O projeto é da Cria Brasil e mostra a agilidade de entrega da gigante do varejo nas comunidades.
Com o mote “Entregando sorrisos por todo o Brasil”, a Amazon, empresa fundada pelo bilionário Jeff Bezos, encontrou um parceiro estratégico e facilitador para produzir os vídeos da mais nova campanha de marketing da companhia no País: a Cria Brasil. A agência, que atua como um hub focado em comunicação, inovação, publicidade e tecnologia, especialmente para as periferias e favelas brasileiras, retrata em filme como superar desafios logísticos para tornar o serviço de entrega acessível a todos, independentemente de onde vivem. O filme é produzido em Paraisópolis e mostra a rotina dos moradores que passam a receber seus pedidos em casa.
A Cria Brasil, formada por profissionais que moram em Paraisópolis e em outras regiões periféricas, foi responsável pelo roteiro, produção, edição e recrutamento de pessoas para contracenar. Conseguiu traduzir o espírito do complexo e de quem vive ali, bem como acertou a mão no tom institucional apregoado pela varejista, que tem como objetivo de negócio ampliar e expandir a cadeia logística e de distribuição para regiões periféricas, locais em que o acesso e entregas era, até então, restritos.
“Na Amazon, buscamos sempre fazer parcerias que tenham o conhecimento local das comunidades onde operamos com o objetivo de nos conectarmos de verdade com os nossos consumidores. Trabalhar com a Cria foi uma escolha de alto valor, para conseguirmos refletir exatamente a realidade dos moradores de Paraisópolis, e com esta parceria alcançamos esse incrível resultado, gratificante e de grande impacto para todos e todas que participam das operações da Amazon no Brasil”, diz Thomas Kampel, Líder de Relações Públicas Corporativas da Amazon Brasil. | Filme: https://youtu.be/TV_P24MuO0o
A Cria se destaca devido à sua singularidade no mercado, pois atua em um segmento novo que ela mesma tem impulsionado, especialmente por sua atuação direta nas comunidades. “Isso acaba chamando a atenção das grandes marcas no mercado”, afirma Joildo Santos, CEO do Grupo Cria, empreendedor social e líder comunitário, também é fundador do Jornal Espaço do Povo e Cofundador do G10 Favelas, e acrescenta “como somos uma agência especializada que conhece a cultura local, a linguagem, expressão e anseios de consumo dos moradores, e tudo isso conseguimos reverter positivamente em resultado para as marcas. Essa autenticidade na capacidade de realizar foi preponderante para a Amazon nos contratar”, afirma Santos, que atende clientes como G10 Favelas, Avon, Google, Americanas, Casas Bahia, Bradesco, TecBan, Club Social, Lojas Estrelas, dentre outros.
Raio-X das favelas —Ao todo, são mais de 13 mil comunidades no Brasil, abrigando cerca de 17 milhões de moradores. No geral, as 13 maiores favelas do Brasil têm um potencial de consumo que chega a R$ 7,9 bilhões. Todas movimentaram em 2022 cerca de R$ 202 bilhões, R$ 12,6 bilhões a mais do que em 2021, só a Comunidade de Paraisópolis movimenta anualmente R$ 705 milhões com uma população estimada em 100 mil habitantes. “Se as favelas fossem empresas, seríamos a quarta maior do País em receita, atrás apenas de grandes empresas já consolidadas no mercado brasileiro como Vale, JBS e Petrobras”, lembra Joildo.
Cria Brasil Comunicação 0151 A Cria Brasil Comunicação é uma agência de comunicação que integra o Grupo Cria, negócio de impacto social que faz parte do HUB de Inovação do G10 Favelas. A agência existe desde 2012, quando era chamada de Agência Paraisópolis e foi responsável pela assessoria de comunicação e pela criação do jornal Espaço do Povo, que é distribuído mensalmente até hoje. Com a criação do G10 Favelas, em meio a pandemia, houve a necessidade de mostrar ao mundo a realidade nas favelas, sobretudo naquele período. A Agência Paraisópolis deu lugar à Cria Brasil Comunicação que atua dentro e fora de territórios periféricos e expressa a linguagem da favela, de forma real e transparente. A agência tem em sua essência uma equipe formada por profissionais de dentro de comunidades e periferias, que vivenciam o dia a dia desses territórios e têm a expertise para uma comunicação mais assertiva.