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06/09/2023

Comércio carioca espera boas vendas na primavera, diz CDLRio e SindilojasRio

O comércio lojista do Rio de Janeiro está bastante otimista com a chegada da Primavera e estima um crescimento de 4% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, conforme pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), e do Sindicato do Comércio dos Lojistas do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que ouviu 250 lojistas.

A Primavera — que vai de setembro a dezembro — é a estação do ano que exerce um impacto significativo nas vendas do comércio e traz consigo uma série de mudanças que afetam o comportamento do consumidor e as estratégias dos comerciantes. Por isso os lojistas já entraram no clima e estão transformando as suas vitrines num convite para o consumidor renovar o seu guarda-roupa aproveitando os lançamentos Primavera/Verão.

De acordo com a pesquisa, 65% dos empresários ouvidos apostam que moda de praia, roupas e calçados esportivos repitam o mesmo sucesso do ano passado e serão os produtos mais vendidos. Também os produtos de beleza e óculos para se proteger do sol aparecem na pesquisa e foram citados por 30% dos pesquisados. A pesquisa em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, as lojas da Zona Norte, seguidas pelas da Zona Sul e Centro serão as que mais vão vender.

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, com a chegada da Primavera, as pessoas tendem a trocar suas roupas de inverno por peças mais leves e coloridas. Isso impulsiona as vendas no setor de moda, com consumidores em busca de novos looks e tendências da estação. Lojas de roupas, calçados e acessórios costumam lançar coleções específicas para a primavera, atraindo clientes ávidos por renovar seus guarda-roupas.

— Com o aumento das temperaturas, as pessoas tendem a se preocupar mais com a beleza e a saúde. Isso reflete no crescimento das vendas de produtos de cuidados com a pele, protetores solares, perfumes e cosméticos. Além disso, academias e estúdios de atividades físicas também registram um aumento na procura, à medida que as pessoas se preparam para o verão. Óculos escuros para se proteger do sol também deve ser um produto bem procurado —diz Aldo.

Panorama econômico — O setor comercial tem-se mostrado capaz de se adaptar às vicissitudes do mercado e às condições de temperatura. Como o inverno por aqui não foi rigoroso, o atual movimento de liquidações e promoções, mais ofertas excepcionais, têm sido fontes para atrair os clientes para as lojas, com descontos vantajosos que vem sendo oferecidos com o objetivo de renovar estoques, em particular o setor de vestuário —diz Aldo.

Ele também estima um resultado melhor em função do que pode acontecer com a economia. —A despeito de o pouco tempo de uso de roupas de frio na estação, o mercado respira uma atmosfera positiva. De uns tempos para cá a expectativa para o PIB veio evoluindo, já ultrapassando 2,3% para o corrente ano. E mais de 60% desta variável vem do consumo das famílias —ressalta o presidente do CDLRio e do SindilojasRio.

—Temos observado informações importantes para construir um cenário mais benigno, pelo menos no curto prazo. Primeiro, a confiança do empresário subiu. Ao mesmo tempo, as intenções de consumo das famílias evoluíram. Além da inflação, os juros apontam queda. Parece que o endividamento vem declinando, assim como a inadimplência. Ademais, nos inspira o êxito do Programa Desenrola e os R$10 bilhões de dívidas renegociadas, o que proporciona certa disponibilidade de recursos para consumo. E, por fim, teremos em breve nova estação (primavera), seguida do Dia das Crianças, Black Friday e Natal, com consumidores mais confiantes, menos endividados, juros inferiores e maiores recursos no bolso para compras face o décimo-terceiro salário —conclui Aldo Gonçalves.