Processo tem objetivo de identificar interessados em participar de futuras licitações destinadas a contratações de navios de até 48.000 TPB, padrão de navios MR1, MR2 e gaseiros, petroleiros, graneleiros, embarcações de apoio offshore, pela companhia. Consultas no portal eletrônico da Transpetro: www.transpetro.com.br > acesso à informação > licitações e contratos > pré-qualificação: https://shre.ink/2szM
A Transpetro abriu uma consulta de pré-qualificação Código: PQB0223, para a aquisição de gaseiros e petroleiros. A companhia pretende contratar a construção de gaseiros de 7.000 m³ (pressurizados/semirrefrigerado), além de petroleiros de 15.000 TPB —todos para produtos claros—; petroleiros de 35.000 TPB —produtos claros escuros e cru—; e petroleiros 48.000 TPB de produtos claros e escuros. De acordo com a convocação no Diário Oficial da União, publicada no dia 11 de setembro (segunda-feira), Edição 173; Seção 3; Página 89 poderão participar das futuras licitações somente fornecedores que tenham enviado o formulário e os documentos comprobatórios referentes à pré-qualificação, até as 23h59 de 28 de setembro de 2023 (quinta-feira). Os interessados precisarão atender às demais exigências previstas em edital.
A convocação e seus anexos podem ser consultados no portal eletrônico da Transpetro: www.transpetro.com.br > acesso à informação > licitações e contratos > pré-qualificação: https://shre.ink/2szM
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Dentre as exigências, os estaleiros deverão apresentar certificados de construção ou certificados das embarcações, comprovando construção de embarcação classificada por sociedade classificadora membro da Associação Internacional das Sociedades Classificadoras (IACS), em inglês, de complexidade semelhante às embarcações pretendidas, nos últimos 15 anos. A Transpetro considera, por complexidade semelhante —ou maior—, navios gaseiros, petroleiros, porta-contêineres, graneleiros, embarcações de apoio offshore. Alternativamente, a empresa poderá aceitar a comprovação de integração de módulos e/ou jumborização de plataformas de exploração e produção (E&P) ou de perfuração, nos últimos 15 anos e classificada por uma classificadora IACS.
O estaleiro também deverá atender, entre os requisitos, com estrutura de oficinas de processamento, tratamento e pinturas de chapas de aço e blocos; oficinas/pátio para sub montagem e montagem de blocos; dique seco ou carreira, com dimensões mínimas de 120 metros x 20 metros, e requisitos estruturais que possam garantir uma construção eficiente, com qualidade e principalmente com capacidade de atender aos prazos que serão definidos posteriormente no ‘Edital de Licitação’.
Para comprovar o atendimento do requisito do dique ou carreira, os fornecedores poderão apresentar contratos preliminares, acordos, cartas de intenção, declarações ou outros documentos legalmente válidos e aplicáveis. De acordo com as regras, a flexibilidade nesse item permite uma abordagem abrangente para demonstrar a conformidade com os critérios estabelecidos, abrindo oportunidades para fornecedores que possam apresentar evidências de forma diversificada.
O processo será conduzido pela Gerência Executiva de Gestão de Bens e Serviços da Transpetro e o registro de pré-qualificação terá validade de um ano, podendo ter este prazo atualizado. A pré-qualificação é um procedimento auxiliar das licitações e é realizada em caráter permanente, a fim de identificar, antes da instauração do processo licitatório, fornecedores que reúnam condições de habilitação para o provimento de bem ou a execução de serviço em condições estabelecidas ou de bens que atendam às exigências técnicas e de qualidade definidas pela Transpetro.
Programa TP25 prevê a construção de navios de cabotagem— O novo programa para renovação e expansão da frota da Transpetro foi batizado de ‘TP25’ e prevê a construção de 25 navios de cabotagem em estaleiros brasileiros nos próximos oito anos. O presidente da Transpetro Sérgio Bacci disse recentemente à imprensa especializada que será mantido o padrão de navios MR1, MR2 e gaseiros que já operam atualmente. —Basicamente, é o que já foi construído no passado. São navios já utilizados pela Petrobras— concluiu.