logo-packseven

29/08/2023

Packseven incentiva a liderança feminina na indústria

A diversidade de gênero traz diversos benefícios às empresas, como a promoção de um ambiente mais inclusivo e equilibrado, melhoria na tomada de decisão, atração e retenção de talentos.

Uma pesquisa realizada pela auditoria Grant Thornton demonstrou que a presença feminina em cargos de liderança no Brasil caiu de 39% para 38% em 2022. Apesar de leve, a queda rompeu com a tendência de crescimento que vinha sendo construída nos últimos anos. Para contornar esse cenário, o panorama demanda, entre outros elementos, ações de impulsionamento da iniciativa privada, como a Packseven, uma das maiores empresas brasileiras do setor de filmes flexíveis.

Adriana Oliveira Perina, gerente Comercial da Packseven, destaca que, muitas vezes, as líderes femininas são conhecidas pela capacidade de criar um ambiente de trabalho colaborativo, no qual a comunicação aberta e a empatia são valorizadas. —Essas habilidades contribuem para a construção de equipes harmônicas e motivadas, resultando em maior produtividade e eficácia organizacional —afirma Perina.

Estudos mostram que empresas com maior diversidade de gênero em suas lideranças tendem a apresentar melhores resultados financeiros e maior inovação. Samanta de Campos Manara, gerente Financeira e Suprimentos da Packseven, chama a atenção para a valorização das mulheres em cargos de liderança. —O empoderamento feminino no meio corporativo é uma luta por mais oportunidades de liderança, igualdade salarial e ambiente inclusivo, visando quebrar barreiras e promover o crescimento profissional das mulheres— enfatiza.

A diversidade de gênero nas lideranças traz diversos benefícios para as empresas, como a promoção de um ambiente mais inclusivo e equilibrado, a melhoria da tomada de decisão com diferentes perspectivas e habilidades representadas, além da atração e retenção de talentos. Jaqueline Câmara, gerente Comercial da Packseven, acredita que “amor, resiliência e propósito são como combustível para a mulher em posição de liderança, que está comprometida a inspirar outras mulheres determinadas com a entrega de seu melhor em favor do todo”.

A fala de Câmara a respeito da importância da atuação das mulheres para inspirar outras mulheres e, assim, movimentar a transformação esperada, surge em um momento em que pesquisas demonstram que ainda há uma série de desafios a serem vencidos pelas profissionais no mercado de trabalho brasileiro. Para se ter ideia, um estudo desenvolvido pela Catho com dez mil colaboradoras apontou que as mulheres em postos de liderança recebem 23% a menos que os homens que desempenham a mesma função. A diferença de salário também está presente nas vagas de coordenação, sendo superior apenas na função de assistente, na qual as mulheres recebiam ligeiramente mais (2%).

A disparidade salarial não é um desafio apenas nacional, mas mundial: segundo o relatório do FEM (Fórum Econômico Mundial), ainda serão necessários mais 267,6 anos para que a diferença econômica de gênero seja superada no mundo. Kléber Ávila, CEO da Packseven, destaca que, nesse panorama, as empresas precisam se posicionar de forma ativa e promover iniciativas para ampliar a representatividade de mulheres em cargos de liderança, principalmente na indústria. —A Packseven reconhece a importância da liderança feminina na indústria e valoriza as profissionais em todas as ações. Competência, autoconfiança, resiliência e capacidade de influenciar não dependem de gênero. Cabe a nós, gestores, identificar talentos, incentivar o plano de carreira e proporcionar equidade nas oportunidades de crescimento e desenvolvimento nas empresas— ressalta.