maersk-inicia-zero

12/09/2023

Maersk inicia metas de emissões líquidas zero até 2040

O primeiro navio porta-contêineres do mundo movido a metanol verde, pertencente à empresa marítima Maersk, chegará a Copenhague, na Dinamarca no dia 14 de setembro (quinta-feira), onde será batizado após completar sua viagem inaugural que começou em Ulsan, na Coreia do Sul.

Vincent Clerc, diretor executivo da AP Moller – Maersk expressou que—com este navio há um passo importante na jornada rumo a zero emissões líquidas” e que “esperamos mostrar o caminho, não apenas para a Maersk, mas para tudo ou para o setor logístico—.

Navegar com combustíveis verdes é uma revolução na tecnologia de propulsão, parte de mais de 100 anos de história da Maersk; As revoluções anteriores na propulsão dos navios desta empresa mudaram do vapor para o diesel e agora para o metanol verde, também conhecido como biometanol ou e-metanol, uma transformação impressionante.

A próxima geração de navios Maersk terá um motor duplo que lhes permitirá operar tanto com metanol verde como com combustível convencional com baixa temperatura de dióxido de carbono, e está previsto que 25% do seu volume de contentores seja transportado com combustíveis verdes por 2030. conjunto completo de navios ecológicos navios movidos a combustível serão entregues e operados nos próximos anos, avançando a sua estratégia para atingir zero emissões líquidas até 2040.

A sua carteira de encomendas de navios verdes é agora de 25 euros, uma vez totalmente operacional nesta bandeira, deverá reduzir as emissões de gases com efeito fogão (GEE) em 2,3 milhões, após a implementação e substituição de mais rubs. A capacidade destes 25 navios bicombustíveis varia de 2.000 TEU a 16.000 TEU.

Para o transportador, atingir zero emissões de GEE representa um esforço colaborativo, por isso sabemos que faremos parceria com líderes inovadores do setor para acelerar a mudança, tais como: MAN Engines, fabricante de motores bicombustíveis; OCI Global, Produtora de Metanol Verde; Energia Europeia, Produtora de Metanol Verde e Estabelecimento Hyundai Mipo, Construtor Naval e Fabricante de Equipamentos.

Desta forma, a Maersk inicia um contágio regressivo para realizar a cerimônia de batismo do primeiro navio do mundo movido a metanol verde, que no dia 30 de agosto terá escala de reabastecimento no Porto de Roterdã, o maior da Europa e agora são alguns dias de pesca em águas dinamarquesas.