Atenta à mudança de perspectiva por parte do consumidor, a fabricante de papelcartão de Limeira, no interior de São Paulo, projeta ampliar a capacidade de produção de materiais sustentáveis nos próximos anos.
Levantamento “Trend Tracker Survey 2023”, da empresa Toluna, divulgado no início do mês de agosto, aponta que a embalagem de papel vem conquistando a preferência do consumidor. E a MD Papéis, atenta à dinâmica do mercado de papelcartão para embalagens, vem atuando no sentido de ampliar cada vez mais a oferta de soluções sustentáveis às marcas. O principal indicador do compromisso assumido pela fabricante, sediada em Limeira, no interior de São Paulo, é que mais de 70% das 41 mil toneladas de papelcartão produzidas anualmente contam com fibras de celulose recuperadas em sua composição, as chamadas aparas pré e pós-consumo (papel virgem e retrabalhado).
O estudo foi realizado a pedido da organização global sem fins lucrativos Two Sides, criada na Europa por representantes de indústrias de base florestal. A partir de informações de mais de dez mil pessoas em 16 países, incluindo mil entrevistados no Brasil, a pesquisa apontou um dos motivos que explica a mudança de comportamento: a percepção sobre as embalagens em papel serem melhores para o meio ambiente, pelo maior grau de biodegradabilidade e possibilidade de reciclagem.
O diretor de Operações da MD Papéis, Aldinir Nascimento, avalia que essa mudança de perspectiva, por parte do consumidor, é um caminho sem volta. Portanto, ele acredita ser inevitável que as marcas se voltem mais para a adoção de soluções sustentáveis, voltadas à produção de embalagens. —Nos últimos anos, pela mudança de comportamento do consumidor e necessidade de cumprimento da agenda ESG, algumas marcas têm nos procurado, em busca de soluções sustentáveis. É um caminho inevitável, e a natureza tem respondido violentamente aos hábitos ruins, como o acúmulo de lixo nas ruas, que obstrui o fluxo das águas após uma forte chuva. Nossa missão é ajudar a desenvolver nichos que estejam engajados com a sustentabilidade, na cadeia de embalagens. Mas precisamos do engajamento das marcas, sem o olhar voltado apenas para o custo final —esclarece Nascimento.
A fabricante de Limeira também está planejando a ampliação da capacidade instalada de produção, para suprir a demanda por soluções sustentáveis de embalagens, nos próximos anos, ressalta o diretor de Operações da MD Papéis. —A previsão é dar início ao processo de ampliação de nossa capacidade de produção de papelcartão sustentável a partir de 2025 —adianta Nascimento.
Conforme a pesquisa “Trend Tracker Survey 2023”, ao serem questionados em relação à preferência sobre materiais de embalagem, levando-se em conta 15 atributos ambientais, os entrevistados apontaram o papel como a melhor solução, em dez aspectos, sendo melhor avaliado em relação ao vidro, metal e plástico.
O estudo indicou, ainda, que a maioria dos brasileiros entrevistados considera o papel biodegradável (72%), mais barato (63%), melhor para o meio ambiente (58%), mais leve (57%) e de mais fácil reciclagem (53%).
MD Papéis —Empresa 100% brasileira, que atua desde 1945 produzindo papelcartão para os mercados de embalagem, gráfico e editorial, a MD Papéis faz parte do Grupo Formitex, presente nos principais segmentos da economia brasileira.
Com uma produção de 41 mil toneladas de papelcartão ao ano, a MD utiliza fibras procedentes de áreas reflorestadas, além de aparas pré e pós-consumo.
Localizada na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, é reconhecida por sua dedicação em oferecer soluções inovadoras e ecológicas para a indústria de embalagens e focada em contribuir com o desenvolvimento humano e o meio ambiente.