sustentabilidade-planeta

22/09/2023

Prêmio Firjan de Sustentabilidade revela os vencedores de 2023

Oito empresas fluminenses são as mais novas ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilidade, que neste ano contou com 59 projetos concorrentes. O anúncio oficial dos vencedores ocorreu no dia 19 de setembro (terça-feira), no primeiro dia do Rio Construção Summit, com a participação dos finalistas, do 1º vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano e do 2º vice-presidente, Carlos Erane de Aguiar. A solenidade contou ainda com palestra magna do economista e ambientalista Sergio Besserman Vianna, presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

—O propósito da Firjan é reconhecer publicamente ações bem-sucedidas desenvolvidas por empresas e instituições fluminenses. Queremos divulgar e motivar melhores práticas, que envolvam o aprimoramento dos processos produtivos industriais, projetos socioambientais e iniciativas de cunho sustentável— destaca Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da federação.

O Prêmio Firjan de Sustentabilidade reconhece as iniciativas que se destacam no estado do Rio em prol da sustentabilidade, que conciliam as atividades produtivas com a proteção ambiental, equilíbrio econômico e responsabilidade social. Desde 2013, o Prêmio recebeu 624 projetos, nas categorias “Água e Efluentes”; “Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”; “Mudanças Climáticas e Eficiência Energética”; “Resíduos Sólidos”, “Gestão de Impacto e Investimento Social”; e “Estratégias para Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Também participaram da cerimônia Carla Pinheiro, diretora da Firjan e presidente do Conselho Empresarial de Mulheres; Ricardo Guadagnin, presidente da Firjan Leste; Roberto Leverone, presidente da Firjan Caxias e Região; e José Magno Hoffmann, presidente da Firjan Noroeste.

Os projetos vencedores em cada categoria.: . Água e Efluentes – Projeto: Sistema de Tratamento e Reaproveitamento de Águas no Porto Sudeste do Brasil | Empresa: Porto Sudeste do Brasil.

. Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – Projeto: Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis | Empresa: Prefeitura de Niterói.

. Mudança do Clima e Eficiência Energética – Projeto: Por um planeta equilibrado: Reduzindo as Emissões de Gases de Efeito Estufa com Eficiência Energética | Empresa: SLB – Schlumberger.

. Resíduos Sólidos – Projeto Brick: inovação disruptiva para tratamento de resíduo cosmético | Empresa: L’Oréal Brasil Pesquisa e Inovação.

. Gestão de Impacto e Investimento Social -Projeto: Empreendimento Social Madre Frutos – Nutrição, Emprego, Empoderamento Feminino e Manejo Sustentável de Jaqueiras na Baixada Fluminense | Empresa: Madre Frutos.

. EStratégias para Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -Projeto: Impacta ODS | Empresa: Porto Sudeste do Brasil.

. Menção Honrosa -Projeto: Guanabara Verde | Empresa: OceanPact Serviços Marítimos.

. Menção Honrosa -Projeto: Programa Copapa +| Empresa: Copapa – Companhia Paduana de Papéis.

A próxima edição do Prêmio Firjan de Sustentabilidade tem previsão de lançamento para março de 2024.