fecomercio-firma

12/09/2023

Sistema Fecomércio RJ firma parceria com Secretaria de Estado de Cultura

E Economia Criativa do Rio de Janeiro e Casa de América. Iniciativa abrange intercâmbio de atividades culturais no estado do Rio e em Madrid.

A parceria entre Sistema Fecomércio RJ, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Casa de América com o objetivo de desenvolver e intercambiar atividades culturais e artísticas no estado do Rio de Janeiro e em Madrid, na Espanha, foi oficializado no dia 08 de setembro (sexta-feira). O anúncio foi feito pelo presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, durante a abertura oficial do Festival Hola Rio!, em Madrid.

A exposição Notícias do Brasil, dos artistas consagrados Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues, pertencentes ao acervo de obras de arte do Sesc RJ, realiza, nesse âmbito, sua primeira circulação internacional, difundindo a cultura brasileira.

A participação do Sesc RJ inclui também a apresentação de vídeos contemplados no edital Baixada em Foco, dos Editais Sesc Pulsar, realizado anualmente, e a apresentação da cantora Teresa Cristina. A cooperação, baseada na reciprocidade, possibilitará trocas e compartilhamentos de diversas manifestações no campo das artes e da gestão cultural, estimulando processos artísticos em desenvolvimento, formação de públicos e estabelecendo novos laços e oportunidades àqueles que atuam nessa área.

—O Sesc RJ existe para incluir a sociedade, para trazer igualdade, para que todos tenham as mesmas oportunidades. Fazemos esse trabalho em nosso país com muito orgulho e prazer. O papel do Sesc RJ perante a cultura é formar plateias —destaca Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A convite do embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, a delegação do Sistema Fecomércio RJ participou, nessa quinta-feira, em Madrid, da celebração do 7 de Setembro. A recepção aconteceu na Real Fábrica de Tapices, na capital espanhola, e contou com a presença do ministro de Turismo, Celso Sabino, do deputado Federal Washigton Quaquá, e da secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.