainda está em debate no Congresso Nacional, mas os pequenos negócios conseguiram a manutenção do Simples Nacional, o regime tributário exclusivo para micro e pequenas empresas, que respeita a regra constitucional do tratamento diferenciado e reduz os impostos e a burocracia”, diz o presidente do Sebrae, Décio Lima.

A campanha começa a ser veiculada em 20 de setembro. | Vídeo: https://shre.ink/nA2M

Agência: Nova | Cliente: Sebrae | Campanha: Reforma Tributária | Direção de Criação: Thomaz Munster | Direção de Arte: Adolfo Palhares | Redator: Marcio Freitas | Direção de Atendimento: Larissa Pereira | Atendimento Agência: Janaina Cavalcante / João Castro | Direção de Mídia: Estanley Cunha | Estratégia de Mídia: Fernanda Tonelli e Erica Castro | Planejamento: Lucas Garbulha | Produção gráfica: Ticiana Rocha | Produção digital: Jonathas Gomes | RTV: Carolina Martins | Produtora: Fragata Filmes | Direção de Cena: André Miranda | Direção de Fotografia: Marconii Andrade | Diretor de Arte: Tiago de Oliveira | Diretor de Atendimento: Paulo Cardoso | Direção de Produção: Jean Sutill | Produção Executiva: Liliane Eggert | Produtora de som: Lógico! | Atendimento: Letícia Almeida | Direção artística: Milton Miné | Produção musical: André Ribeiro | Finalização: Rafael Ghertman | Fotografia: Rudy Huhold | Tratamento de Imagens: Moreira Studio | Aprovação Cliente: Gleber Naime, Henrique Nabuco e Eduardo Duarte.