maersk-zero

15/09/2023

4 maneiras de reduzir a pegada de GEE da sua cadeia de abastecimento interna, diz expert

Para cumprir o objetivo da UE de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em pelo menos 55% até 2030 e manter o continente no caminho da neutralidade climática até 2040, as empresas em toda a Europa estão sob enorme pressão para se descarbonizarem.

Como resultado, encontrar formas simples e eficazes de descarbonizar a cadeia de abastecimento está no topo da agenda estratégica e as cadeias de abastecimento interiores são consideradas um alvo fundamental para a redução das emissões de GEE.

Descarbonizando o transporte — Para muitas empresas, os transportes são uma área em que podem concentrar-se primeiro na descarbonização, uma vez que existem caminhos claros para fazer progressos demonstráveis. Nomeadamente, as alternativas de combustíveis verdes e a eletrificação, apoiadas por energia proveniente de fontes 100% renováveis, deverão desempenhar um papel significativo no transporte rodoviário pesado. Isto ajudará a reduzir as emissões de GEE da cadeia de abastecimento, mantendo ao mesmo tempo o transporte contínuo de mercadorias em todo o mundo.

Em termos de alternativas de combustíveis verdes, são necessários esforços e colaboração monumentais em todo o ecossistema da cadeia de abastecimento para levar a indústria onde ela precisa estar.

A Maersk é pioneira no movimento e fez investimentos significativos em navios porta-contêineres que utilizam metanol verde. O primeiro navio deverá entrar em operação ainda este ano, com mais 24 encomendados e prontos para serem implantados no oceano nos próximos anos. Agora que a sustentabilidade está verdadeiramente a ser posta em ação, estamos prontos para expandir para o interior.

No setor de transporte rodoviário, a Maersk adquiriu recentemente 25 caminhões elétricos Volvo FH de última geração na Alemanha para serem entregues no quarto trimestre de 2023 e no primeiro trimestre de 2024. Os caminhões elétricos serão usados ​​para entregas locais em locais estratégicos, incluindo o gateway de Bremerhaven porto, para criar sinergias e desenvolver a nossa rede existente de soluções interiores de emissões de GEE baixas a muito baixas para os clientes. Além disso, estabelecemos parcerias com fornecedores na Escandinávia para oferecer produtos semelhantes na Dinamarca, Noruega e Suécia, com muito mais por vir.

— Ainda é o começo do transporte eletrônico e as somas de investimento necessárias para a compra de caminhões elétricos são significativamente maiores em comparação com os caminhões a diesel. Ao liderar o caminho rumo à eletrificação, queremos inspirar outros intervenientes e parceiros da indústria a seguirem o exemplo e acelerarem a transição para um futuro de baixo carbono— diz Júlia Heil, chefe de Execução de Transição Energética na Maersk.

Ganhando visibilidade por meio da tecnologia — A recolha, o cálculo e a gestão dos dados necessários para a comunicação de emissões são tarefas complexas. A tecnologia certa é necessária para simplificar este processo.

Com tecnologia que pode rastrear e consolidar dados de emissões em todas as transportadoras e modos de transporte, torna-se muito mais fácil analisar as emissões de GEE da sua cadeia de abastecimento terrestre. Por exemplo, pode utilizar esta visibilidade holística para compreender como implementar decisões logísticas de descarbonização e fazer as mudanças mais impactantes.

Estabelecendo as parcerias certas — Enfrentar as alterações climáticas é uma responsabilidade partilhada; alcançar metas ambiciosas de descarbonização só é possível através de uma colaboração ativa.

Isso significa lidar com questões que muitas vezes são tão complexas e multifacetadas que nenhuma empresa consegue resolvê-las sozinha. Através de parcerias, as empresas beneficiam de diversas perspetivas, recursos e conhecimentos, ajudando a resolver estas questões e a abrir novos caminhos.

Acelerando o processo — Cumprir as metas de emissões de GEE da Comissão Europeia será uma tarefa gigantesca para empresas de todas as formas e dimensões.

Para dar à sua organização a melhor base para o sucesso, é importante trabalhar com um parceiro logístico cujos objetivos de descarbonização estejam alinhados com os seus. Na Maersk, antecipamos nossa meta de zero emissões líquidas em uma década, até 2040, e investimos constantemente em soluções verdes para fornecer soluções 100% verdes aos clientes até 2040.

Ao optar pela parceria com a Maersk, você aproveita nossa extensa rede de ativos terrestres, nossa profunda tecnologia e experiência em logística integrada, bem como nosso poderoso conjunto de ferramentas digitais, tudo de uma única fonte. A parceria com a Maersk permite que você tome medidas para descarbonizar sua cadeia de fornecimento terrestre hoje mesmo.