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15/09/2023

Ancar Ivanhoe anuncia sua agenda “Horizonte ESG 2030”

Ao firmar ações sustentáveis, grupo que controla 27 shoppings em todo país também divulga seu Relatório Anual de Sustentabilidade de 2022.

A Ancar Ivanhoe, uma das maiores plataformas de shopping centers com capital privado do Brasil, acaba de consolidar sua agenda de compromissos ESG, sigla em inglês que significa ambiental, social e governança: trata-se do Horizonte ESG 2030, por meio da qual reforça e amplia práticas envolvendo ética nos negócios e valorização da força de trabalho, respeito ao meio ambiente e uso de recursos naturais, além da transformação social das comunidades das quais fazem parte.

—Hoje, o cenário empresarial está intrinsecamente ligado aos princípios ESG —afirma o copresidente do grupo, Marcelo Carvalho. —A Ancar já possui uma ampla história de envolvimento com o social, ambiental e uma longa trajetória na gestão de pessoas. Estamos há mais de 16 anos na lista das Melhores Empresas para Trabalhar, segundo o Great Place to Work, somos um dos maiores parceiros da campanha Natal Sem Fome, investimos mais de R$5 milhões em projetos sociais e desenvolvemos diversas iniciativas que reduzem os impactos ambientais dos nossos shoppings. Todas essas iniciativas ganham ainda mais força quando assumimos compromissos mais ambiciosos que buscam apoiar toda a cadeia do nosso negócio —acrescenta ele.

Entre outros compromissos, a Ancar projeta medir e reduzir o impacto das emissões de gases do efeito estufa de suas operações até 2030, assim como realizar treinamento e sensibilização de 100% da força de trabalho no tema mudanças climáticas, bem como impactar 100% dos lojistas nas boas práticas de gestão de resíduos buscar o máximo de utilização de energia renovável para suas operações, implementar reuso de água em todos os shoppings da rede, realizar due dilligence ESG em 100% dos fornecedores críticos nos aspectos ESG, transformar a realidade de dez mil jovens por meio de iniciativas de inclusão social, capacitação profissional e acesso à empregabilidade e potencializar as práticas de diversidade e inclusão como estratégia central da companhia

O Horizonte ESG 2030 foi construído tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conectando o grupo aos compromissos mundiais de desenvolvimento, com metas a serem atingidas até 2030 por meio de quatro grandes pilares. São eles: Conservação do planeta, Transformação Social, Gente que Gosta de Gente e Governança e Integridade.

Gestão de Resíduos — A gestão de resíduos está organizada em duas linhas de ação: a coleta seletiva e o projeto Telhado Verde, responsável pela compostagem do lixo orgânico. As iniciativas integram o “Programa Sustentabilidade Transforma”, que alinha as práticas ambientais realizadas nos shoppings da rede. Em 2022, foram recicladas quase 5 mil toneladas de resíduos por meio da implantação dos Hubs de Reciclagem nas unidades: Botafogo Praia Shopping; Madureira; Parque das Bandeiras, Center Vale, Pátio Paulista, Golden Square, Conjunto Nacional, Pantanal, Rio Design Leblon, North Shopping Fortaleza, North Shopping Maracanaú, Natal Shopping e Park Shopping Boulevard.

Como exemplo no pilar Conservação Ambiental a Ancar tem a meta de alcançar um total de 30% de resíduos compostados até 2030, tendo como base o ano de 2022. A partir dessa meta, todas as equipes dos shoppings, lideradas pela gerência de operações, já sabem como precisam endereçar os seus resíduos para chegar a esse número. Investimento necessário, prazo, tipos de compostagens possíveis, tudo consta em um plano de ação que conversa diretamente com a meta. Essa mentalidade vale para todas as 19 metas que compõem o Horizonte ESG Ancar 2030.

Gestão de Água — Meta importante da agenda ESG, a redução em 5% do consumo de água de ar-condicionado e áreas comuns, a gestão desse recurso é realizada nos shoppings de várias maneiras. Em 2022, o volume total de água consumida de todas as áreas foi de 1.593 megalitros de água, valor 16% menor, em comparação ao ano anterior. A meta para o ciclo 2023, envolvendo 20 shoppings, é de uma redução de 1% no consumo de m³/m² nas áreas comuns dos shoppings e de 1% no consumo de m³/Tr instalado, tendo como base os dados de 2022. Para alcançar esse objetivo, estão previstos projetos de eficiência no setor de ar-condicionado, além do monitoramento dos indicadores com vista a maximizar o uso e eliminar desperdícios. Mictórios a seco, redutores de vazão, arejadores para pias, descargas e torneiras temporizadas ou automáticas, que reduzem o desperdício de água.

Gestão de Energia — Outra meta importante da Agenda ESG Ancar: Redução de 5% o consumo de energia das áreas comum e de ar-condicionado. A realização de uma gestão energética com excelência é uma meta para todos os shoppings, que estabelecem métricas de redução de gastos e mitigação dos impactos ambientais. Nessa direção, 100% da energia comprada no mercado livre é de fonte renovável.

Alexandre Santos, gerente de ESG da companhia, liderou o desenvolvimento da agenda Horizonte ESG 2030 e afirma que a empresa está em um momento mais maduro da jornada: —Hoje a Ancar tem pilares e metas organizadas para crescer de forma sustentável, tanto no que diz respeito aos impactos ao meio-ambiente quanto nos pilares das ações sociais e políticas internas de governança, que estão alinhadas às questões relevantes e urgentes para a sociedade atual, como diversidade, igualdade de gêneros e inclusão. Para a Ancar, o ESG está alinhado ao posicionamento estratégico da companhia e representa não só uma agenda de gestão de riscos, mas também de criação de valor para toda a cadeia de stakeholders— explica o executivo.

Em paralelo ao anúncio desta agenda, os temas materiais de maior relevância para os stakeholders da companhia guiaram a produção do conteúdo do 2º Relatório de Sustentabilidade da empresa. Em aproximadamente 100 páginas, o documento aborda em detalhes as ações que foram realizadas no último ano e as principais metas para os próximos 12 meses. Clique aqui para acessar o 2º Relatório de Sustentabilidade da Ancar na íntegra.

Adicionalmente a esse compromisso, a companhia realizou a produção dos inventários de gases do efeito estufa de 23 unidades operacionais, corroborando seu compromisso em endereçar o tema de mudanças climáticas, visando uma economia de baixo carbono e perenidade em seu negócio.

Atualmente a Ancar é responsável pela gestão de cerca de R$ 20 bilhões em vendas. Essa atuação diversificada viabiliza a oferta de um pacote completo de serviços, com foco no cliente e em estratégias que colocam o consumidor no centro e alavancam a rentabilidade dos lojistas.

O ecossistema da companhia conta atualmente com 27 shoppings centers, sendo 17 próprios e 10 de terceiros. Os empreendimentos da Ancar são geridos de forma descentralizada e participativa, conferindo autonomia às marcas de shoppings que integram a plataforma. Ao mesmo tempo, todos estão conectados ao propósito da companhia e priorizam um ambiente de trabalho acolhedor e saudável.