fertilizantes-aminoacidos

12/09/2023

Fertilizantes com aminoácidos impulsionam a produção nacional

E fortalecem o agronegócio. Aposta em pesquisa e tecnologia coloca a Ajinomoto® Fertilizantes no caminho do desenvolvimento de insumos agrícolas inovadores e sustentáveis.

No cenário do agronegócio brasileiro, a dependência de fertilizantes importados sempre foi um desafio significativo. O Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), sujeito a revisão a cada quatro anos, busca impulsionar a produção de insumos nacionais por meio do incentivo à ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Nesse contexto, a Ajinomoto® Fertilizantes, divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil, tem se destacado na produção de fertilizantes com aminoácidos para fortalecer a produção de insumos e aumentar o uso desses produtos no mercado agrícola brasileiro.

Segundo Rafael Hirano, gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizantes, uma das diretrizes do PNF é fomentar a competição de diferentes origens de matéria-prima, o que beneficia empresas como a Ajinomoto do Brasil, reconhecida por oferecer soluções diversificadas para diferentes culturas, com o foco na sustentabilidade. —Apesar de o plano não mencionar especificamente os aminoácidos, acreditamos que essa abordagem permitirá maior visibilidade para produtos com diferentes modos de produção, como é o nosso caso —destaca.

Pesquisa, Tecnologia e Inovação —A aposta em pesquisa e tecnologia coloca a companhia no caminho do desenvolvimento de fertilizantes inovadores. Segundo o executivo, a empresa tem trabalhado com afinco para explorar o potencial dos aminoácidos, demonstrando como essa abordagem pode revolucionar o mercado agrícola nacional.

—Nosso foco é a aplicação e funcionalidade dos aminoácidos nas plantas. Estamos investindo e aprofundando nosso conhecimento sobre como cada aminoácido pode auxiliar no desenvolvimento das culturas agrícolas. Como o maior produtor mundial de aminoácidos, o Grupo Ajinomoto acredita que a qualidade das substâncias produzidas é fundamental para obter resultados positivos —pontua.

Mudanças climáticas — Os aminoácidos são essenciais na eficiência da absorção e no aproveitamento de nutrientes pela planta, garantindo ampla mobilidade desses componentes benéficos em seu interior. Diante das mudanças climáticas e seus efeitos sobre a imunidade das plantas, a Ajinomoto® Fertilizantes apresenta duas soluções: Amino imune e Amino Proline.

O Amino Imune é um fertilizante organomineral de alta tecnologia, com composição rica em substâncias fundamentais para o desenvolvimento de plantas saudáveis. O fertilizante contribui para reforçar a imunidade das plantas, sendo um importante aliado no manejo fitossanitário contra ataques de pragas e doenças.

Já o Amino Proline, também um fertilizante organomineral de alta tecnologia, desempenha um papel fundamental no auxílio às culturas em condições severas de estresse. Composto por uma mistura exclusiva de aminoácidos, o fertilizante é indicado para proteger as plantas em situações de déficit hídrico e temperaturas extremas, permitindo uma melhor resposta ao estresse.

—Os aminoácidos não substituem a demanda por macro e micronutrientes essenciais para as plantas. Sua função é auxiliar e potencializar o uso desses nutrientes, otimizando o desempenho das culturas. Para proporcionar informação aos produtores brasileiros sobre os benefícios dessas substâncias, realizamos palestras, treinamentos com revendedores e divulgação online em plataformas digitais. Além disso, a Ajinomoto do Brasil mantém uma presença ativa no campo e busca parcerias com pesquisadores e professores de instituições renomadas para aprofundar o conhecimento técnico sobre o tema —finaliza Rafael.

Divisão Agronegócios —A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte das linhas Amino e Ajifol®, de foliares e de fertirrigação, e Amiorgan®, de fertilizantes sólidos. |www.ajinomotofertilizantes.com.br.

Ajinomoto do Brasil — Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami Aji-No-Moto®, AJI-SAL®, Tempero Sazón®, Caldo Sazón®, Sazón® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, Hondashi® e Sabor A MI®, além das sopas individuais Vono®, Vono® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras Vono® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID Zero™, o azeite de oliva extra virgem Terrano®, o azeite de oliva tipo único Terrano® e a linha Terrano® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVital® Gold e aminoVital® Gold Drink Mix, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo.