acai-do-rao

21/09/2023

Grupo Rão investe em franquia de açaí com projeto de expansão

Holding apresenta açaí do Rão na Expo Franchising ABF Rio e projeta chegar 20 unidades até 2024.

Um dos principais players de alimentação no segmento de delivery do franchising nacional, com 22 marcas e mais de 200 operações distribuídas pelo país, o Grupo Rão apresenta sua mais nova marca na Expo Franchising ABF Rio (https://expofranchisingabf.rio.br), que acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, no Riocentro. A estratégia é apresentar aos interessados a operação simplificada do AÇAÍ DO RÃO: modelo voltado para shoppings e lojas de rua.

—Buscamos aumentar nossa participação no varejo. As marcas do Rão já são consolidadas e enxergamos o açaí com potencial muito forte no Rio. A rede tem alma carioca. Abrimos a primeira loja em Copacabana e a segunda está localizada no bairro do Flamengo. A expectativa é entrar em bairros estratégicos e inaugurar 20 unidades até o final do próximo ano — afirma o gerente de expansão do Rão Gustavo Bazzo.

O custo do investimento é a partir de R$ 160 mil, com faturamento médio mensal entre R$ 60 a R$ 80 mil. O prazo para retorno é de aproximadamente 24 meses. A expectativa é assinar 10 novos contratos durante a Feira.

Na loja, em um espaço em média de 30 m², o cliente pode escolher o açaí tradicional pequeno, médio, grande e grandão. E ainda acrescentar diversos toppings saudáveis, doces, crocantes, frutas, coberturas, chocolates e até mousses. Algumas opções: leite em pó; banana; granola; creme de avelã; farofa de amendoim; morango; mousse de maracujá, e aveia. —A ideia é priorizar a customização do produto e levar cada vez mais opção ao nosso consumidor— conclui Bazzo.

Expansão — A marca cresce em todo Brasil com o novo modelo de delivery multimarcas, que reúne mais de uma operação dark kitchen no mesmo espaço. O franqueado pode “montar seu negócio”, ou seja, compartilhar mais de uma cozinha das 22 marcas do Rão em um único espaço.

Atualmente, 95% das operações são franquias — a maioria, dark kitchens voltadas para o delivery. Com investimento inicial a partir de R$ 220 mil, o grupo pretende abrir mais 55 unidades até o final de 2023, ampliando ainda sua presença no exterior. A expansão internacional começa por Portugal, onde há uma dark kitchen da Pizza do Rão e três lojas do Sushi Rão em funcionamento na região de Lisboa. A previsão é abrir mais duas unidades de cada uma das duas marcas no país até o final do ano.

Mais sobre a marca — O Grupo Rão completou uma década em maio desse ano! O portfólio contempla 22 marcas orgânicas – que vão de culinárias japonesa e árabe, pizzaria, hamburgueria e grill à farmácia, conveniência e padaria — distribuídas em seis estados, 29 cidades e dois países. São mais de 200 operações e cerca de 300 mil pedidos por mês. Com números expressivos, a holding alcançou ao longo dos dez anos o status de maior grupo de delivery do país e um dos principais players do franchising nacional. A expectativa é um aumento de 30% na receita de 2023 em relação a 2022, atingindo faturamento de R$ 220 milhões.