Nomeado pela presidente Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Copenhague, Dinamarca — O primeiro navio porta-contêineres movido a metanol do mundo levará o nome “Laura Mærsk”, revelou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em uma cerimônia em Copenhague no dia 13 de setembro (quinta-feira).
O nome foi revelado no porto de Copenhague na quinta-feira durante uma cerimônia, quando a madrinha do navio, a presidente von der Leyen, batizou a embarcação quebrando uma garrafa de champanhe na proa. Além da madrinha, o presidente da Maersk, Robert Uggla, e o CEO da Maersk, Vincent Clerc, também falaram na cerimônia.
Laura Maersk é um marco histórico para o transporte marítimo em todo o mundo. Mostra o espírito empreendedor que caracteriza a Maersk desde a fundação da empresa. No entanto, mais importante ainda, este navio é um ponto muito real de que quando nós, como indústria, nos unimos através de esforços e parcerias determinados, surge um caminho tangível e optimista em direção a um futuro sustentável. Este novo navio verde é o avanço de que precisávamos, mas ainda temos um longo caminho a percorrer antes de chegarmos a zero.
— “Laura” é um nome orgulhoso da Maersk profundamente enraizado em alguns dos primeiros marcos inovadores da empresa. Quando o capitão Peter Maersk Moller comprou seu primeiro navio a vapor em 1886, ele o chamou de “Laura”. Com a sua máquina a vapor, “Laura” foi um produto da segunda revolução industrial, tornando significativo o seu impacto na indústria naval — afirma Vicente Clerc, CEO da Maersk.
Além disso, “Laura” foi a primeira embarcação a usar a estrela branca de sete pontas sobre fundo azul claro. Este símbolo mais tarde se tornaria o logotipo da AP Moller – Maersk.
A Maersk tem uma meta ambiciosa para 2040 de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa e pretende transportar um mínimo de 25% da carga oceânica usando combustíveis verdes até 2030. O navio alimentador de 2.100 TEU (equivalente a vinte pés) é um passo importante em direção ao longo prazo. objectivo a longo prazo de renovar gradualmente toda a frota da Maersk para operar exclusivamente com combustíveis verdes. A Maersk tem 24 navios de metanol adicionais encomendados para entrega entre 2024 e 2027 e uma política de encomendar apenas navios novos e próprios que venham com uma opção de combustível verde.
A Maersk — AP Moller – Maersk é uma empresa de logística integrada que trabalha para conectar e simplificar as cadeias de suprimentos de seus clientes. Como líder global em serviços logísticos, a empresa opera em mais de 130 países e emprega mais de 100 mil pessoas. A Maersk pretende atingir emissões líquidas zero até 2040 em todo o negócio com novas tecnologias, novas embarcações e combustíveis verdes.